sábado, 4 de março de 2023

Warum Joe - La Methode Du Discours (1986)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: França (Paris / Île De France)
FORMAÇÃO:
Pascal Sabotier (Vocal)
Laurent Sabotier (Teclado, sintetizador)
Hervé Chevrier (Teclado)
Pierre Gobillon (Guitarra, bateria eletrônica)
Olivier Bachelard (Baixo)
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Este é o quarto álbum de estúdio lançado pelo grupo, através do selo New Rose. É um ótimo álbum, com composições extremamente criativas, em sua maioria embaladas, apesar de não velozes, existindo frequentes frases de teclado e sintetizador, os quais, junto com o timbre da bateria eletrônica, acabam consolidando a característica principal, na minha opinião, do grupo. Embora eu tenha classificado como um álbum de punk rock, este fica na tangente com o new wave, além de possuir pitadas de pós punk. É possível perceber influências de grupos como Cabaret Voltaire, Devo ou Wire. O curioso é que as músicas são cantadas em diferentes línguas, embora o francês predomine. Os timbres de guitarra, arranjos e composições soam bem punk rock, porém, é inevitável perceber a influência do new wave, muito em função dos timbres da bateria eletrônica, sintetizadores e teclados. O álbum possui uma faixa cover. Os músicos não possuem muita técnica, porém está tudo no lugar, redondinho, sendo a criatividade responsável por suprir esta carência técnica. É um grupo pouco conhecido, porém, muito, em função dos ideais dos próprios integrantes, os quais tocavam apenas em locais pequenos, para pouco público. Um ótimo álbum, bem característico dos anos 80, o qual, apesar de ter sido lançado na segunda metade da década, soa bem característico com composições do início da década. Vale a pena conferir!
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FAIXA A FAIXA:
1) L.H.O.. O álbum inicia com uma boa composição, a qual possui a marcação do pulso em evidência pela bateria eletrônica, bem como uma interessante frase melódica do teclado. Uma composição embalada, a qual possui um bom desenho melódico da voz.
2) Causa Nostra. Esta é uma boa faixa, a qual soa bem new wave, apesar do timbre distorcido da guitarra manter os elementos do punk rock. A bateria eletrônica possui boas frases, mantendo, também, um bom embalo, bem como um bom desenho melódico da voz.
3) Les Dents De L'Amer. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, a qual possui um bom embalo e uma ótima progressão harmônica, o destaque, na minha opinião. A faixa conta, também, com excelentes frases do sintetizador e um bom desenho melódico da voz.
4) Sevice Compris. Outra boa composição, a qual possui uma característica bem punk rock, embora a intenção e os timbres eletrônicos façam a composição ter um arranjo com características bem new wave. Com um arranjo bem simples e minimalista, esta é uma boa composição, mas longe de ser das melhores do álbum.
5) Smell The W.A.S.P.. Esta é a faixa cover do álbum, sendo uma versão da música Blenheim Shots, composta por Nikki Sudden e gravada, originalmente, pelo grupo Swell Maps, em 1980. É um cover, mas com alguns detalhes diferentes em relação à versão original, em especial a letra. Esta é outra composição bem minimalista, talvez a faixa mais minimalista do álbum, embora possua dois momentos diferentes, sendo o destaque a intenção da parte B.
6) Fulminate. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, talvez a faixa mais punk rock de todo álbum, a qual possui um ótimo embalo, sendo, talvez, a faixa mais veloz, possuindo arranjo e progressão harmônica bem simples. Destaque o refrão e seus contracantos e frases de bateria.
7) Kriegspiel. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, a qual possui uma intenção, com características no new wave, mais uma vez, bem minimalista, além de um bom embalo, com destaque para as frases de sintetizador, possuindo, também, um refrão sing-a-long.
8) Loto Critique. Considero esta a melhor faixa do álbum, em especial devido à sua intenção e progressão harmônica, a qual possui um bom embalo, apesar da interpretação, em staccato, da progressão harmônica, pela guitarra. Destaque para a intenção e criatividade, sendo o refrão, um pouco, sing-a-long.
9) Vaterland. Outra boa composição, a qual possui um bom embalo e um bom arranjo de guitarra, bem como frases de sintetizador bem ao estilo new wave. Com uma intenção em modo maior, ou seja, mais "alegre", o destaque está no arranjo e interpretação da guitarra, embora o refrão e as eventuais frases de bateria mereçam atenção.
10) Bloody Mary. Esta é outra ótima composição, mais lenta e menos embalada, embora possua. Destaque para a progressão harmônica, em especial do refrão, embora a intenção, as frases de sintetizador e teclado e o desenho melódico da voz mereçam atenção.
11) Dactylo. Esta é outra faixa bastante embalada, sendo uma das faixas mais velozes do álbum. Com uma intenção bem punk rock, a faixa possui um refrão bem sing-a-long, além de uma expressão mais "alegre" devido à tonalidade no modo maior.
12) A.F.P.. O álbum finaliza com a faixa mais new wave do álbum, a qual também possui um bom embalo, bem como um bom arranjo de sintetizador, o destaque na minha opinião, e uma intenção bem "alegre", além de arranjos simples.
Ouça o álbum e aprenda o método do discurso!

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