segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Layaway Plan - Addictive (1997)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: Canadá (Moose Jaw / Saskatchewan)
FORMAÇÃO:
Terry Ovans (Vocal, guitarra)
Stacey Hahn (Guitarra)
Scott Schroeder (Baixo)
Allan Miller (Bateria)
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Este é o primeiro álbum lançado pelo grupo, através do selo Smallman, e foi gravado no estúdio Chaplin. É um ótimo álbum, bem ao estilo das bandas da época, lembrando, muitas vezes, bandas brasileiras como Turtle CreekSwallow The Waffle, ou Surprise Set, mas também lembrando No Fun At All e MXPX! A qualidade da gravação não está ruim, mas poderia ser melhor, talvez um capricho a mais na masterização também ajudasse, mas nada que interfira na qualidade do álbum. A maioria das músicas são velozes, com arranjos muito bem trabalhados e pensados, existindo certa qualidade técnica dos membros, o que ajuda, pois existem diversas frases que aumentam a qualidade da composição. Aliás, sou suspeito para falar de bandas canadenses, todas têm um bom arranjo, sempre bem pensados e trabalhados, aplicando boas técnicas para executá-las. A arte da capa ficou a cargo de Neil Myers, outro destaque do álbum: a arte da capa! Aquele hardcore melódico típico dos anos 90, com bastante velocidade e frases, embora sem muito solo, palhetadas rápidas, trocas rápidas de acordes, com diferentes variações de cadência, ajudando a dar um bom toque na dinâmica das composições, existindo uma faixa bônus no final.
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FAIXA A FAIXA:
1) Not Me. O álbum inicia com uma das faixas que considero das melhores. Excelente progressão harmônica na introdução, com boas frases oitavadas da guitarra, assim como o desenho melódico da voz, além de possuir variações de cadência, ajudando no trabalho de dinâmica.
2) Big Dreamer. Outra faixa que considero das melhores do álbum, com trocas rápidas de acorde, bastante velocidade, acentos no contratempo, sendo o destaque o desenho melódico da voz, bem como o refrão e seus contracantos.
3) Through Your Teeth. Mais uma faixa veloz, mas com trechos mais lentos, com acentos no contratempo e um refrão bem sing-a-long e mais comercial, embora não chegue a ser pop, com um bom desenho melódico, em especial no refrão.
4) Just Good Friends. Esta faixa já não é muito veloz quanto às anteriores, mas possui um ótimo embalo, assim como o desenho melódico da voz. As frases de guitarra também merecem destaque, assim como o arranjo que, apesar de nada de mais, possui um bom trabalho, assim como a dinâmica.
5) Face It. Mais uma faixa veloz, com frases oitavadas da guitarra, um bom desenho melódico da voz, mas o destaque está no arranjo das guitarras, com acordes arpejados, existindo uma variação de cadência no refrão, bem como palhetadas rápidas.
6) Tomorrow. Esta faixa possui uma boa frase do baixo em sua introdução, velocidade, embalo e um bom desenho melódico da voz, existindo um trecho cadenciado e pausado no refrão. As guitarras executam, mais uma vez, frases oitavadas.
7) Still Good Friends. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, principalmente devido à sua progressão harmônica, em modo menor, mas também, devido à velocidade, arranjo e desenho melódico da voz, existindo um trecho cadenciado e pausado no refrão.
8) Club Kid. Uma faixa embalada, mas não muito veloz, soando mais punk rock do que hardcore, o destaque está no trabalho de dinâmica e nas frases de guitarra, embora o desenho melódico da voz também mereça destaque, apesar de nada de mais.
9) Better Off. Outra boa faixa, com uma boa introdução, mais lenta, mas que logo em seguida dá lugar à velocidade, existindo um refrão mais cadenciado, com destaque para o arranjo das guitarras e suas frases, além do desenho melódico da voz.
10) In Your Head. Considero esta a melhor faixa do álbum. Com um excelente riff de guitarra na introdução, logo após a velocidade aparece, existindo um ótimo arranjo, assim como o trabalho de dinâmica e o desenho melódico, possuindo o refrão mais cadenciado, que, apesar de pausado, possui um bom embalo, sendo o destaque a parte A.
11) Feeling Alone. Outra faixa excelente, com um ótimo embalo, progressão harmônica e arranjo, bem como o desenho melódico da voz. Os contracantos do refrão ajudam a deixar a faixa mais melódica, sendo o destaque o arranjo.
12) Good Advice. Outra excelente faixa, bastante veloz, com palhetadas rápidas, frases oitavadas da guitarra, acentos deslocados e um bom desenho melódico da voz. Só não a considero uma das melhores devido ao refrão, que, apesar de não ser ruim, dá uma cadenciada que quebra o embalo que vinha até então.
13) Bonus Track. O álbum finaliza com uma faixa bônus, que é, na minha opinião, a pior faixa do álbum, sem dúvidas. Quase uma balada, mas com uma intenção bem pop, arranjo suave, esta é uma composição bem fraquinha, diferente do resto do álbum. Entende-se porque é uma faixa bônus!
Ouça o álbum e perceba como é viciante!

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