sábado, 20 de junho de 2020

I.R.A. - Entre Amigos (1998)

GÊNERO: Street Punk
ORIGEM: Colômbia (Medellín / Antioquia)
FORMAÇÃO:
Mónica (Vocal)
David Viola (Vocal, guitarra)
José Juan (Guitarra)
Gabriel (Baixo)
Fredy (Bateria)
.
Este é o segundo álbum lançado pelo grupo, através do selo Tekagaste, e foi gravado no estúdio Organic Sound. É um bom álbum, com músicas embaladas e bastante energia. O som parece uma mistura de várias bandas brasileiras da década de 80 e 90, se assemelha muito a Blind Pigs, mas também percebemos influência de Garotos Podres, Fogo Cruzado, Muzzarelas, bem como os norte-americanos do Rancid. José Juan foi convidado como músico convidado, porém não fazia mais parte do grupo nesta época. O ponto fraco do álbum é a falta de técnica dos integrantes, o que faz soar tudo meio tosco, mesmo quando tudo está no lugar! O timbre do baixo é outro ponto negativo, sem sustain, o som é extremamente feio, bem como as eventuais mudanças de andamento por Fredy. Existem ótimas composições, com bons arranjos e sempre embalado, embora nem sempre veloz, e com muita energia.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Mejor Extinguidos. A faixa de abertura do álbum é uma das que considero das melhores! Bastante embalada e com um bom arranjo, o grande destaque está nas guitarras, com boas frases. Existindo uma variação de cadência no meio.
2) 4 Años De Brutalidad. Considero esta a melhor faixa do álbum! Excelente harmonia e com um bom desenho melódico da voz, apesar de não caminhar muito. O destaque está na progressão harmônica e nos contracantos existentes.
3) Pompa Funebre. Boa faixa, bastante embalada, porém com nada de especial. Bem trivial, o destaque está no arranjo do baixo, com uma boa linha. O refrão possui uma variação tonal.
4) Bajo Bar. Outra faixa bastante embalada, talvez a faixa mais veloz até então. Uma boa faixa, com um refrão sing-a-long, o destaque está no arranjo das guitarras, apesar de simples.
5) Marcha Entre Anarquistas. Mais uma faixa bem embalada. O destaque está no refrão! É uma boa faixa, com uma boa linha de baixo, mas com nada de especial.
6) Ya No Tengo Solución. Outra boa composição, bem embalada, existindo frequentes coros. Também com nada de especial, mas uma boa composição. O destaque está no refrão.
7) Extraño Padecer Siglo XXI. Mais uma faixa bem embalada, com uma boa frase de guitarra e uma boa linha de baixo, que, aliás, é o grande destaque da composição. Mais uma boa composição com nada de especial. As eventuais pausas também são um ponto forte no arranjo.
8) Fuck'n Rascist. Considero esta faixa uma das melhores do álbum! Bem embalada, com uma boa progressão harmônica e um bom arranjo de bateria, além de um refrão bem sing-a-long. O típico punk rock dos anos 90!
9) Punk 90. Mais uma faixa bem embalada, esta com certa velocidade. Uma boa composição, em especial devido à parte A, a qual é o grande destaque da faixa, principalmente devido à progressão harmônica.
10) La Protesta Natural. Outra boa faixa, bem embalada, mas com nada de especial, existindo um refrão bem sing-a-long. O grande destaque está na parte A e sua progressão harmônica.
11) Himno A La Derrota. A composição tem tudo a ver com o título, já desde sua introdução! Realmente um punk rock em forma de hino! Não muito veloz, com um arranjo bem simples, o destaque está no coro do refrão.
12) Cosas De Locura. Uma boa faixa, talvez a faixa com arranjo mais bem trabalhado. Uma introdução sensacional, com um bom clima, mas que muda de maneira repentina quando da parte A. A harmonia da parte A lembra bastante a música Surfer Boy, do grupo sueco Fear Of War!
13) Torpeza. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, bastante embalada e com uma boa frase do baixo, apesar de simples e repetitiva. Um bom arranjo ajuda a destacar a composição.
14) Dexconcertados. Considero esta a segunda melhor faixa do álbum! Com certeza a faixa mais veloz, com uma ótima progressão harmônica, a qual considero o grande destaque da composição. O ponto negativo está no timbre do baixo e na não manutenção do andamento por Fredy.
15) Los Explotados O Los Explotadores. O álbum finaliza com uma faixa mais lenta, mas com uma ótima frase da guitarra, o que é o grande destaque. No mais, uma composição bem punk rock, ao estilo das bandas do final da década de 70.
Ouça o álbum entre amigos!

Nenhum comentário :

Postar um comentário