sábado, 12 de dezembro de 2020

Los KK - KK Urbana (1989)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Chile (Santiago / Santiago)
FORMAÇÃO:
Claudio (Vocal)
Hernan Velasquez (Guitarra)
Carlos Kretschmer (Baixo)
Cristian Tauber (Bateria)
.
Esta é a primeira demo, e único trabalho, lançado pelo grupo, de maneira independente, e foi gravado no estúdio Rec. A demo foi relançada como um split, em fita K7, com a banda, também chilena, Caos, em 1994, chamada Clasicos Del Punk Chileno Vol. 1, através do selo Alerce, e em 2003, o selo Alerta, fez uma compilação dos splits Clasicos Del Punk Chileno Vol. 1 e 2, em um CD, chamado, apenas, Clasicos Del Punk Chileno, que, além das duas bandas citadas anteriormente, ainda conta com a participação dos grupos, também chilenos, Ocho Bolas e Anarkia. Esta foi a primeira demo de uma banda punk chilena a ser gravada e distribuída para venda, ela possui duas capas diferentes, com arte de Sham 68, e foram vendidas, aproximadamente, 500 cópias. É uma boa demo, mais pela importância do que pelo som, já que os arranjos são bem simples e os músicos não possuem muita qualidade técnica. As faixas são bem embaladas, algumas com certa velocidade, mas sempre com muita energia e, apesar do nível técnico ser baixo, tudo está no lugar. O grupo durou apenas um ano, estando na ativa nos anos de 1988 e 1989. O punk rock surgiu tardiamente no Chile, se comparado a outros países, e aqui está o pontapé inicial desta história!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Doble Tormento. A demo inicia com uma faixa não muito veloz, bem simples, tanto a composição quanto o arranjo, com trocas rápidas de acorde e a melodia vocal que se mantém, quase que o tempo todo, na mesma nota.
2) Pánico. Esta faixa já é mais veloz, porém, ainda bem simples, tanto na composição quanto no arranjo. O desenho melódico da voz acompanha as tônicas dos acordes que trocam rápido. O destaque está na velocidade.
3) Estado Decadente. Considero esta a melhor faixa da demo, sem sombra de dúvidas! O grande destaque está na progressão harmônica da parte A, mas a combinação desta progressão com o arranjo vocal, fazem toda diferença na composição. Também veloz e embalada.
4) Los Pobres. Esta faixa inicia mais lenta, mas logo em seguida ela se torna veloz. A variação de intenção entre as partes acaba sendo um ponto positivo no arranjo, no mais, o arranjo é bem simples e a melodia vocal se mantém, quase que o tempo todo, em uma nota.
5) No Eres Nada. Considero esta uma das melhores faixas da demo. Também com uma introdução mais lenta, mas logo em seguida mais veloz, o grande destaque está no refrão sing-a-long. Mais uma vez o arranjo e a composição são bem simples, assim como a melodia vocal que caminha pouco.
6) Anti Fuerza Pública. Talvez a faixa mais veloz de toda demo, com um arranjo bem simples e trocas rápidas de acorde, o vocal se mantém em uma nota. Faixa esta que o grupo Los Crudos fez cover. O grande destaque está no embalo e velocidade.
7) Toque De Queda. Uma das primeiras músicas a serem compostas pelo grupo, ela possui uma introdução apenas com guitarra e baixo, no mais é uma faixa embalada, não muito veloz e, mais uma vez, com arranjo bem simples, sendo os destaques a introdução e as frequentes pausas existentes na parte A.
8) Inadaptado. Outra faixa que considero das melhores da demo! Com pouca duração, mas bastante embalada, com certa velocidade, e trocas rápidas de acorde, o grande destaque está na progressão harmônica.
9) Mentes Subterráneas. Gosto bastante desta faixa também, com uma introdução mais intimista, ela possui duas variações de cadência, sendo assim, talvez, a faixa com o arranjo mais trabalhado. O refrão, bem sing-a-long, também é um destaque.
10) Hijo De La Mierda. A demo finaliza com a faixa mais intimista e lenta de todas, porém a única com frases de guitarra que, embora esteja fora do tom, já dá uma outra sensação. O vocal, baixo e bateria têm um arranjo bem simples, sendo o destaque o arranjo de guitarra. A faixa ideal para finalizar a demo!
Ouça a demo e conheça a caca urbana!

Nenhum comentário :

Postar um comentário