sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Triumph - Surveillance (1987)

GÊNERO: A.O.R.
ORIGEM: Canadá (Mississauga / Ontario)
FORMAÇÃO:
Rik Emmett (Vocal, guitarra, synclavier, Fairlight CMI)
Gil Moore (Vocal, bateria, percussão)
Michael Levine (Baixo, teclado, sintetizador)
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O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 100 bpm. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à eventuais variações de cadência, pausas, acentos deslocados do tempo forte ou contratempo, bem como arranjos específicos de cada instrumento, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo extensão elevada e altura pouco elevada, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada em power chords e acordes com a inclusão da terça ou dissonâncias, existindo eventuais inversões, bem como frequentes frases do baixo e riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para as participações de Steve Morse tocando guitarra, Dave Traczuk tocando sintetizador, teclado e programação, e Greg Loates tocando percussão e programação.
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DESTAQUE: Headed For Nowhere
Música com compasso quaternário, tonalidade de Em (Mi menor), e forma A-B-C-D-A-B-C-D-E-F-A'-B-C-D-A''. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à eventuais antecipações e acentos deslocados do tempo forte ou contratempo, bem como arranjos específicos de cada instrumento, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, existindo eventuais contracantos, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada em power chords e acordes com a inclusão da terça, existindo eventuais inversões e acordes de passagem, oriundos de empréstimo tonal (dominante secundário) e cromatismo, bem como uma variação tonal, em F, para um tom e meio abaixo (Dó sustenido menor), além de eventuais frases do baixo e frequentes riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão, sendo em A: I-V, em B: V-VII-I-VII-V-IV-V-VII-IV-V-VII-I-VII-V-IV-V-III-V/V, em C: III-IV-V-I-VII-V-III-IV-V-IV-V, em D: I-VI-IV-III-VII6, em E: V-I-Cr-V/V-V-III-VII-IV-III-I-V-III-Cr-IV-IV/VI-VI-III-IV, e em F: I-V-IV-VII-VI-VII. Existem duas pontes, uma antes de E e outra antes de F, sendo nada mais que as progressões I-V-V/V-V/V/V-V/V/V/V-III-V-IV-III-IV-V-IV-III-II-I-II-III-IV, e I-V-V/V-V/V/V, respectivamente.

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