sábado, 18 de dezembro de 2021

Public Enemy - Rebirth Of A Nation (2006)

GÊNERO: Rap
ORIGEM: EUA (Long Island / Nova York)
FORMAÇÃO:
Chuck D - Carlton Ridenhour (Vocal)
Flavor Flav - William Drayton Jr. (Vocal)
DJ Lord - Lord Aswod (Pick-up)
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Este é um álbum considerado colaborativo, não fazendo parte da discografia oficial dos álbuns de estúdio, sendo o primeiro, e único, álbum colaborativo, lançado após 8 álbuns de estúdio, através do selo Funk Guerrilla. Ele é considerado um álbum colaborativo devido às inúmeras participações existentes, sendo a mais notória, a do cantor Paris, o qual tem o seu nome na capa, bem como sua foto na arte da capa, ao lado de Chuck e Flavor. Aliás, Paris não é apenas uma participação, já que está envolvido, cantando em várias faixas, bem como produzindo outras. Outras participações são de MC Ren, Sister Souljah, Dead Prez, Kam, Conscious Daughters e Professor Griff. É um bom álbum, com algumas composições excelentes, mantendo a pegada do grupo desde os anos 80, enquanto que, outras estão com um arranjo mais "moderno". Existe uma variedade bem grande de estilos de rap entre as faixas, a maioria delas soando como o grupo sempre soou, mas outras que lembram mais o rap da costa oeste dos EUA. De qualquer forma, bastante peso, como não poderia deixar de faltar em um álbum do Public Enemy, algumas faixas mais lentas e com os graves em destaque, esta foi uma boa parceria, que rendeu ótimos resultados, vale a pena conferir!
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FAIXA A FAIXA:
1) Raw Shit. O álbum inicia com a faixa que menos me agrada. Com um toque bem anos 2000, não possui muito trabalho de DJ, mais programação, com um andamento bem lento, muito grave, e bastante travado, sem embalo. Esta faixa conta com as participações de Paris e MC Ren.
2) Hard Rhymin'. Esta faixa já possui mais peso, com o sample de uma guitarra com distorção, um bom groove, com baixo pedal, muito peso e um clima de tensão. Uma boa composição, mas acaba se tornando um pouco repetitiva demais. A faixa conta com as participações de Paris e Sister Souljah.
3) Rise. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, com um groove sensacional, bem embalado, com uma ótima linha de baixo, a composição lembra bem o estilo do grupo, lembrando as composições dos primeiros anos de carreira, também devido à eventuais samples.
4) Can't Hold Us Back. Esta é uma boa composição, sendo a faixa escolhida como sendo a de trabalho e divulgação do álbum. Com uma linha de baixo bem hipnótica, ela possui uma intenção bem minimalista, além de um ótimo groove. A faixa conta com as participações de Paris, Kam e o dueto Dead Prez.
5) Hard Truth Soldiers. Uma ótima composição, com um bom groove e um bom embalo, possuindo um sample mais "suave", menos pesado, não muito alegre, mas bem dançante, sendo o destaque o refrão. A faixa conta com as participações de Paris, MC Ren e os duetos Dead Prez e Conscious Daughters.
6) Hannibal Lecture. Outra excelente composição, com um ótimo embalo e um bom groove, possuindo uma intenção de tensão, embora não muito evidente, prezando pelos graves. Esta faixa conta com a participação de Paris.
7) Rebirth Of A Nation. Considero esta faixa a melhor do álbum. Com um sample de guitarra com distorção, e uma excelente progressão harmônica, esta lembra, e muito, as composições do grupo nos anos 80, lembrando, um pouco, a música King Of Rock, do grupo Run DMC, pela sua intenção. A faixa conta com a participação de Professor Griff.
8) Pump The Music, Pump The Sound. Outra boa composição, com um bom embalo, clima de tensão e peso e grave em evidência. O groove também é bem interessante, sendo o destaque o embalo da batida.
9) Make It Hardcore. Outra boa composição, já soando mais "moderno", mas não tanto, lembrando mais o final dos anos 90, com um ótimo sample de piano, bem minimalista, além de uma boa progressão harmônica exposta pelo baixo. Um bom embalo e um bom groove, mais uma vez. A faixa conta com a participação de Paris.
10) They Call Me Flavor. Considero esta a melhor seqüência do álbum, sendo esta uma das melhores faixas. Outra composição que lembra o início da carreira do grupo, com um excelente groove, com bastante grave e peso.
11) Plastic Nation. Outra faixa que considero das melhores do álbum, possuindo bastante peso e priorizando os graves, ela possui um bom groove, apesar de pouco e nada veloz. Destaque para a progressão harmônica, mais uma vez exposta pelo baixo.
12) Coinsequences. Outra faixa que considero das melhores do álbum. Com um clima bem pesado e tenso, esta composição lembra, e muito, a música The Tower, do Ice-T. Um excelente groove, uma boa linha de baixo, mas não muito embalada e nem veloz, as divisões rápidas das sílabas ajudam a dar uma sensação de embalo maior. A faixa conta com a participação de Paris.
13) Invisible Man. Outra excelente composição, com uma ótima linha de baixo, priorizando os graves, um certo embalo, apesar da pouca velocidade. Esta composição em nada lembra alguma música do Public Enemy, se assemelhando, e muito, às composições da costa oeste, lembrando, bastante, alguma música do Dr. Dre.
14) Field Nigga Boogie (XLR8R Remix). O álbum finaliza com outra ótima composição. Se anteriormente o grave estava em evidência, aqui ele chega a extrapolar de tão em evidência que está, o que não é ruim! Uma composição bastante pesada, com uma linha de baixo bem hipnótica, também mantendo um clima de tensão, o grande destaque está no arranjo do final, com a linha melódica e um acompanhamento percussivo que lembra, e muito, Beastie Boys.
Ouça o álbum e conheça o renascimento de uma nação!

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