segunda-feira, 4 de março de 2019

Die Toten Hosen - Zurück Zum Glück (2004)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Alemanha (Düsseldorf / Nordrhein Westfalen)
FORMAÇÃO:
Campino - Andreas Frege (Vocal)
Breiti - Michael Breitkopf (Guitarra)
Kuddel - Andreas Von Holst (Guitarra)
Andi - Andreas Meurer (Baixo)
Vom - Stephen Ritchie (Bateria)
.
Este é o décimo terceiro álbum lançado pelo grupo, através do selo JKP. É um bom álbum, as músicas não mantém uma mesma ideia, existindo influências de street punk e pop punk, e pitadas de funk metal e skate punk. As músicas são muito bem arranjadas, nada extremamente técnico, porém possui muitas informações diferenciadas, dificilmente sobra um espaço sem um brilho. As músicas, em geral, são pouco velozes, embora existam eventuais faixas mais aceleradas. As melodias da voz e os arranjos de guitarra são o ponto forte do álbum deste grupo que, na época deste álbum, já possuía bastante cancha e estrada, ficando evidente este quesito nas gravações. Vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Kopf Oder Zahl. O álbum inicia com a única faixa que possui influência de funk metal. Lemra um pouco Rage Against The Machine, com muito groove, exceto o refrão, que é mais solto e reto. O destaque está no riff da guitarra na parte A. A faixa não é muito veloz, mas vale a pena conferir!
2) Wir Sind Der Weg. Considero esta a melhor faixa do álbum, a mais embalada e veloz. A caixa dobrada da bateria dá um toque especial ao arranjo, bem como o refrão com suas inversões do baixo. A parte C também merece destaque!
3) Ich Bin Die Sehnsucht In Dir. Esta foi a primeira música do álbum a merecer destaque como música de trabalho, ganhando, inclusive, um videoclip, que, por sinal, é muito bom. A composição é mais intimista e lenta, embora exista seu momento de peso antes do refrão. Soa quase como um hino!
4) Weisses Rauschen. Considero esta faixa a segunda melhor do álbum. Um excelente riff na parte A e o refrão dispensa comentários! Sing-a-long e com uma ótima melodia, além de soar mais embalado, demonstrando influências do skate punk.
5) Alles Wird Vorübergehen. A balada do álbum! A segunda faixa do disco a ganhar videoclip. Considero esta uma das piores faixas do álbum, sem dúvidas! Lenta, com refrão grudento e com nada empolgante, talvez o destaque seja a melodia da voz.
6) Beten. Esta faixa inicia com um groove quase eletrônico! Lembra uma mistura de Danzig (do final dos anos 90), Living Colour e EMF, esta última, principalmente, no refrão. É uma boa composição, diferente das demais até então.
7) Wunder. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, ótima melodia, principalmente na parte A, com um bom embalo, apesar de não muito veloz, e um bom refrão, mas que poderia ser melhor!
8) Herz Brennt. Outra faixa que não me agrada nem um pouco! Lenta, ela compete com a faixa 5 entre as piores do álbum! Aliás, creio que esta ainda seja pior! Realmente não precisava dela no álbum!
9) Zurück Zum Glück. A faixa que dá nome ao álbum inicia com um bom arranjo de bateria e voz. É uma boa faixa, em especial no refrão. Timbres graves e pesados caracterizam esta composição que tem no refrão e na dinâmica o seu destaque.
10) Die Behauptung. Esta faixa conta com a participação de Raphael Zweifel tocando violoncelo em conjunto da orquestra de Hans Steingen. É uma boa faixa, sendo o arranjo das cordas o grande destaque. Realmente deu uma roupagem extremamente interessante! Vale a pena conferir!
11) How Do You Feel?. Outra faixa que considero das melhores do álbum. A única música com letra em inglês, devido à parceria com Tim Smith. Excelente refrão e bom riff de guitarra destacam a música de maneira positiva.
12) Freunde. Outra faixa que recebeu videoclip de divulgação. Talvez a música mais pop do álbum, um rock lento com roupagem bem pop eletrônico. Não é uma má composição, porém o arranjo a estraga.
13) Walkampf. A última faixa do álbum a receber videoclip de divulgação. Com um ar bem street punk, música de bar, quase um Oi!, esta é uma boa composição, seu videoclip em animação é muito bacana e curioso, creio ser o destaque!
14) Goldener Westen. A faixa inicia com um bom riff de guitarra, mas depois mantém uma ideia mais rock do que punk rock, mas ainda assim é uma boa faixa, principalmente devido ao refrão, mais uma vez, com inversão no baixo.
15) Am Ende. O álbum finaliza com uma das melhores faixas, na minha opinião. Acústica, apenas com o baixo elétrico, violões e voz, ela é bem intimista e, mais uma vez, possui inversão no baixo, desta vez na parte A. A parte B tem seu destaque na esticada pro agudo que a voz alcança, em seu final. Ótima composição, vale a pena conferir!
Ouça o álbum e se sinta de volta à felicidade!

Nenhum comentário :

Postar um comentário