quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Fat Music - Fat Music For Fat People (1994)

GÊNEROS: Hardcore Melódico / Punk Rock / Street Punk / Ska Core
ORIGEM: EUA (São Francisco - São Francisco / Califórnia)
BANDAS: Propagandhi / Lagwagon / Strung Out / Guns 'N' Wankers / No Use For A Name / Bracket / Tilt / Face To Face / Good Riddance / 88 Fingers Louie / Rancid / NOFX
.
Esta é a primeira coletânea lançada pelo selo Fat Wreck Chords, e, na minha opinião, é uma excelente compilação! Pega bem a época em que o hardcore melódico estava se consolidando como gênero, e, encontramos aqui vários nomes que são referência para o gênero, inclusive, até hoje. Basicamente as faixas são de hardcore melódico, mas existem outros gêneros, conforme citado acima. Devido a isso, as músicas são, em sua maioria, bastante velozes e possuem boas melodias, além de existirem eventuais riffs de guitarra e bons arranjos. A maioria são bandas que dispensam comentários, o próprio nome já diz tudo, todas as músicas são, no mínimo, muito boas, mas 2, na minha opinião, se destacam das demais, positivamente.
.
FAIXA A FAIXA:
1) PROPAGANDHI - Anti Manifesto. A coletânea inicia com a única faixa que possui mais de 3 minutos de duração! E começa matando a pau, com muita velocidade, bons riffs de guitarra, bom nível técnico, ótima melodia e muita energia, além de variações rítmicas bem interessantes. A faixa está presente no álbum How To Clean Everything.
2) LAGWAGON - Know It All. Música que está presente no álbum Thrashed, não foi, na minha opinião, a melhor escolha! Não é uma música veloz e está beirando o pop punk. O álbum possui inúmeras faixas mais interessantes para se aproveitar, apesar desta não ser ruim!
3) STRUNG OUT - In Harm's Way. Outra faixa muito boa, mas longe de ser a melhor do álbum a qual pertence, Another Day In Paradise. Esta já é mais veloz, mas existem trechos cadenciados. De qualquer forma a melodia vocal é um dos destaques, bem como o arranjo.
4) GUNS 'N' WANKERS - Skin Deep. Esta é a faixa mais punk rock da coletânea, com certeza, harmonia simples, nível técnico mais baixo em comparação com as faixas anteriores. O grande destaque está na melodia da voz, e a faixa pertence ao álbum Guns 'N' Wankers.
5) NO USE FOR A NAME - Feeding The Fire. Esta é uma das duas faixas destaque da coletânea! Música presente no álbum The Daily Grind, tive a honra de assistir ao vivo, sendo a música a fechar o show! Simplesmente perfeita: veloz, riffs, melodia vocal bem desenhada, bom arranjo, bastante expressiva, solo... enfim, nenhum defeito!
6) BRACKET - RAK 005. Mais uma faixa bem punk rock, ainda mais que a faixa 4, com certeza! Também flerta com o pop punk, mas não chega a ultrapassar o limite entre o punk rock e o pop punk. Harmonia simples, tecnicamente nada a observar, o destaque está no desenho melódico da voz. A faixa está presente no álbum Stinky Fingers.
7) TILT - Weave And Unravel. Outra faixa punk rock, com vocal feminino, considero esta a faixa mais fraquinha da coletânea, apesar de ser muito boa! O destaque, mais uma vez, está no desenho melódico da voz, tecnicamente fraco, o arranjo deixa a música bem trabalhada. Ela está presente no álbum Til It Kills.
8) FACE TO FACE - You've Got A Problem. Faixa pertencente ao álbum Don't Turn Away, ela é um punk rock mais embalado, mas não chega a ser veloz. Possui uma boa melodia vocal, mas o destaque está no arranjo das guitarras quando o vocal não se faz presente.
9) GOOD RIDDANCE - United Cigar. Esta faixa está presente apenas no single chamado United Cigar, ou seja, não é a mesma versão do álbum. O arranjo é todo o mesmo, mas a gravação não é a mesma. Mais uma vez, um ótimo desenho melódico da voz e bastante velocidade.
10) 88 FINGERS LOUIE - Blink. Mais uma faixa veloz, porém, mais embalada que veloz! O refrão já é mais punk rock, mas ainda é um hardcore melódico. O desenho melódico é o destaque, de novo! A música pertence ao single chamado Wanted.
11) RANCID - Just A Feeling. Esta faixa é a street punk da coletânea! Bastante embalada, com bom desenho melódico e jogo de contracantos bem interessantes, além do baixo em ênfase. A faixa está presente no single chamado Radio Radio Radio.
12) LAGWAGON - Mr. Coffee. Mais uma faixa do grupo, mas desta vez, bem escolhida! Música pertencente ao álbum Duh. Faixa muito bem trabalhada, com muitos detalhes, como pausas, acentos, frases, enfim, arranjo muito bem trabalhado e com uma ótima sincronia, o que acaba sendo o grande destaque.
13) PROPAGANDHI - Homophobes Are Just Pissed Cause They Can't Get Laid. Esta é a outra faixa destaque da coletânea! Já, desde o início, um petardo, parando por um instante, mas mantendo um arranjo de bateria sensacional, para logo após voltar o petardo! Muita velocidade e um ótimo desenho melódico da voz são o destaque. A faixa ainda não tinha sido lançada na época, sendo, então, inédita, a única da coletânea.
14) NOFX - Kill All The White Man. A coletânea finaliza com a segunda pior música! Um ska core, quase um reggae e quase um street punk, a composição está presente no Ep The Longest Line. Ela inicia bem ska / reggae, para finalizar com um punk rock / street punk. Não muito veloz e nenhum destaque, talvez os intervalos entre as vozes no final.
Ouça a coletânea e conheça músicas gordas para pessoas gordas!

Nenhum comentário :

Postar um comentário