quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Los Straitjackets - The Further Adventures Of... (2009)

GÊNERO: Surf Music
ORIGEM: EUA (Nashville - Davidson / Tennessee)
FORMAÇÃO:
Danny Amis (Guitarra)
Eddie Angel (Guitarra)
Pete Curry (Baixo)
Jason Smay (Bateria)
.
Este é o décimo álbum lançado pelo grupo, através do selo Yep Roc, e foi gravado no estúdio Powow Fun Room. É um ótimo álbum, nos remete ao surf music instrumental dos anos 60, mas sem parecer vintage, apesar da utilização de guitarras daquela década. Interessante o fato do grupo não possuir vocal, além de curioso o fato dos integrantes se vestirem de preto e utilizarem máscaras de luta livre mexicanas! O som nos lembra, diretamente a bandas como Ventures ou Shadows, porém com influências de sons mais "modernos", como, em especial, o punk rock. Os timbres e qualidade da gravação também nos trás mais para o presente, deixando a influência sessentista apenas nas composições, em especial nas melodias das guitarras. As faixas não são das mais velozes, embora exitam eventuais trechos mais rápidos. O destaque está nas intenções e trabalhos de dinâmica, além das melodias das guitarras, embora os arranjos mereçam atenção. A arte da capa é criação de Jorge Aldrete, e o álbum conta com as participações de Jake Guralnick tocando baixo (com fuzz), e Kaiser George tocando saxofone.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Cal-Speed. O álbum inicia com uma das faixas que considero das melhores. Com palhetadas rápidas e harmonia clássica do rock 'n' roll na parte A, ela possui certa energia e raiva, o que desaparece na parte B para dar espaço a uma linda melodia.
2) Challenger 64. A parte B desta faixa (que é também a introdução) é simplesmente sensacional, com uma ótima intenção e um excelente arranjo, porém a parte A não agrada nem um pouco, motivo pelo qual não considero uma das melhores. Porém a parte B vale a composição!
3) Blowout. Considero esta a melhor faixa do álbum, com uma levada bem punk rock, já um pouco mais acelerada e uma excelente melodia, bem ao estilo anos 60, existindo um acorde de passagem bastante interessante. Tudo isso na parte A! As outras partes são boas, mas o destaque está na parte A. Esta é a faixa que conta com a participação de Jake Guralnick tocando baixo.
4) Fortune Cookie. Esta é uma faixa que não me grada muito, apesar da boa levada rítmica e embalo. Porém a harmonia lembra muito algumas bandas da Jovem Guarda, ou Beatles, o que não me agrada muito.
5) Minority Report. Gosto bastante desta faixa, nos remete bastante aos anos 60, nos fazendo lembrar de bandas como Doors. O destaque está no embalo e na caixa constante, além de possuir um bom arranjo e improvisos bem rock 'n' roll. O destaque está, na minha opinião, justamente nestes improvisos.
6) Teen Beast. Outra faixa bem interessante, com outra intenção, uma intenção bem tribal, meio jungle, com uma levada rítmica ao estilo de Lust For Life, do Iggy Pop! O ruim é que a guitarra que faz os fraseados ficou escondida, enquanto a guitarra responsável pela harmonia (que só solta os acordes) está em evidência. Faltou a melodia na equalização.
7) Catalina. Outra faixa que não me agrada muito, lembrando as bandas de baile dos anos 60! Provavelmente a faixa que menos me agrada no álbum, quase uma balada. Fosse o andamento mais lento e menos intensidade e esta seria uma destas baladas!
8) Sasquatch. Outra faixa que considero das melhores do álbum. Também com uma pegada mais punk rock, boa distorção e embalo, a grande diferença está na harmonia e intenção, além da velocidade na parte B, sendo o destaque os improvisos do baixo na parte mais veloz. Outra composição sem melodia.
9) Nocturnal Twist. Como o nome já diz, esta é um twist! Uma boa intenção e embalo, além de uma ótima melodia, com algumas notas de passagem e bastante expressão, justamente este o destaque da composição.
10) Tubby. Outra faixa bastante interessante, também um twist, sendo esta a faixa que conta com a participação de Kaiser George tocando saxofone. Lembram a música do Passo Do Elefantinho?! Pois soa igual, não consigo ouvi-la e não cantarolar o Passo Do Elefantinho!
11) The Wild Mouse. Outra faixa mais embalada, com a introdução da bateria lembrando muito um dos clássicos da surf music, Wipe Out! Além do embalo, o destaque está na melodia das guitarras.
12) Mercury. Esta é a faixa mais intimista do álbum, com a melodia abusando do tremolo! Uma composição em compasso composto, com uma bela e íntima melodia. O grande destaque está na intenção e na dinâmica.
13) Kaptain Krunch. O álbum finaliza com outra faixa que considero das melhores. Uma intenção de tensão e mistério, esta poderia ser, muito bem, trilha de algum filme de detetives! O grande destaque está, justamente, na melodia, embora o arranjo e improvisos mereçam atenção.
Ouça o álbum e faça parte das novas aventuras!

Nenhum comentário :

Postar um comentário