segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Barba Ralla - Respirando HC (2004)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: Brasil (Porto Alegre / Rio Grande Do Sul)
.
Não conheço nada sobre a banda, não encontrei nenhuma informação disponível, não tenho nem certeza se são de Porto Alegre! Mas lembro-me de ter conseguido este Ep com o Tom quando era meu vizinho e começou a querer se envolver em produção de bandas e shows. Recordo que ele recebia alguns cd's de diversas bandas, entre eles estava este! Até onde sei, este Ep é o único trabalho do grupo e foi lançado de maneira independente, pois percebe-se a falta de uma masterização. O som é bem ao estilo NOFX, mas com a típica pegada das bandas de Porto Alegre como Atrack ou Pernalonga, com o vocal, às vezes, se assemelhando à CPM 22. Quando eles resolvem tocar hardcore, o som é muito bom, de verdade, veloz, o problema é que inventam moda e querem tocar outros ritmos os quais não têm a manha, então acaba estragando a composição, deixa-as ruins, de verdade. Os músicos não tem grande técnica, sendo o destaque a bateria e uma das guitarras, os quais, percebe-se têm algumas cartas na manga. O ponto fraco está no pouco peso das guitarras e no vocal, que, apesar de quase não desafinar, poderia ser melhor, ao meu gosto. De modo geral, são ótimas composições, mas com arranjos que poderiam ser melhor trabalhados, com grande destaque para os momentos velozes e a bateria. Vale a pena conferir, até porque não encontrará outra oportunidade de ouvi-los, provavelmente!
.
FAIXA A FAIXA:
1) A Resposta. O álbum começa com uma das melhores faixas do Ep, veloz e hardcore do início ao fim, sem pausa para descanso. O destaque está no arranjo de uma das guitarras que abusa de riffs oitavados, com o refrão sendo o ápice da composição. Vale a pena ouvir!
2) Reprise Inédita. Esta é, na minha opinião, a melhor faixa do Ep, também veloz do início ao fim, com ótimos arranjos de guitarra na introdução e uma boa harmonia e melodia na parte A da composição. Realmente vale a pena ouvir.
3) Assombradopassado. Bom, esta começa com uma introdução que, ao meu ver, deveria soar como um ritmo latino, um tango, uma salsa, sei lá, mas por não estarem acostumados, acabaram fazendo o que eu chamo de uma "bossa brega"! Se fosse uma música do cantor Falcão, se encaixaria muito bem! Porém depois o hardcore começa e a música se torna excelente, com excelentes arranjos da bateria e guitarra que, aliás, não sei porque não pensou em fazer algo parecido nas outras músicas, já que é muito bem executado e pensado. Não fosse a introdução (que é salva pelo solo de violão), esta poderia ser a melhor faixa do Ep.
4) God Bless America. Esta é outra que tem uma introdução que não precisava estar ali, acaba estragando a composição. Não chega a ser tão horrível quanto a faixa anterior, mas não ficou bacana, porém logo após começa o arranjo veloz e a música se torna muito boa, com um arranjo bem interessante no meio da faixa, onde existe uma cadenciada para depois ter um final sing-a-long e um solo de guitarra que é o grande destaque.
5) Uma Chance De Mudar. Esta é, na minha opinião, a pior faixa do Ep, começando praticamente igual à Longe Da Califórnia do Atrack, com uma ideia reggae, o que também não ficou legal, não precisava estar lá. Quando começa a velocidade, a faixa se torna muito boa, porém é possível perceber algumas "chupações" bem evidentes de NOFX.
6) Respirando HC. Esta é a última faixa do Ep, que também começa de um jeito desnecessário, já que logo após a velocidade começa e não para mais! É, talvez, a faixa mais embalada do Ep, e uma ótima escolha para fechar o repertório, principalmente devido ao arranjo de bateria no final da faixa. Vale a pena conferir!
Escute o Ep e respire o hardcore porto alegrense!

Nenhum comentário :

Postar um comentário