domingo, 14 de agosto de 2022

Stinky Toys - Stinky Toys (1979)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: França (Paris / Île De France)
FORMAÇÃO:
Elli Medeiros (Vocal)
Jacno - Denis Quilliard (Guitarra)
Bruno Carone (Guitarra)
Albin Dériat (Baixo)
Hervé Zénouda (Bateria)
.
Este é o segundo álbum de estúdio, e último, lançado pelo grupo, através do selo Vogue. É um bom álbum, com muita criatividade nas composições, arranjos bem pensados, executados de maneira simples, mas de forma inteligente. Os timbres de guitarra são bem "leves", quase não existindo uso de drive, assim como a execução dos arranjos de bateria, bem "leves" em sua interpretação. O álbum é uma mescla do proto punk nova iorquino do início dos anos 70 com o punk rock britânico do final da mesma década, podendo perceber influências de grupos como New York Dolls, Patti Smith ou Television, bem como 999, Vibrators ou Jam. O grupo teve uma curta carreira, de apenas 3 anos, vindo a encerrar suas atividades logo após o lançamento deste álbum. O curioso é que a vocalista Elli é natural do Uruguai, nascida em Montevidéu, veio a se mudar para Paris em 1970, aos 14 anos. O álbum, embora eu tenha classificado como punk rock, possui vários elementos do que viria a ser conhecido como new wave, sendo um grupo importante para o punk rock de seu país, já que foi um dos grupos pioneiros do gênero por lá. Vale a pena conferir, um ótimo álbum de uma importante banda, hoje referência, do gênero, em especial, na França.
.
FAIXA A FAIXA:
1) For You. O álbum inicia com uma das faixas que menos me agradam. Lembrando bastante bandas nova iorquinas, em especial Patti Smith, a composição possui um bom embalo, embora lenta, com um arranjo bem "suave", existindo uma variação de cadência entre as partes, sendo o destaque o arranjo de guitarra.
2) No No. Uma boa composição, a qual possui a execução da progressão harmônica, na parte A, com frequentes pausas, enquanto o refrão já soa mais embalado. Mais pesada e veloz que a faixa anterior, possuindo uma pequena dose de drive no timbre da guitarra, esta já se assemelha ao punk rock britânico.
3) Birthday Party. Considero esta a melhor faixa do álbum, em especial devido ao compasso 9/4 existente na parte A. Não bastasse a ideia bastante criativa do compasso em 9, ele é executado com uma excelente progressão harmônica e arranjo de bateria, embora o desenho melódico mereça atenção, assim como as frases e solos de guitarra.
4) Hullabaloo. Outra boa composição, bem embalada, mas com uma intenção bem "suave" e alegre, sendo bem uma mescla do punk britânico com o nova iorquino, uma mistura de Jam com Patti Smith! Bem embalada, com bom arranjo, apesar de simples, ela possui um bom desenho melódico da voz, sendo o destaque o refrão.
5) B-05. Mais uma ótima composição, com uma excelente intenção, boas frases de guitarra, um ´´otimo arranjo, sendo a progressão harmônica, da parte A, executada com frequentes pausas, porém o baixo pedal dá a intenção do embalo, além de possuir um refrão bem sing-a-long.
6) Beauty And Pride. Considero esta faixa uma das melhores do álbum, em especial devido à parte A e seu riff de guitarra, o qual possui uma intenção bem rock 'n' roll, além de um arranjo com a caixa dobrada, da bateria, o qual ajuda a elevar a qualidade do  arranjo. O refrão também tem seu "charme", lembrando com Vibrators.
7) Black Mask. Mais uma ótima composição, com uma ótima intenção, a qual possui, na parte A, a progressão harmônica executada toda em staccato, existindo uma variação de intenção e modo no refrão, o qual é bem sing-a-long. Destaque para o arranjo, intenção e frases de guitarra.
8) Free From Love. Uma boa  composição, mais lenta e intimista, embora possua um bom embalo, a qual lembra, um pouco, com Television. Uma das faixas que menos me agradam, embora seja uma boa composição, em especial devido ao refrão. Destaque para o arranjo de guitarra.
9) No Me Dejes. Outra ótima composição, com um excelente arranjo, boa progressão harmônica, a qual foge de uma ideia tonal, apresentando muita expressão artística, além de possuir um bom embalo e um refrão bem sing-a-long, sendo o destaque a intenção e expressão.
10) He Loves Me. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, com certeza a mais expressiva, bem como a que possui mais groove, apresentando fortes influências do funk, inclusive devido à inclusão de instrumentos de sopro. Destaque para os arranjos rítmicos e expressão, embora as frases mereçam atenção.
11) Uruguayan Dream. Esta é a balada do álbum, com certeza a faixa mais intimista, com muita influência de bolero e uma intenção bem latina em sua expressão, principalmente devido à inclusão de instrumentos percussivos como reco-reco, mas também devido às frases executadas pelo violão, as quais lembram muito a música latina, além de possuir um refrão bem sing-a-long.
12) Boozy Creed. O álbum finaliza com uma das faixas que considero das melhores. Com pouca duração, mas recheada de dissonâncias, o grande destaque, esta composição foge do convencional em termos de harmonização, possuindo uma excelente intenção e expressão, os destaques, na minha opinião.
Ouça o álbum e brinque com brinquedos fedidos!

Nenhum comentário :

Postar um comentário