domingo, 29 de maio de 2011

Judas Priest - Defenders Of The Faith (1984)

GÊNERO: Heavy Metal
ORIGEM: Inglaterra (Birmingham - West Midlands / West Midlands)
FORMAÇÃO:
Rob Halford (Vocal)
K.K. Downing (Guitarra)
Glenn Tipton (Guitarra)
Ian Hill (Baixo)
Dave Holland (Bateria)
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O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 105 bpm. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à eventuais antecipações arranjos específicos de cada instrumento, em especial da guitarra, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada, quase toda, em power chords, existindo eventuais acordes com a inclusão da terça ou dissonâncias, estes, às vezes, de maneira arpejada, bem como frequentes riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para os arranjos de guitarra.
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DESTAQUE: Freewheel Burning
Música com compasso quaternário, tonalidade de Am (Lá menor) e forma I-A-B-C-A-B-C-D-E-F-G-H-E'-C'. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à eventuais antecipações, pausas de pequena duração e arranjos específicos de cada instrumento, em especial da guitarra, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, existindo frequentes acordes de passagem oriundos de cromatismo e variação tonal, bem como frequentes riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão, sendo em A: I-VII, em B: V-IV-V-IV-III-II, em C: I-III-I-III-IV, em D: VII-I-Cr-II, em E: II-I-V/II-VI/II-III/II-IV/II-II/II-III/V/II-V/II-II, em F: V-I, em G: IV-VI/IV-VII/IV-III/IV-VI/IV-IV/IV-V/IV-IV/IV-III/IV-II/IV, e em H: I-VI-VII-V. A introdução (I) nada mais é do que o power chord do primeiro grau executado com um riff de guitarra. A maior parte de E está no segundo grau e G está no quarto grau, Si e Ré menor, respectivamente. Entre H e E' existe uma ponte onde nada mais é do que a cadência II-I executada com um riff de guitarra.

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