quinta-feira, 20 de maio de 2021

Mummies - Fuck C.D.s! It's... (1992)

GÊNERO
: Garage Punk
ORIGEM: EUA (San Bruno - San Mateo / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Trent Ruane (Vocal, órgão, saxofone)
Larry Winther (Guitarra)
Maz Kattuah (Baixo)
Russel Quan (Bateria)
.
Este é o segundo álbum lançado pelo grupo, através do selo Hangman. É o segundo álbum, mas na verdade pode ser considerado o primeiro, pois é a versão britânica do álbum de estreia do grupo, com as mesmas gravações, a diferença está na capa, no título e no número de faixas, já que esta versão possui 3 faixas a menos em relação à versão norte americana. Embora o grupo tenha sido formado no final dos anos 80, eles fazem um "revival" das bandas dos anos 60, sendo a principal influência o grupo Sonics. Esta ideia de resgatar os anos 60 está bem evidente, não só no som, mas na concepção, pois fazem questão de gravar com instrumentos e equipamentos de baixa qualidade, ao vivo e sem muitos overdubs ou mixagens, além de que, como o nome do álbum já sugere, são contrários ao CD, valorizando a mídia em LP. Outra curiosidade está na vestimenta dos integrantes, com faixas enroladas pelo corpo simulando uma múmia, como o nome do grupo já sugere. Além desta, outra curiosidade é que metade das faixas são músicas cover, sendo a grande maioria delas de composições da década de 60. É um bom álbum, com um bom embalo, boas composições e muita energia. As composições não são velozes, existindo quatro faixas instrumentais.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Your Ass (Is Next In Line). O álbum inicia com uma das faixas que considero das melhores, com um bom embalo, um arranjo bem simples, mas muita energia, com um bom refrão que é, aliás, o grande destaque.
2) Stronger Than Dirt. Esta é a primeira faixa cover do álbum, uma composição de Bob Gale e Fred Bauer, gravada, originalmente, pelo grupo Jay & Techniques, em 1967. Uma progressão harmônica bem repetitiva, com frequentes pausas. Não muito veloz, mas uma boa composição.
3) Little Miss Tee-N-T. Esta é uma das faixas instrumentais do álbum, com um bom embalo, um bom swing, com pitadas de jungle, mas soando bem rock 'n' roll. Um bom tema da melodia, executada pela guitarra, que, aliás, é o destaque da composição.
4) Come On Up. Esta é a segunda faixa cover do álbum, uma composição de Felix Cavaliere, gravada, originalmente, pelo grupo Young Rascals, em 1967. É uma excelente composição, com a progressão harmônica típica do rock 'n' roll, sendo o destaque o trecho com o cromatismo. Um bom embalo, com pitadas de punk rock.
5) She Lied. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, e é, também, o terceiro cover do álbum. Música composta e gravada, originalmente, pelo grupo Rockin' Ramrods, em 1964. Uma excelente intenção, com uma boa progressão harmônica, apesar de simples, sendo o destaque a parte A. Bem embalada, embora não muito veloz.
6) Sooprize Package For Mr. Mineo. Esta é a quarta faixa cover do álbum. Composta e gravada, originalmente, pelo grupo Supercharger, em 1991. Apesar de mais recente em relação às demais faixas cover do álbum, a pegada e intenção é a mesma. Também com um bom embalo e um arranjo bem simples.
7) The Ballad Of Iron Eyes Cody. Esta é a segunda faixa instrumental do álbum e é, também, uma das que eu considero das melhores. Com um ótimo arranjo, um bom tema da melodia, além de possuir um bom embalo. O destaque está na guitarra.
8) Skinny Minnie. Esta é a quinta faixa cover do álbum. Composta por Arrett KeeferBill HaleyCatherine Cafra e Milt Gabler, gravada, originalmente, pelo grupo Bill Haley & His Comets, em 1958. É uma composição que, no mesmo momento, nos remete a outras composições do grupo. Com um bom embalo e uma boa intenção, sugerindo certa "malandragem", esta é uma boa composição, baseando-se na progressão harmônica do rock 'n' roll.
9) The Frisco Freeze. Esta é a terceira faixa instrumental do álbum, possuindo um bom arranjo e um bom tema, executado pela guitarra, além de um bom embalo. Destaque para os acentos em sincronia entre os instrumentos.
10) Red Cobra #9. Outra boa composição, com a progressão harmônica típica do rock 'n' roll, existindo eventuais riffs bem característicos do gênero, também. Destaque para a ponte e sua frase de bateria, ao qual, com o órgão, deixa um clima bem interessante.
11) Justine. Esta é a sexta faixa cover do álbum, música composta por Dewey Terry e Don Harris, gravada, originalmente, pela dupla Don & Dewey, em 1973. Esta é a faixa mais rock 'n' roll do álbum, com todas as características do gênero presentes, desde a progressão harmônica até os detalhes de arranjo, passando pelos riffs de guitarra. Uma boa composição.
12) The Thing From Venus. Esta é a quarta e última faixa instrumental do álbum e é, também, uma das faixas que considero das melhores, com um bom reverber na guitarra, além de um ótimo tema da melodia, mais uma vez executado pela guitarra que é o grande destaque, possuindo um bom embalo.
13) Shot Down. Esta é a sétima e última faixa cover do álbum, uma composição de Gerry Roslie, gravada, originalmente, pelo grupo Sonics, em 1966. É uma ótima composição, com o riff inicial em que o AC/DC se inspirou para compor Have A Drink On Me! Com um bom embalo, o destaque é, justamente, este riff da guitarra.
14) Shut Yer Mouth. O álbum finaliza com a faixa que considero a melhor. Com certeza a faixa mais veloz e mais punk rock, possuindo bastante energia. Um arranjo bem simples, mas com uma ótima intenção. Destaque para a energia na execução do arranjo.
Ouça o álbum e foda-se os CD's! É...!

Nenhum comentário :

Postar um comentário