segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Living End - Trapped (2000)

GÊNERO: Psychobilly
ORIGEM: Austrália (Melbourne / Victoria)
FORMAÇÃO:
Chris Cheney (Vocal, guitarra)
Scott Owen (Baixo acústico)
Travis Demsey (Bateria)
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O single possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 100 bpm. O ritmo apresenta certa densidade, principalmente, devido a acentuações fora do tempo forte ou contratempo, e pausas de pequena duração, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo extensão elevada e altura pouco elevada, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia encontra-se dentro do campo harmônico da tonalidade original, havendo eventuais acordes ou notas de passagem oriundas de cromatismo ou função de dominante, bem como eventuais empréstimos modais, além de existir frequentes riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para as participações de Alistair Shepherd tocando saxofone, e Tody Dargaville tocando trompete.
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DESTAQUE: Witch Doctor
Música com compasso quaternário, tonalidade de Gm (Sol menor) e forma I-A-B-A-B-C-D-A'-B-C-I'. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido às pausas e à levada que possui acentuação no contratempo, mantendo a figura da semi-colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada por power chords e acordes com a inclusão da terça, existindo uma transposição modal em C e o acorde do quinto grau com função de dominante, além de um constante riff de guitarra e baixo em A e na introdução que ajuda a caracterizar a harmonia em questão, existindo uma nota de passagem oriunda de cromatismo neste, sendo em A: I5, em B: III-i-III-iv-V, em C: vi-iii-vi-IV-I-iii-IV-V, e em D: I5-II5-III5-V-I5. A introdução (I) nada mais é do que o riff de A executado de maneira solo pelo baixo acústico. O riff existente na introdução (I) e em A, baseado na escala de sol menor, possui as notas Sol, Sib, Dó, Réb, Ré, Sol, Mib, Ré, Lá, Sol, Lá, Sib, Ré, Dó, Ré, Dó. Após D existe uma ponte onde nada mais é do que parte do riff existente em A (indo até o Ré seguinte ao Mib).

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