sábado, 27 de janeiro de 2018

Banana Splits - We're The Banana Splits (1968)

GÊNERO: Rock
ORIGEM: EUA (Nova York / Nova York)
FORMAÇÃO:
Fleegle (Vocal, guitarra)
Snorky (Teclado, efeitos)
Drooper (Baixo)
Bingo (Bateria)
.
Este álbum é a trilha sonora do primeiro seriado que misturou live action com animação, lançado pela NBC, e foi desenvolvida por William Hanna e Joseph Barbera, o qual o grupo era formado por um cachorro, um elefante (mudo), um leão, e um gorila! Acabei rotulando como rock, mas na verdade é um álbum bem eclético, existe muito rock psicodélico, soul e funk, mas também percebemos jazz, country, bluegrass e músicas infantis. A trilha representa bem o que acontecia no cenário musical da época e, como é uma trilha de seriado, a maioria das músicas possuem videoclips. É um álbum sessão nostalgia, não é dos melhores, apesar de contar com clássicos de trilhas de séries infantis, mas possui algumas músicas bem bacanas, duas em especial. Vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) We're The Banana Splits. Esta faixa é um rock à la Beatles, talvez um pouco mais psicodélico! De qualquer forma não considero das melhores, muito alegre, bem infantil, embora os teclados dão um toque especial pra composição. Eis aqui o videoclip.
2) I'm Gonna Find A Cave. Esta é, com certeza, uma das duas melhores músicas do álbum, bem rock 'n' roll, na linha Yardbirds. O grande destaque é o fuzzface, na cara de quem ouve, já desde o início, possuindo alguns contracantos. Vale a pena conferir, eis o videoclip!
3) This Spot. Não gosto muito desta faixa, apesar de possuir um bom swing! É mais uma na linha Beatles, Jovem Guarda, bem bubblegum, com uma melodia chata no refrão que, aliás, é o que fica na mente. Não aconselho a ouvir! Aqui está o videoclip.
4) Doin' The Banana Split. Esta é, na minha opinião, a melhor faixa do álbum, sem sombra de dúvidas. Muita expressão, principalmente vocal, mas muito também da bateria, muito swing. Esta é um funk com caixa dobrada e um vocal à la James Brown mais contido! Excelente faixa, vale a pena conferir! Confira o videoclip.
5) Toy Piano Melody. Esta é instrumental e o foco está todo no piano. Nada mais é do que um jazz perfeito para quem gosta de sapateado! Não considero das melhores, mas é diferente! Ah, e possui videoclip!
6) Soul. O nome da faixa diz tudo: é um soul! Bacana a faixa, mas nada empolgante, sendo o ponto forte a expressão vocal. Acho que por manter uma harmonia bem trivial, não a considero das melhores, mas não é ruim. Eis o videoclip.
7) The Tra La La Song (One Banana, Two Banana). Esta é, com certeza, a música mais conhecida do álbum, até porque ela é a música de abertura do seriado, mas também porque já recebeu inúmeras versões de diversos artistas. É uma boa música, bem alegre, perfeita para trilha de abertura e fechamento do programa. Aqui está o videoclip com a abertura e o fechamento da série.
8) Wait 'Til Tomorrow. Mais uma música bem psicodélica, em especial devido ao teclado. Esta me lembra uma mistura de Yardbirds, Doors, e Fever Tree. Ela se baseia praticamente toda em uma progressão harmônica descendente, bem Yardbirds, para depois cair em uma ponte bem Fever Tree, até chegar no refrão Doors! Videoclip.
9) You're The Loving End. Uma boa música, bem funk e soul, muito groove e swing são a marca registrada desta faixa. Não tem tanta expressão quanto às outras nesta linha, mas é bacana, e também tem videoclip!
10) In New Orleans. Esta música não tem videoclip, e tem uma pegada bem acústica, onde o violão é o centro de toda composição. Tem um pouco de country, quase um country rock, podendo muito bem ser confundida com um Lynyrd Skynyrd, por exemplo, embora ela possui um riff que me lembra muito os primeiros álbuns do Ted Nugent, ainda com Amboy Dukes, apesar do violão. Muito boa faixa.
11) Two Ton Tessie. Esta é uma mistura de bluegrass com country. Não considero das melhores, embora tenha uma ponte no final do refrão que é muito boa! O destaque na minha opinião é o xilofone, que acompanha a harmonia, o que é bem curioso, mas acompanha a melodia na ponte antes mencionada. Esta tem videoclip!
12) Don't Go Away - Go-Go Girl. Esta é a outra faixa que não possui videoclip, e é a última faixa do álbum. Também não considero das melhores, é outra na linha Beatles, bem alegre. O grande destaque são os sopros e os arranjos de guitarra quando dos espaços deixados pela voz.
Ouça a trilha sonora e volte no tempo, se não em memória, ao menos em imaginação!

Nenhum comentário :

Postar um comentário