quinta-feira, 1 de abril de 2021

Minutemen - Paranoid Time (1980)

GÊNERO: Jazz Core
ORIGEM: EUA (San Pedro - Los Angeles / Califórnia)
FORMAÇÃO:
D. Boon - Dennes Boon (Vocal, guitarra)
Mike Watt - Michael Watt (Baixo)
George Hurley (Bateria)
.
Este é o primeiro Ep, e primeiro trabalho, lançado pelo grupo, através do selo SST, e foi gravado no estúdio Media Art. Álbum de estreia destes que são um dos precursores do jazz core, com boas composições, intenções diferentes do padrão da época, possuindo certo embalo, embora não muito, com ótimas linhas de baixo e eventuais acordes com dissonância. A "cozinha" sustenta muito bem, dando liberdade para a guitarra e voz. A guitarra não se apropria de muita distorção, apenas um drive com pouco ganho, existindo momentos em que a guitarra não toca. As curiosidades do álbum ficam por conta de que o grupo conseguiu gravar o Ep pouco tempo depois de abrirem um show, na sua cidade natal, para o Black Flag, quando Greg Ginn (guitarrista do Black Flag, fundador do selo SST e produtor do Ep) fez a oferta, sendo este Ep o segundo lançamento do selo SST. Outra curiosidade é que o álbum foi gravado exatamente na mesma ordem que aparece no Ep, sem nenhum tipo de overdub, a não ser pelos backing vocals, que além do grupo, também participou o irmão de George, Greg Hurley. O Ep possui uma faixa instrumental, e a duração das faixas, dificilmente, chega perto de 2 minutos! A arte da capa ficou por conta do artista Raymond Pettibon.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Validation. O Ep inicia com a faixa que considero a melhor. Bem embalada, com frequentes dissonâncias no arranjo da guitarra, além de frequentes pausas e eventuais frases rítmicas em sincronia, na parte B. O final conta com um bacana arranjo de guitarra.
2) The Maze. Esta é uma composição 99% monocórdica, não fosse algumas pequenas "beliscadas" em outro acorde na parte B, sem voz. A frase do baixo é o que mantém a pegada da composição do início ao fim. Mais uma boa composição.
3) Definitions. Outra boa composição, com um ótimo trabalho de dinâmica, acordes dissonantes, que aparecem apenas na segunda parte, já que a primeira metade da composição é executada sem guitarra e bateria, apenas baixo e voz.
4) Sickles And Hammers. Esta é a faixa instrumental do Ep, uma excelente composição, com excelentes frases do baixo, eventuais dissonâncias nos acordes da guitarra, além de eventuais pausas e frases rítmicas executadas em sincronia entre baixo e bateria.
5) Fascist. Considero esta uma das melhores faixas do Ep, com ótimas frases do baixo, além de eventuais dissonâncias nos acordes da guitarra. O desenho melódico da voz merece destaque, apesar de bem simples.
6) Joe McCarthy's Ghost. O curioso desta faixa é que no início dela, é possível ouvir Mike falando com D., e os irmãos Hurley sobre os backing vocals! É uma composição que inicia sem guitarra, com uma ótima frase do baixo, que é o destaque. Logo em seguida a guitarra aparece, junto com os backing vocals, executando apenas um acorde com dissonância, ou seja, mais uma composição monocórdica!
7) Paranoid Chant. Outra boa composição, com frequentes pausas no arranjo da guitarra, além de eventuais dissonâncias nos acordes. Além da faixa anterior, esta também conta com a participação de Greg nos backing vocals.
Ouça o Ep e vá até o tempo paranoico!

Nenhum comentário :

Postar um comentário