segunda-feira, 29 de julho de 2019

Fact - Fact (2009)

GÊNERO: Emo Core
ORIGEM: Japão (Ibaraki / Kanto)
FORMAÇÃO:
Hironobu Onose (Vocal)
Kazuki Sakurai (Guitarra)
Takahiro Onose (Guitarra)
Tomohiro Takayasu (Baixo)
Eiji Matsumoto (Bateria)
.
Este é o segundo álbum lançado pelo grupo, através de três selos diferentes, um no Japão, Maximum10, um no Reino Unido, Hassle, e outro nos EUA, Vagrant, e foi o primeiro álbum a ser lançado em um grande selo, e o primeiro álbum a ser distribuído internacionalmente. A versão japonesa possui uma faixa a menos, sendo esta faixa considerada bônus nas outras duas versões. É um álbum que não me agrada muito, porém, possui dois destaques que realmente chama a atenção: a qualidade técnica dos músicos e a criatividade. Embora eu tenha classificado como emo core, é um álbum que permeia em diversos gêneros, como metalcore, screamo, hardcore, hardcore melódico, rock progressivo, música eletrônica e techno. Independente da semelhança de gênero, tudo soa bastante moderno, algo típico do século XXI, em nenhum momento confunde-se com uma banda do século XX, talvez isso cause estranheza para alguns, e será necessário uma cautela maior para aceitar o álbum. Como ele varia muito os gêneros, fica difícil citar um padrão, porém o emo core ainda é, na minha opinião, o que mais aparece. O curioso é que, nesta época, todos os shows do grupo eram feitos com os integrantes vestindo a máscara da capa do álbum, deixando de usá-la apenas após o lançamento do álbum seguinte. Considero 3 faixas do álbum realmente boas, mas o ideal é ouvir com atenção e identificar todos os elementos contidos na composição e arranjo de cada uma das faixas, já adianto: concentração!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Paradox. A faixa de abertura do álbum inicia de maneira eletrônica, para logo em seguida os demais instrumentos aparecerem. Após a introdução, o vocal muda e se mantém mais emo. O grande destaque está no arranjo. Não me agrada muito esta composição.
2) Los Angels. Esta já inicia mais hardcore melódico, porém não se mantém por muito tempo, apenas até o vocal aparecer, a qual, então, se torna bem emo core. Ela possui um riff de guitarra que é, junto com o arranjo, o grande destaque, embora não me agrade muito esta composição.
3) A Fact Of Life. Esta é a faixa de trabalho do álbum a única a receber videoclip de divulgação. É a composição mais moderna do álbum até então, talvez a mais fiel, que mantém uma intenção bem pop do início ao fim, mas tudo dentro do emo core. Na minha opinião, a pior faixa até então.
4) Chain. Considero esta uma das três faixas excelentes do álbum. De pequena duração, sem frescura, com excelentes riffs de guitarra, um vocal com muito drive (natural) e veloz! Realmente vale a pena conferir!
5) Reborn. Uma boa composição, embora não das melhores. Bem ao estilo do hardcore melódico, com excelentes frases e riffs de guitarra que são, aliás, o grande destaque da faixa, desta vez mais que o arranjo!
6) Purple Eyes. Outra faixa que considero muito boa, mas que não pertence às 3 excelentes! Bastante veloz, muito bem trabalhada, com excelente arranjo, vocais variados, é uma composição bastante criativa e técnica.
7) Lights Of Vein. Esta faixa inicia de maneira bem intimista, bem ao estilo emo core. Logo em seguida, mantendo as mesmas intenções, a distorção das guitarras aparece, porém fica oscilando entre as partes, mantendo a dinâmica como grande destaque. Boa composição, mas não muito.
8) Merry Christmas Mr. Lawrence. Me agrada bastante a harmonia desta composição, porém o arranjo não ajudou muito. Ela varia bastante sua intenção, sendo o destaque. Outra faixa mais intimista, principalmente em sua introdução. O grande destaque está no quesito técnico, além da criatividade.
9) CO-3. Com certeza a melhor faixa do álbum! Um petardo! Veloz e pesado, com ótimos riffs de guitarra, que são o grande destaque da composição, ela é uma mistura de thrash metal com metalcore. O detalhe é que é uma composição instrumental, o qual sou fã!
10) Snow. Outra faixa bem emo core, apesar de existir eventuais trechos velozes que se assemelham mais a um hardcore melódico. Boa composição, mas não muito, o destaque está nos trechos velozes.
11) Stretch My Arms. O destaque desta faixa está nos riffs de guitarra e na variação de dinâmica. É uma boa faixa que conta com eventuais dissonâncias na parte A que soam bem interessantes. Não a considero das melhores, mas é uma boa composição.
12) 45 Days. Com certeza a pior faixa do álbum! Realmente horrível! Uma balada acústica com frases de guitarra e bongo de acompanhamento rítmico. A legítima faixa que, na minha opinião, melhoraria o álbum caso fosse excluída! Muito ruim mesmo!
13) Why.... Se a faixa anterior era a pior, esta é a última das três faixas que considero excelentes! Com certeza a faixa que mais demonstra a capacidade técnica dos músicos. Muitos detalhes rítmicos como variações de compasso, frases, pausas, quase sempre em sincronia entre os instrumentos. Muito boa, vale a pena conferir!
14) 1-2. Esta é uma composição totalmente eletrônica! Quase toda ela em MIDI! Poderia soar como trilha sonora de um jogo de Nintendo do início dos anos 90! Ela possui um ritmo da bateria semelhante a um techno, lembrando muito a abertura de algum desenho das Meninas Super Poderosas!
15) Rise. Outra faixa bastante interessante, com eventuais trechos com velocidade. Os contracantos são o grande destaque, bem como o desenho melódico da voz. O arranjo é bem criativo e trabalhado, realmente uma boa composição. Esta é a última faixa na versão japonesa.
16) A Fact Of Life (Boom Boom Satellites Remix). Esta é a faixa bônus que consta apenas nas versões dos EUA e Reino Unido. Ela nada mais é do que uma versão techno / eletrônica da faixa 3. Mais uma faixa que poderia servir de abertura para algum desenho das Meninas Super Poderoosas! Não me agrada muito esta faixa, mas como bônus é válido.
Escute o álbum e conheça o fato!

Nenhum comentário :

Postar um comentário