quarta-feira, 14 de março de 2018

Billie Holiday - Stormy Weather (CD 1) (2006)

GÊNERO: Jazz
ORIGEM: EUA (Philadelphia - Philadelphia / Pennsylvania)
FORMAÇÃO:
Billie Holiday (Vocal)
Charlie Shavers (Trompete)
Flip Phillips (Saxofone)
Oscar Peterson (Piano)
Barney Kessel (Guitarra)
Ray Brown (Baixo acústico)
Alvin Stoller (Bateria)
.
Esta coletânea foi lançada pelo selo Intense e conta com o material gravado na década de 50, no caso deste álbum, o período varia entre 1952 e 1956. Infelizmente não encontrei o nome de alguns instrumentistas. É um álbum com músicas lentas, com grande destaque para o mestre Ray Brown, que conduz muito bem as composições. Os improvisos dos instrumentos são outro ponto positivo, embora não me agrade as intenções do trompete. A voz da cantora também já não está em sua melhor forma, já que as gravações foram feitas nem uma década antes de sua morte. De qualquer forma, o que se perde em timbre se ganha em experiência, ou seja, mesmo que o timbre da voz já esteja comprometido, as intenções melódicas são sensacionais, o que justifica a quantidade de elogios recebidos pela cantora. É um bom álbum, principalmente para se ouvir em um momento de relaxamento, mas não para ouvir a qualquer momento.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Be Fair With My Baby. A coletânea começa com a melhor faixa, a mais acelerada, quase um be-bop (será??!). Esta é uma versão ao vivo, a qual me agrada bastante, após a apresentação do tema pela cantora, os improvisos começam, é onde eu considero  os melhores momentos da faixa. Vale a pena conferir.
2) Rocky Mountain Blues. Outra que considero uma das melhores da coletânea, como o nome já diz, esta tem características bem blues, porém com a ideia intimista do jazz. A intensidade é bem fraca, bem sutil, vale a pena conferir.
3) Detour Ahead. Outra bem blues, onde a melodia com notas dissonantes e o arranjo do piano são os grandes destaques. Também tem um clima bem intimista, e o saxofone se encarrega de preencher bem os espaços.
4) Trav'lin Light. Outra faixa bem blues, onde o piano, a guitarra e o saxofone são o destaque, principalmente por preencher os espaços deixados pela voz. Também bem sutil e intimista.
5) Blue Moon. Esta é, talvez, a faixa mais conhecida do álbum. É uma música que não me agrada muito, acho bastante alegre e com uma melodia muito pop, mas de qualquer forma a qualidade dos músicos fazem-na uma música não chata!
6) Easy To Love. Talvez a música com mais aspectos de jazz até então. Realmente tem os elementos que caracterizam o gênero, com eventuais notas dissonantes, e de passagem, na melodia. Também bem sutil.
7) Yesterdays. Considero esta uma das melhores faixas da coletânea. Ela começa bem lenta e tranquila, mas com uma melodia muito boa e intenção excelente, a composição acelera do meio para o fim, e é o que dá o grande destaque do arranjo.
8) Autumn In New York. Música bem calma e bem jazz, quase um exemplo perfeito a se dar do gênero, bem tranquila e intimista com uma harmonia bem evidente e alegre.
9) Lover Come Back To Me. Outra que considero das melhores da coletânea. Esta já é um pouco mais acelerada e embalada, embora não muito, e tem um cromatismo feito pelo contrabaixo na introdução que, apesar de simples, considero excelente!
10) Remember. Aqui o destaque está no arranjo do piano. A extensão da voz dificilmente sobe, e a harmonia não está tão evidente, mas também não tem aqueles elementos característicos, e óbvios, do jazz em evidência.
11) Stormy Weather. Música que dá nome à coletânea e uma das composições mais conhecidas da cantora. Esta sim tem todos elementos característicos do jazz em seu arranjo, além de ser mais uma música lenta.
12) Love For Sale. Música bem calma e tranquila, com o piano sendo o grande destaque. Considero esta uma das piores faixas da coletânea, embora tenha algumas expressões vocais bem interessantes.
13) How Deep Is The Ocean?. Muito swing neste arranjo, porém um swing jazz, com o trompete (com surdina) aparecendo seguido nos espaços deixados pela voz. Este é o grande destaque do arranjo, embora sinto que algumas frases não se encaixam muito bem com a intenção da faixa.
14) Solitude. Faixa com a intenção perfeita para o nome! Bem lenta, calma, tranquila e intimista, talvez a faixa mais lenta da coletânea, até a forma de cantar se tornas arrastada. Não curto muito esta composição.
15) Too Marvellous For Words. Outra faixa bem embalada e com certo swing. É uma boa composição, porém é o que eu chamaria de "pop jazz", pois tem as características comuns do jazz que se tornou referência para o mainstream.
16) Easy To Love. A coletânea finaliza com um "repeteco", porém com uma versão e arranjo diferentes, no mais, tem as mesmas características da faixa 6.
Ouça a coletânea e sinta a tempestuosidade na voz de uma das grandes cantoras da história, não só do jazz, mas da música como um todo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário