quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Looters - Looters (1986)

GÊNERO: New Wave
ORIGEM: EUA (São Francisco - São Francisco / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Mat Callahan (Vocal, guitarra)
Joe Johnson (Guitarra)
Akal Fillinger (Teclado)
Jim Johnson (Baixo)
Billy Johnson (Bateria)
.
Este é o primeiro Ep, e segundo trabalho, lançado pelo grupo, através do selo Alternative Tentacles, e foi gravado no estúdio Tarpan. Já havia feito uma resenha sobre este Ep, em 2010, confira aqui. É um excelente Ep, soando new wave, mas com muitos elementos de funk, sendo o grande destaque os arranjos vocais. Muito groove, ótimos arranjos e músicos com boa qualidade técnica, este é um Ep que vale a pena ouvir. O grupo possuía bastante reconhecimento na sua cidade, no final dos anos 80. Todos os integrantes cantam, o que faz o Ep possuir excelentes arranjos vocais, sendo este o grande destaque. O curioso é que os músicos Fred Cirillo e Ahaguna Sun são creditados como tecladista e baterista, respectivamente, porém, não chegaram a gravar neste Ep. A arte da capa ficou por conta de Cliff Thompson. Este Ep tenho em LP, 12'', 45 RPM! Me lembra meu amigo, falecido, Marcinho, que detestava este Ep, sempre que eu estava ouvindo e ele chegava, em Montenegro, ele pedia pra tirar!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Cross The Border. O Ep inicia com uma a faixa que considero a segunda melhor, com um ótimo trabalho de dinâmica, excelente arranjo, ótimo groove, boa frase da guitarra, apesar de simples, sendo o arranjo vocal o grande destaque, muito bem pensado e explorando as cinco vozes de maneira frequente.
2) The Streets Are Callin'. Considero esta a terceira melhor faixa do Ep, mais uma vez com um bom groove, porém, desta vez, mais swing, e mantendo o destaque do arranjo vocal, simplesmente sensacional. O teclado tem um destaque maior devido às frases, enquanto a guitarra mantém o swing. Ótimo arranjo, muito bem trabalhado.
3) Rise Up. Considero esta a melhor faixa do Ep, com certeza a composição com mais peso, mas sem perder o groove e o swing. Um arranjo de teclado bem minimalista, o arranjo da guitarra acaba se destacando, com muitos efeitos, porém o grande destaque continua sendo o arranjo vocal, existindo um bom trabalho de dinâmica.
4) Being Human. Esta é a faixa que menos me agrada no Ep. Na verdade ela não me agrada, não considero uma composição agradável, embora o arranjo vocal, mais uma vez, é o grande destaque, estando o teclado em evidência. O refrão possui uma intenção mais expressiva, com destaque para a parte que prepara para o refrão.
Ouça o Ep e conheça os saqueadores!

Nenhum comentário :

Postar um comentário