terça-feira, 29 de outubro de 2019

Furious Italian Hardcore - HC 1 (2005)

GÊNEROS: Street Punk / Hardcore Old School / Oi! / D-Beat / Punk Rock
ORIGEM: Itália
BANDAS: Reig / Tiratura Limitata / Shockin' T.V. / Upside / Warfare? / Upset Noise / Stigmathe
.
Esta é uma coletânea lançada pelo selo Quaderno I Quadretti, e, apesar de ter sido lançada em 2005, as gravações são do período entre 1982 e 1984. Todas as gravações pertencem a singles ou splits, as quais as capas estão impressas na capa da coletânea. Esta é uma coletânea com dois cd's, porém, aqui, comento apenas sobre o disco 1. As bandas soam bem parecidas com as bandas de punk rock da Europa, de um modo geral, mantendo características semelhantes: muita energia, velocidade (na maioria dos casos), vocal escrachado, e músicos de baixo nível técnico, porém deixando tudo no lugar. É uma boa coletânea, um bom apanhado do punk italiano do início dos anos 80!
.
FAIXA A FAIXA:
1) REIG - Disarm. A coletânea inicia com uma das faixas que mais me agrada! Aliás, considero esta a melhor banda de toda coletânea! Soa como Exploited e as músicas pertencem ao Ep Disarm. Veloz e sem frescura, vale a pena conferir!
2) REIG - Violent Charge. Mais uma faixa que considero das melhores! mantém as mesmas características da faixa anterior, porém é um pouco mais veloz e possui um refrão sing-a-long!
3) TIRATURA LIMITATA - Cheyenne. Esta é a banda que menos me agrada na coletânea. Todas as faixas do grupo pertencem ao split com o grupo Shockin' T.V.. Soa bem Oi!, não tão veloz, esta faixa possui uma bateria sem metais, apenas tambores. O vocal soa um pouco bagunçado.
4) TIRATUTA LIMITATA - Odia. Esta é uma das faixas que mais me agrada na coletânea. Com um vocal bem peculiar, como se estivesse rezando ou pregando por algo, com refrão sing-a-long, o qual é o grande destaque, assim como a harmonia desta mesma parte.
5) TIRATURA LIMITATA - Destruggiamo Il Nucleare. Talvez a pior faixa de toda coletânea, inclusive existindo erros na bateria, mesmo sendo um arranjo extremamente simples! É um punk Oi! ska! Mal executada e pouco criativa.
6) SHOCKIN' T.V. - Refused 'n' Rejected. Pertencente ao split com o grupo Tiratura Limitata, o grupo já é mais veloz, tocando um hardcore old school, com embalo e certa velocidade. Alguns trechos descompassados na voz, mas ainda assim bem bacana.
7) SHOCKIN' T.V. - Solo Parole. Mantém as mesmas características da faixa anterior, incluindo os trechos descompassados da voz. Bastante repetitiva a harmonia, mas com contracantos bem marcantes, como um exército!
8) SHOCKIN' T.V. - Sorrisi Al Napalm. Bastante veloz e com pouca duração, ela possui parte A e B que se repetem e então finaliza! Rápido e direto!
9) SHOCKIN' T.V. - Spazi Di Potere. Composição já mais bem arranjada, porém continuam os descompassos da voz! O refrão é o grande destaque, principalmente devido À progressão harmônica.
10) SHOCKIN' T.V. - Media Oppressione. Composição bem simples e com nada de especial, não agrada muito, apesar de não ser ruim. Bem trivial, existindo trechos desafinados por parte do vocal.
11) SHOCKIN' T.V. - Brats Errori Viventi. Embalada, o destaque está no arranjo do refrão que é bem criativo, apesar de simples, já que a parte A não apresenta nada de especial.
12) SHOCKIN' T.V. - Kill For Sex. Considero esta uma das melhores faixas da coletânea! Com uma introdução bem trabalhada, apesar de simples, o grande destaque está na progressão harmônica e desenho melódico da parte A.
13) SHOCKIN' T.V. - Vivisezione. Embalada e com alguns erros e descompassos, esta é uma boa faixa, com destaque para o refrão, já que a parte A soa um pouco bagunçada.
14) UPSIDE - Nati Per Soffrire. Considero esta uma das melhores faixas da coletânea! As faixas deste grupo pertencem ao Ep Nati Per Soffrire. Soa bastante com GBH, porém com vocal mais grave e menos enérgico. As guitarras, às vezes, soam quase um crossover.
15) UPSIDE - Lavoro. Outra faixa que considero das melhores da coletânea! Com uma introdução mais lenta e com a inclusão de um phaser na guitarra, o grande destaque está na progressão harmônica.
16) UPSIDE - Vigilantes. Outra boa composição, porém não tanto como as duas anteriores! Já mais lenta, mas com um bom arranjo, esta soa bastante com um punk rock.
17) UPSIDE - Golpe. Boa faixa, bastante embalada e com certa velocidade, sem frescura, mostrando a que veio! Bem ao estilo GBH e Exploited.
18) WARFARE? - No Vivisezione. As faixas deste grupo pertencem ao split com o grupo Upset Noise. O grupo soa bem D-Beat, bastante embalo e energia.
19) WARFARE? - Fottuti Numeri In Gabbia. Bastante embalo, com o vocal em uma nota só na parte A e duas na parte B, é uma boa faixa, porém com nada de especial.
20) WARFARE? - Zombie Rock. Considero esta uma das melhores faixas da coletânea! Embalada e veloz, o destaque está na progressão harmônica, com destaque, também, para o refrão, bem expressivo.
21) WARFARE? - Anarchia. Uma composição bem intimista, com a inclusão de efeitos digitais, esta é quase um pós punk, vocal grave e progressão harmônica não tonal. Bastante criativa, vale a pena conferir pela sua intenção, bem inovadora.
22) WARFARE? - Anarchichi. É quase como uma continuação da faixa anterior, mesmas intenções, porém com menos efeitos e mais embalada, mais punk rock. Lembra Replicantes!
23) UPSET NOISE - Vuoti. As faixas do grupo estão no split com o grupo Warfare?. Bastante veloz e enérgico, lembra, um pouco, Rövsvett.
24) UPSET NOISE - Mass Media. Outra faixa com as mesmas características da anterior, um hardcore old school com muita energia e pouca frescura!
25) UPSET NOISE - Morte Dal Cielo. O destaque está no riff da guitarra, bastante veloz e enérgico, que se complementa com o vocal.
26) UPSET NOISE - Vita Militare. Considero esta uma das melhores faixas da coletânea! Já mais lenta, porém mais trabalhada, em especial na introdução, o destaque está na progressão harmônica.
27) UPSET NOISE - Non Siamo Noi I Padroni. Outra faixa que considero das melhores da coletânea, com bastante expressão e intenção por parte dos instrumentistas. O destaque está no arranjo e na progressão harmônica.
28) STIGMATHE - Suoni Puri Dalla Libertà. As músicas do grupo estão no Ep Suoni Puri Dalla Libertà. O som é bem D-Beat, embalado, com muita energia, com tudo no lugar, o destaque está na expressão.
29) STIGMATHE - Corri E Sopravvivi. Considero esta uma das melhores faixas da coletânea! Embalada, com uma ótima progressão harmônica, refrão que prepara para o repouso, além de palhetadas rápidas, são o grande destaque da composição.
30) STIGMATHE - Italia Brucia. A coletânea finaliza com uma faixa que é bem alegre, soa bem diferente das demais faixas, com uma intenção mais "comercial", embora creio que esta não seja a real intenção! Mais lento e mais swing, parece com um punk de músicas caribenhas!
Ouça a coletânea e conheça o furioso hardcore italiano!

Nenhum comentário :

Postar um comentário