quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Underdog - The Vanishing Point (1989)

GÊNERO: Hardcore
ORIGEM: EUA (Nova York / Nova York)
FORMAÇÃO:
Richie Birkenhead (Vocal)
Chuck Treece (Guitarra)
Russ Wheeler Iglay (Baixo)
Dean Joseph (Bateria)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 110 bpm. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido às variações de cadência, acentuações fora do tempo forte, antecipações e arranjops específicos de cada instrumento, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha pouco, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo a quinta da tonalidade como referência. A harmonia é executada, quase toda, em power chords, existindo eventuais trechos onde acordes com a inclusão da terça são executados, bem como riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para os arranjos de bateria por Dean Joseph.
.
DESTAQUE: Back To Back
Música com compasso quaternário, tonalidade de Em (Mi menor) e forma I-A-B-A'-A-B-A'-A''-B'. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido à variações de cadência, acentuações fora do tempo forte e antecipações, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha pouco, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo a quinta da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, existindo eventuais riffs de guitarra que ajudam a carcterizar a harmonia em questão, sendo em A: I-III-VI-V-IV-III-II-I-III-VI-VII-III-IV-III-II-I, e em B: III-II-I-III-II-VI-V-VI-VII-III-II-I. Existe uma ponte após a introdução, antes de A' e após o primeiro A', onde nada mais é do que quatro compassos da cadência VII-I executada em power chords. A introdução (I) nada mais é do que a ponte seguido de A, este executado de maneira solo pelo baixo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário