quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Los Muertos De Cristo - Los Olvidados (1997)

GÊNERO: Street Punk
ORIGEM: Espanha (Utrera / Andaluzia)
FORMAÇÃO:
El Noi - Lorenzo Morales (Vocal)
Antón Tochi (Guitarra)
Mosti - Jesus Mosteiro (Guitarra)
Chino - Ignacio Gallego (Baixo)
Lolo - Manuel Borrego (Bateria)
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Este é o terceiro álbum lançado pelo grupo, de maneira independente. É um ótimo álbum, com boas composições, bem arranjadas, com boa mixagem, tudo no lugar, e ainda conta com algumas "surpresas" como instrumentos adicionais, tais como gaita de fole e flauta doce. A aparição destes instrumentos é ocasional, não frequente, mas mostra o lado criativo do grupo, também demonstrado no figurino dos shows, à base de fantasias. Algumas faixas são mais velozes, mas, na grande maioria, sempre embaladas, porém o grande destaque, na minha opinião, está nos solos de guitarra e eventuais arranjos de guitarra, simplesmente sensacional, ótimos fraseados!
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FAIXA A FAIXA:
1) Hacia La Libertad. O álbum inicia com uma faixa instrumental e é uma das faixas que possui a gaita de fole como instrumento a mais. A faixa perfeita para a introdução do álbum, quase um hino, com uma boa melodia, além de um ótimo arranjo.
2) Ni Dios Ni Amo. Considero esta faixa uma das melhores do álbum, veloz e embalada, com bons coros como contracanto. Composição bem simples, com arranjo simples, mas com muita energia e intenção, sendo o destaque a velocidade e a progressão harmônica.
3) Marbella Y La Bestia. Outra boa faixa, excelente composição, com um ótimo riff de guitarra na parte A. Não muito veloz, mas embalada, possuindo um ótimo refrão, mais uma vez com bons coros, sendo o destaque o arranjo de guitarra.
4) Aleluya! Gloria Al Señor!. Uma boa composição, com uma introdução falada, bastante embalada, embora não seja muito veloz. Com uma harmonia bem ao estilo punk rock, sem nenhum detalhe a mais a não ser por algumas frases da guitarra, que, aliás, são o grande destaque.
5) S.I.D.A.. A faixa que mais destoa do resto do álbum, sendo esta um funk metal! Considero uma das melhores faixas do álbum, com um excelente groove, incluindo o uso de slap no baixo, além de, mais uma vez, possuir um excelente arranjo de guitarra.
6) Los Olvidados. A faixa que dá nome ao álbum é outra que considero das melhores, principalmente devido ao refrão, com bons coros e bem sing-a-long. Não muito veloz, mas bem embalada, ela possui uma ótima progressão harmônica, com destaque para o arranjo de guitarra, mais uma vez.
7) Los Yankis No Van Al Infierno. Considero esta a melhor faixa do álbum, veloz e embalada, além de possuir uma excelente progressão harmônica e, principalmente, um excelente refrão, que é, na minha opinião, o grande destaque da composição, em especial pelo desenho melódico da voz. Boas frases de guitarra merecem destaque, também.
8) El Angel De La Muerte. Outra boa composição, mais intimista, com uma introdução com a guitarra arpejada. Uma boa harmonia e um bom desenho melódico. Logo após, a distorção aparece e, junto a velocidade e embalo. Não das mais velozes, mas, sim, veloz! Destaque para o desenho melódico da voz.
9) Lagrimas De Sangre. Outra boa faixa, menos veloz que a anterior, mas com um bom embalo. Talvez a faixa que menos me agrade em todo álbum, apesar de não ser ruim. É um punk rock bem característico, sendo o destaque os eventuais arranjos rítmicos que "quebram" o embalo, mas, muito criativos, acabam se tornando interessantes.
10) Y Como Quieres Un Canto Al Amor. Outra faixa muito boa, com uma introdução acústica, apenas com violão, esta é outra que possui outros instrumentos adicionais, desta vez, a flauta doce e, mais uma vez, a gaita de fole. Me agrada mais a parte em que aparece a voz, a música se torna embalada e com certa velocidade.
11) Obreros Somos. O álbum finaliza com outra boa faixa, veloz, com boas frases da guitarra e uma excelente intenção, além de estar muito bem arranjada. Quase que uma homenagem à classe operária, com um refrão bem sing-a-long.
Ouça o álbum e seja um dos esquecidos!

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