sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Less Than Jake - Losers, Kings, And Things We Don't Understand (1996)

GÊNERO: Ska Core
ORIGEM: EUA (Gainesville - Alachua / Flórida)
FORMAÇÃO:
Chris DeMakes (Vocal, guitarra)
Roger Lima (Vocal, baixo)
Jessica Mills (Saxofone)
Derron Nuhfer (Saxofone)
Buddy Schaub (Trombone)
Vinnie Fiorello (Bateria)
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Esta é a primeira coletânea lançada pelo grupo, através do selo No Idea, e foi gravado no estúdio Georgia Street. A coletânea reúne material de todos os lançamentos do grupo até então, o que conta com 1 Ep, 4 singles e 1 faixa lançada em uma coletânea com vários artistas, além disso, uma música inédita até então foi inclusa no track list. Dentro deste repertório de músicas estão duas faixas cover. Nem todas as faixas destes lançamentos foram inclusas na coletânea, algumas ficaram de fora. A coletânea possui uma versão em CD e outra em LP, a qual não conta com a faixa inédita, e nem com as faixas do Ep. É uma excelente coletânea, a qual eu, particularmente, prefiro as faixas dos primeiros lançamentos do grupo. Bons arranjos, boas composições, com uma intenção bem explícita e fiel, o grupo ainda conta com um naipe de metais que faz bastante diferença, de maneira positiva. Embora seja uma coletânea de ska core, possui influência de pop punk e punk rock, além de pitadas de hardcore melódico e skate punk, soando como uma mistura de Operation Ivy, Pinhead Gunpowder e Down By Law. Outra curiosidade é que este foi o álbum de estreia do selo do grupo, anos mais tarde. Vale a pena conferir, uma excelente época, os primeiros 3 anos do grupo.
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FAIXA A FAIXA:
1) Soundman / Soundcheck. As primeiras 3 faixas da coletânea pertencem ao Ep Making Fun Of Things You Don't Understand. A primeira faixa é uma boa faixa, um típico ska core, com um excelente arranjo de sopros, sendo o destaque a introdução e seu arranjo.
2) 24 Hours In Paramus. Esta faixa inicia com a abertura da faixa tema do desenho animado do Scooby-Doo, surgindo, logo em seguida, mais um típico ska core, com um bom arranjo de sopros. Destaque para a linha do baixo.
3) Whipping Boy. Esta faixa já não é um ska, soando mais como um punk rock. Sem a inclusão de instrumentos de sopro, o destaque está no refrão e seu desenho melódico, embora as trocas rápidas de acorde e os eventuais acentos no contra também mereçam atenção.
4) Time And A Half. Esta e a próxima faixa pertencem ao single chamado Unglued. Outro ska core bem característico, com um bom arranjo dos sopros, o que, mais uma vez, é o destaque junto com a linha de baixo.
5) Econolodged. Mais um ska core com destaque para o arranjo do contrabaixo, embora a levada da guitarra, que possui mais swing, e o arranjo de sopros também mereçam destaque. O refrão é mais cadenciado, mas, ainda assim, mantém a pegada ska.
6) Pez King. Esta e as próximas três faixas pertencem ao single chamado Pez Kings. Considero esta uma das melhores faixas da coletânea, sem arranjo de sopros, esta é um punk rock, com destaque para a progressão harmônica e suas trocas rápidas, embora o desenho melódico da voz mereça atenção.
7) Where The Hell Is Mike Sinkovich?. Outra faixa que considero das melhores da coletânea, destaque para a progressão harmônica, arranjos de sopro e desenho melódico da voz. A faixa possui uma variação entre um ska core acelerado e um punk rock, a qual considero a melhor parte da composição.
8) This Is Going Nowhere. Outra faixa que me agrada bastante. Considero uma excelente faixa não fosse o refrão, com uma pegada bem pop punk. A parte A, que alterna entre um ska core e pequenos trechos com guitarras distorcidas, é o grande destaque, devido ao arranjo, desenho melódico da voz e progressão harmônica.
9) Laverne And Shirley. Esta faixa já soa mais pop punk, sem trechos em ska, porém com constantes arranjos de sopro. Não me agrada muito esta faixa, embora não seja ruim. Além disso, ela possui uma pequena duração.
10) Fucked. Esta e a próxima faixa foram lançadas na coletânea chamada Six Pack To Go. Esta é uma boa faixa, a mais veloz até então, esta soa como um hardcore melódico, com um arranjo bem trabalhado, o qual, mesmo com a faixa possuindo pouca duração, varia bastante suas intenções.
11) 867-5309 (Jenny). Eis que surge a primeira faixa cover da coletânea! Esta é uma música composta por Alex Call e Jim Keller, e foi gravada, originalmente, pelo grupo Tommy Tutone, em 1981. É uma versão bem punk rock, sem muita velocidade, mas com um bom embalo. Também sem arranjo dos instrumentos de sopro. Destaque para a parte antes do refrão. Um clássico de uma banda de uma música só!
12) Dukes Of Hazzard. Esta é a outra faixa cover da coletânea, gravada e composta por Waylon Jennings, em 1980. Conhecida por ser o tema da série de TV de mesmo nome. A versão original é um country, aqui o grupo a transforma em um punk rock bem embalado, embora não muito veloz. A faixa pertence ao single chamado G-Man Training Target.
13) Shotgun. Esta e as próximas duas faixas também pertencem ao Ep Making Fun Of Things You Don't Understand. Esta é um ska core bem característico, com o arranjo dos sopros em evidência, o que, aliás, é o grande destaque.
14) Down In The Mission. Considero esta uma das melhores faixas da coletânea. Mais um típico ska core com excelente arranjo do naipe de sopros, embora a progressão harmônica e o desenho melódico da voz mereçam atenção.
15) St. James Hotel. Outro ska core típico, o qual, mais uma vez, o destaque está no arranjo dos sopros. Bastante embalo e um bom arranjo são pontos positivos da composição, a qual não possui distorção no seu arranjo.
16) Glumble. Esta e as próximas 4 faixas pertencem ao primeiro lançamento do grupo, chamado Smoke Spot. Considero esta uma das melhores faixas da coletânea, um punk rock, sem arranjo de sopros, com  destaque para o desenho melódico da voz, embora a progressão harmônic, o riff de guitarra e a progressão harmônica também mereçam atenção.
17) Lucky Day. Outra faixa bem punk rock, mas já com pitadas de skate punk, sem arranjo de sopro, a qual o destaque está no desenho melódico da voz e seus contracantos. A composição possui um bom embalo.
18) Who Wholds The Power Ring?. Mais um ska core com a inclusão do naipe de metais, embora tímido. Uma boa faixa, com destaque para o refrão e o desenho melódico da voz, além de possuir um bom arranjo.
19) Wish Pig. Aqui começa a melhor seqüência da coletânea, na minha opinião. Considero esta a melhor faixa da coletânea, principalmente devido ao refrão e seu desenho melódico da voz, bem como os acentos no contratempo, embora a parte A também seja bem interessante. Mais uma vez um punk rock bem embalado e sem o naipe de sopros.
20) Awkward Age. Outra faixa que considero das melhores da coletânea, uma excelente progressão harmônica e desenho melódico da voz são os grandes destaques. Mais uma vez um punk rock embalado e sem a inclusão do naipe de sopros.
21) Good Time For Change. A coletânea finaliza com a faixa inédita, a qual considero uma das melhores do álbum, bem skate punk, lembra bastante 7 Seconds, com um ótimo arranjo, sendo o destaque o refrão com seu arranjo vocal e o arranjo de guitarra na parte A. Mais uma vez há a ausência dos instrumentos de sopro.
Ouça a coletânea e conheça os perdedores, reis, e coisas que não entendemos!

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