quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Freeze - Double Dosed (1992)

GÊNERO: Hardcore Old School
ORIGEM: EUA (Cape Cod - Barnstable / Massachusetts)
FORMAÇÃO:
Cliff Hangar (Vocal)
Rob Decradle (Guitarra)
Bill Close (Guitarra)
Joe Koonz (Guitarra)
Rick Andrews (Baixo)
Pete Soseynski (Baixo)
Lou Cataldo (Bateria)
.
Esta é a primeira coletânea lançada pelo grupo, através do selo Bitzcore. Apesar da coletânea ter sido lançada em 1992, existem 2 momentos distintos, ou seja, gravações de 2 momentos da carreira, uma em 1982 e outra em 1988, gravadas nos estúdios Oak Grove (faixa 1), Newbury (faixas 2 a 9), e Wers (faixas 10 a 17). As faixas 1 a 9 foram gravadas em 1982 e fazem parte da coletânea This Is Boston Not L.A., enquanto as demais faixas fazem parte de uma sessão de estúdio, em 1988. Vocal e bateria se mantêm "intactos" durante toda a coletânea, porém os integrantes das cordas mudam todos. Nos graves, Rick é o responsável pelas gravações de 1982, enquanto Pete gravou na sessão de 1988. Em 1982 o grupo possuía apenas um integrante na guitarra, este era Rob, enquanto que em 1988, na formação constavam dois guitarristas, Bill e Joe. A sessão de 1982 é um típico hardcore old school do início da década de 80, enquanto que em 1988, o som já possui mais peso, se tornando uma mescla de skate punk com crossover. No geral as músicas são velozes e embaladas, principalmente embaladas, sem muita técnica por parte dos integrantes, o que evolui nas guitarras da sessão de 1988, pois existem alguns licks de guitarra bem interessantes. As guitarras da sessão de 1982 não possuem muita distorção, se assemelhando ao timbre das guitarras de bandas como Big Boys ou Dicks. Um clássico dos primórdios do hardcore, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Broken Bones. A coletânea inicia com uma das músicas que considero das melhores, bastante embalada, com vocal bastante escrachado, troca rápida de acordes, o destaque está na progressão harmônica e no refrão.
2) Idiots At Happy Hour. Esta faixa já é mais veloz em relação à primeira, com mais frases da bateria e embalada igual! O refrão é o grande destaque junto com o arranjo de bateria. Boa composição, mas não das melhores.
3) Now Or Never. Outra faixa embalada e veloz, com trocas rápidas de acordes e vocal escrachado! Boa composição, mas a pior até então, na minha opinião.
4) Sacrifice Not Suicide. Considero esta uma das melhores faixas da coletânea, realmente sensacional, embalada, com uma progressão harmônica muito boa e a melodia vocal bem interessante, sendo estes os destaques da composição.
5) It's Only Alcohol. O nome diz tudo! O vocal soa como um bêbado, com uma progressão harmônica bacana, mas sem nada de especial, apesar de bastante embalada. Talvez a faixa que mais se assemelha com as bandas texanas citadas anteriormente.
6) Trouble If You Hide. Outra faixa que considero das melhores. Bastante embalada, apesar de não muito veloz, mas com uma progressão harmônica simples, mas com um bom arranjo do contrabaixo e um contracanto simples, masa excelente, na parte A.
7) Time Bomb. Outra composição muito boa, com uma intenção mais intimista, apesar de não tanto. Destaque para a frase da parte A executada por todos instrumentos, existindo um bom trabalho de dinâmica entre as partes. Os agudos da guitarra também dão um toque especial ao arranjo.
8) We're Not The Abnormal Ones. Esta faixa já é mais embalada, com destaque para a parte A, principalmente devido às trocas de acorde quando do espaço deixado pela voz. O refrão não possui nada de especial.
9) I'm Too Good For You. A sessão de 1982 finaliza com uma faixa bastante interessante, principalmente devido às pausas da guitarra entre as trocas de acorde e asa frases do baixo, bastante criativas, apesar de simples. Boa composição.
10) Violent Arrest. Aqui as guitarras já têm mais peso. Esta faixa soa bastante com um crossover, principalmente devido às guitarras, mas também devido ao vocal. Não muito veloz, mas embalada, esta é uma boa composição.
11) No Exposure. Considero esta uma das melhores faixas da coletânea. Com uma progressão harmônica bem interessante, a composição não é muito veloz, mas embalada. O destaque está no arranjo das guitarras.
12) Warped Confessional. Outra faixa que considero das melhores! Esta sim, é um típico skate punk, a faixa perfeita para pegar o "carrinho" e sair andando sem rumo pelas ruas da cidade! Não muito veloz, mas embalada, vale a pena conferir. O destaque está na intenção da composição.
13) Nothing Left At All. Talvez a faixa que menos me agrada em toda coletânea, apesar de não ser ruim. Um arranjo bem pensado na introdução, com pausas de alguns instrumentos. Lembra, um pouco, Adolescents.
14) No One's Coming Home. Outra faixa bastante embalada, apesar de não muito veloz. É uma boa composição, porém com nada de especial, bem trivial e não das mais empolgantes, embora muito bacana!
15) Insanity. Outra faixa que me agrada bastante, apesar de não considerá-la das melhores. Menos veloz que a maioria das faixas da coletânea, mas com uma boa execução da harmonia na parte A, e um bom refrão, com eventuais frases executadas em sincronia pelos instrumentos. Destaque para o arranjo das guitarras, em  especial na parte A.
16) Time Bomb. Outra versão da faixa 7! É o mesmo arranjo, porém me agrada mais esta interpretação, com mais peso e as guitarras mais definidas, no mais, mantém as mesmas características citadas na faixa 7.
17) Trouble If You Hide. Mais uma composição que se repete, porém, ao contrário da faixa anterior, em que a versão mais atual soa mais interessante, esta soa melhor na versão mais antiga, sendo a principal diferença a ausência dos contracantos na parte A.
Ouça a coletânea e sinta a dupla dosagem!

Nenhum comentário :

Postar um comentário