sábado, 29 de agosto de 2020

Klamydia - Rujoa Taidetta (2009)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Finlândia (Vaasa / Ostrobothnia)
FORMAÇÃO:
Vesku - Vesa Jokinen (Vocal)
Jakke - Jari Helin (Guitarra)
Severi - Sami Kohtamäki (Baixo)
Riku Purtola (Bateria)
.
Este é o décimo sexto álbum de estúdio lançado pelo grupo, o primeiro através do selo Usvaputki Oy. É um bom álbum, o grupo mantém a mesma característica de sempre, àqueles que já conhecem o som do grupo, não irão se surpreender! O grupo é um clássico do gênero em seu país, surgido 20 anos antes deste álbum. As faixas não são muito velozes, mas mantém um embalo constante, os músicos não possuem muita técnica, mas tudo está no lugar, não deixando nada a desejar. A qualidade da gravação é outro ponto positivo. O álbum possui uma faixa bônus e foram criados dois videoclipes de divulgação. Vocal grave, com boas melodias, sempre cantadas na língua natal do grupo. Ao meu ver, o som se assemelha a uma mistura de Ramones com Toy Dolls.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Mä Oon Tyhmä. O álbum inicia com uma boa faixa, sendo o curioso a utilização de um baixo acústico e um piano no início. A faixa possui um bom embalo, embora não muito veloz, sendo o destaque o desenho melódico da voz.
2) Miljoonan Kilsan Tennarit. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, principalmente devido ao desenho melódico da voz e as eventuais frases da guitarra. O trabalho de dinâmica, embora não exagerado, também merece destaque.
3) Lähtijän Geenit. Uma boa faixa, com bom arranjo e embalo, uma harmonia que foge da ideia tonal na parte A, sendo o destaque o refrão. Mais uma vez o desenho melódico da voz e o trabalho de dinâmica merecem atenção.
4) Rujoa Taidetta. A faixa que dá nome ao álbum é uma das músicas de trabalho, existindo videoclip de divulgação. É um clipe sem nada de especial, com imagens em preto e branco do grupo se apresentando ao vivo e em estúdio. Uma composição um pouco mais lenta e com uma intenção mais alegre, sendo o destaque o refrão e o trabalho de dinâmica.
5) Yhden Päivän Sankari. Considero esta a segunda melhor faixa do álbum, talvez a faixa mais veloz! Um ótimo embalo, com uma certa velocidade e um bom desenho melódico da voz, o grande destaque está no refrão e na velocidade.
6) Ajolähtö. Esta é a outra faixa que possui videoclip de divulgação, e também a considero uma das melhores do álbum. O clipe mostra Vesku em uma mesa de jantar, vestido com gravata, com a televisão em sua frente, a qual aparece o próprio Vesku cantando. Um bom embalo, mas não muito veloz, o destaque está no desenho melódico da voz e na progressão harmônica, que, apesar de nada de mais, cria a intenção para a composição.
7) Niilo Ahkio. Outra faixa com um bom embalo e uma boa harmonia. O destaque está no arranjo de guitarra na parte A, bem como o refrão, devido ao desenho melódico e contracantos. O trabalho de dinâmica também merece atenção.
8) Typerys. A faixa inicia com um bom arranjo, preparando para a parte A, que também possui uma boa intenção. O destaque está na progressão harmônica da parte A, bem como as eventuais frases de guitarra. A dinâmica também é bem trabalhada.
9) Haaveet Elättää. A faixa possui um bom embalo, sendo o grande destaque o refrão e sua melodia, muito bem desenhada. Nada de mais no arranjo, mas com boas intenções, o trabalho de dinâmica também merece atenção.
10) Persealasti. Considero esta a melhor faixa do álbum! Ela possui uma excelente frase de guitarra, uma excelente intenção, e um ótimo trabalho de dinâmica, sendo estes aspectos, junto com o refrão, e seu desenho melódico, os destaques da faixa.
11) Hän On Poissa. Esta faixa possui um bom arranjo de guitarra, que, aliás, é o grande destaque da composição, junto com a intenção e dinâmica. A faixa possui um bom embalo, embora não muito veloz.
12) Latva B-Kakkonen. Esta faixa possui um bom embalo e uma boa frase de guitarra na introdução, possuindo uma intenção mais alegre, sendo o destaque o refrão e seu desenho melódico. É uma boa composição.
13) Eliksiiri. Considero esta uma das melhores faixas, sendo uma das duas faixas mais velozes do álbum. O grande destaque está, justamente, na velocidade e embalo. O refrão mais alegre e bem sing-a-long também criam uma boa intenção e merece atenção.
14) Onni Suosii Kusipäitä. Outra faixa com um bom embalo e trabalho de dinâmica, em especial na parte A. O destaque está no refrão e sua intenção bem definida entre as partes.
15) Voittajan Malja. O álbum finaliza com uma boa composição. Não muito veloz, com uma intenção mais tribal no início, o grande destaque, sem dúvidas, está no desenho melódico da voz. O problema é que ela é bastante repetitiva, o que acaba "enjoando", mas, ainda assim, é uma excelente composição.
16) Bonus Track. A faixa bônus do álbum é a mais pesada, soa como um D-Beat, e a harmonia da parte A lembra bastante a música Blown To Bits, do Exploited. O vocal está bem escrachado, quase que bagunçado. É uma boa composição, embora não muito trabalhada.
Ouça o álbum e conheça a arte feia!

Nenhum comentário :

Postar um comentário