sexta-feira, 15 de maio de 2009

Blind Melon - Blind Melon (1992)

GÊNERO: Rock
ORIGEM: EUA (Los Angeles - Los Angeles / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Shannon Hoon (Vocal)
Roger Stevens (Guitarra)
Christopher Thorn (Guitarra)
Brad Smith (Baixo)
Glenn Graham (Bateria, percussão)
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O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 100 bpm. O ritmo é bastante denso, com variações de cadência, acentuações em tempo fraco ou contratempo, bastante swing e frequentes pausas, muitas vezes executado de maneira improvisada pelos músicos, dificilmente existindo um arranjo específico, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha bastante, havendo frequentes saltos de quinta justa e outros de até uma oitava, possuindo extensão e altura elevados, existindo frequentes trechos de improvisação, basicamente referenciados pela escala pentatônica, porém não mantendo uma regra. A harmonia pode ser executada em diferentes posições e arranjos, arpejado ou não, distorcido ou não, em power chords ou não, com frequentes riffs de guitarra e linhas de baixo que ajudam a caracterizar a harmonia em questão, além de frequentes improvisações, solo, dos músicos. Destaque para as frequentes improvisações.
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DESTAQUE: Tones Of Home
Música com compasso quaternário, tonalidade de Dm (Ré menor) e forma: I-A-B-A-B-C-A-B'. O ritmo é bastante denso, mantendo bastante swing, eventuais pausas e variações de cadência, tendo densidade elevada, principalmente, devido à arranjos individuais, muitas vezes improvisados, dos músicos, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha bastante, possuindo extensão e altura elevadas, frequentes saltos de até uma quinta justa de distância, mantendo a escala pentatônica como referência. A harmonia é executada em diferentes posições, sendo uma das guitarras mantendo a harmonia em uma posição aguda e outra executa frequentes riffs qua ajudam a caracterizar a harmonia em questão, bem como a linha de baixo, sendo a introdução (I): VII-i-III-iv-i-VII-i-VII-III-i-VII-iv-III-VII-i, em A: i-III-i-iv, em B: i-VII-i-VII-III-i-VII-iv-i-VII-i-iv-III-VII-i, e em D: i-VII. D é a parte do solo de guitarra, onde ocorre improvisações por parte de todos integrantes da banda.

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