quinta-feira, 12 de maio de 2022

Seconds Of Noise - Pequenas Igrejas Grandes Negócios (1999)

GÊNERO: Hardcore
ORIGEM: Brasil (Taguatinga / Distrito Federal)
FORMAÇÃO:
Frajola - Fábio Guedes (Vocal)
Adelcio Bezerra (Guitarra)
Valterlí Paes (Baixo)
Ademir Bezerra (Bateria)
.
Esta é a segunda demo, e segundo trabalho, gravada pelo grupo, lançada de maneira independente, e foi gravada no estúdio ME. É uma ótima demo, com uma qualidade excelente, composições embaladas, embora existam muitos trechos com groove, e, na maioria das vezes, velozes, com palhetadas rápidas, assim como as trocas de acorde. Os arranjos são bem simples, com poucos momentos mais trabalhados, o destaque está nas composições mais que nos arranjos. Embora eu tenha classificado como hardcore, a demo possui fortes influências de rap core e crossover, sendo a principal referência, bem evidente nas composições, D.R.I.. O destaque, na minha opinião, está nos arranjos de guitarra, enquanto que  ponto fraco, também na minha opinião, está na voz, embora esteja tudo no lugar, bem "redondo", falta expressão, porém nada que prejudique a qualidade das composições. Mas a verdade é que a demo se assemelha às demais bandas brasilienses dos anos 90, como DFC e  Os Cabeloduro, ajudando a consolidar uma cena forte na capital brasileira, uma cena que possui suas próprias características nas composições, e que se tornou uma referência no underground brasileiro. Não sou brasiliense, mas, sem sombra de dúvidas, se tivesse participado da cena dos anos 90, teria muito orgulho, pois é uma época que vai ficar na história musical do país, uma referência muito forte que ainda mantém resquícios do passado nos dias atuais! A demo possui uma faixa cover. Uma ótima demo, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Vai Pela Sombra. A demo inicia com uma das faixas que considero das melhores. Com uma introdução com muito groove, bem rap core, logo surge a velocidade e o embalo. Trocas rápidas de acorde, eventuais pausas de pequena duração são as características principais.
2) Pequenas Igrejas. Outra ótima composição, com uma introdução mais lenta e arrastada, com um bom riff e destaque para os dois bumbos, logo surge o embalo e a velocidade, embora menos veloz que a faixa anterior.
3) Lombra. Eis que surge a faixa cover! Esta é uma composição do grupo Who Farted?, possuindo uma intenção bem crossover, bastante embalo, apesar de iniciar com um groove, além de trocas rápidas de acorde.
4) Futuro. Esta é outra faixa que considero das melhores da demo, bastante veloz e embalada, embora possua seus trechos mais cadenciados, existindo bastante referência do crossover, mais uma vez. Destaque para a execução dos arranjos de guitarra.
5) Progresso. Outra faixa que inicia mais cadenciada, mais uma vez com um bom arranjo da bateria com os dois bumbos. Logo em seguida surge o embalo, com uma intenção bem hardcore, não sendo das faixas mais velozes da demo, embora seja veloz, existindo eventuais trechos com mais groove, bem rap core.
6) Nós Somos Os ETs. Mais uma boa composição, iniciando não muito veloz, possuindo bons riffs, que se mantém na parte veloz, existindo, também, um trecho com bastante groove. Uma boa composição, com as partes bem distintas.
7) Aos Trancos E Barrancos. Outra ótima composição, bem veloz e embalada, com palhetadas rápidas, assim como as trocas de acorde, existindo eventuais riffs de guitarra nos espaços, além de eventuais boas frases da bateria no refrão.
8) Bandinha É O Caralho. Mais uma ótima composição, que se inicia com bastante groove, bem rap core, porém, logo em seguida surge o embalo e a velocidade, mais uma vez, mantendo as características padrão da demo, como trocas rápidas de acorde, existindo, também, um trecho mais cadenciado.
9) H.I.V.. Esta composição soa bem rap core, com muito groove, muito riff, embora, na parte A, surja o embalo e velocidade característicos da demo. A parte B volta a soar rap core.
10) Não Aguento Mais. Esta composição possui uma introdução bem crossover, enquanto que o restante da faixa soa um hardcore com influências de punk rock, possuindo bons riffs, além de eventuais variações de cadência. Destaque para o refrão, veloz e embalado, além de bem sing-a-long.
11) Desabafo. Esta é outra faixa que considero das melhores da demo, inciando com um ótimo riff de guitarra, não muito veloz, considero esta a faixa mais bem trabalhada da demo, soando bem rap core,  com certeza a faixa mais rap core da demo, embora possua seu momento de velocidade e embalo. O refrão é bem sing-a-long.
12) Office Boy. A demo finaliza com a faixa que considero a melhor. Com uma introdução que possui um excelente riff, a parte A já mantém as características de velocidade e embalo da demo, com destaque para o refrão e sua progressão harmônica, além de existir variações de cadência entre as partes.
Ouça a demo e saiba o que são pequenas igrejas grandes negócios!

Nenhum comentário :

Postar um comentário