sábado, 13 de janeiro de 2018

Bad Brains - I Against I (1986)

GÊNERO: Funk Metal
ORIGEM: EUA (Washington / Distrito Federal)
FORMAÇÃO:
H.R. - Paul Hudson (Vocal)
Dr. Know - Gary Miller (Guitarra)
Darryl Jenifer (Baixo)
Earl Hudson (Bateria)
.
Este álbum foi lançado após 2 álbuns e 2 Ep's, sendo assim, o terceiro álbum do grupo, e foi lançado pelo selo SST. É um álbum que dispensa comentários, é o álbum mais vendido do grupo, diversas bandas fizeram ou fazem covers de músicas do álbum, remixes já foram feitos, trilha de jogo de video game, trilha de filme, trilha de seriado de TV, está em diferentes listas de ranking de melhor álbum em diversos países entre os 100 primeiros, além de estar no livro 1001 álbuns para ouvir antes de morrer. Sei que depois disso tudo minha opinião não vale nada, mas vou dá-la mesmo assim! Já havia feito uma resenha do álbum, aqui neste blog, em 2009, confira aqui! Não consigo encontrar nenhuma música ruim, talvez uma ou duas mais ou menos, e é o álbum que fez o grupo mesclar elementos do soul ou funk (principalmente) com os característicos hardcore e reggae do grupo. Muito bem trabalhado e executado, este álbum conta com a produção de dois videoclips de divulgação, muito groove, boa sincronia, frases e solos de guitarra bem interessantes e a expressão única na voz! O curioso é que o vocal e o baterista são irmãos! Realmente devo concordar com o autor do livro: é um álbum que você deve ouvir antes de morrer!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Intro. Esta é realmente uma faixa de introdução, de pouca duração, instrumental, com muito groove, pausas e frases de todos instrumentos. Cabe como uma luva para intencionar a faixa seguinte.
2) I Against I. Talvez a música mais famosa do álbum, existindo um videoclip de divulgação, que embora esteja creditado com este nome, a primeira faixa é utilizada no video, também. É um vídeo com imagens em preto e branco, onde a maioria das cenas são de apresentações do grupo ao vivo. Excelente faixa, chegando com os dois pés no ouvido de escuta pela primeira vez com a nova proposta do grupo!
3) House Of Suffering. Uma das melhores faixas do álbum, talvez uma das mais parecidas com os álbuns anteriores do grupo, apesar de não tão veloz. Um vocal bem enérgico e instrumentais que não ficam pra trás! Vale a pena conferir!
4) Re-Ignition. Esta faixa conta com um dos riffs mais marcantes já compostos, tanto é que já foram feitos diversos remixes, covers e samples dele. É uma faixa mais lenta que as anteriores, porém com bastante peso e, claro, energia!
5) Secret 77. Considero esta a música mais intimista de todo álbum. É daquelas que dá mais vontade de ouvir sozinho do que acompanhado por quem quer que seja. Acho a ponte entre a parte A e o refrão, excelente! Não que as demais partes não sejam, mas a ponte é o grande destaque. Também uma música mais lenta, mas muito boa.
6) Let Me Help. Esta, na minha opinião, é a melhor faixa do álbum. Ela possui um excelente riff de guitarra e uma expressão vocal inigualável, característico do H.R.. Já é uma música mais embalada, talvez a faixa que mais possui características do hardcore de Nova York. Realmente vale a pena ouvir!
7) She's Calling You. Mais uma faixa bem funk, talvez a música com mais groove de todo álbum. Não é uma música embalada, bem pelo contrário, possui frequentes pausas, existindo um refrão bem pesado, que destoa das demais partes.
8) Sacred Love. Esta faixa possui uma curiosidade: o vocal foi gravado do fone da prisão onde H.R. estava preso devido à distribuição de um carregamento de maconha! A ideia foi do produtor e ficou bem interessante, com um timbre bem único. Também é uma faixa mais lenta e com muito groove e pausas, além, claro, do vocal extremamente expressivo.
9) Hired Gun. Esta é a outra faixa que possui videoclip de divulgação. Considero esta a pior faixa do álbum, apesar que de ruim ela não tem nada! Talvez a música mais anos 80 do álbum, soando bem característico com as características de produção existentes na época, sendo o vídeo produzido com a mesma ideia! É um clip que tem cenas e tenta contar uma história. Parece ser ideia do produtor, algo parecido com um filme de gangsters! É uma música pouco embalada, mas com um refrão bem pesado.
10) Return To Heaven. Considero esta uma das melhores do álbum também. A expressão vocal nesta faixa faz toda diferença nesta composição com arranjo bem marcado, baixo pedal, acompanhado pelo bumbo da bateria, além de eventuais frases de guitarra para cobrir os espaços em branco. Realmente muito boa, vale a pena conferir, o álbum fecha com chave de ouro!
Escute o álbum e sinta o eu contra eu dos rastafáris de Washington!

Nenhum comentário :

Postar um comentário