quarta-feira, 27 de novembro de 2019

GBG Punx - Vad Som Retar Mig (2004)

GÊNERO: Street Punk
ORIGEM: Suécia (Gotemburgo / Västergötland)
FORMAÇÃO:
Tott (Vocal)
Sixten Andersson (Guitarra)
Micke (Baixo)
Krister (Bateria)
.
Este é o primeiro álbum lançado pelo grupo, curiosamente após mais de 20 anos do surgimento do grupo! O guitarrista já foi membro de grupos importantes de seu país, como Anti Cimex ou Shitlickers. Eu classifiquei o álbum como street punk, mas possui bastante influência de punk rock e pequenas doses de D-Beat. A maioria das músicas são velozes, todas elas com muita energia, soando uma mistura de Exploited com Sex Pistols, além de pitadas de D-Beat. O destaque está na execução vocal, bem como eventuais harmonias. Os arranjos merecem destaque, também, bem pensados, apesar de simples. Os músicos não possuem muita técnica, mas não são maus músicos, tudo está no lugar, bem "redondinho"! Ouça o álbum, vale a pena!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Vad Som Retar Mig. O álbum inicia com a faixa título, e a considero uma das melhores do álbum, principalmente devido ao refrão, sua harmonia e melodia, simplesmente sensacionais, sendo a composição não muito veloz.
2) Ditt Jävla Svin. Mais uma faixa muito boa, já um pouco mais veloz, mas não muito. É uma boa composição, mas não a considero das melhores. O destaque está no arranjo.
3) Problembarn. Esta é a faixa mais veloz até então, com uma levada da bateria bem ao estilo Ramones, variando esta intenção no refrão. Boa composição, com destaque para o refrão.
4) Tonarsglöd. A faixa mais lenta até então. O instrumental lembra bastante Sex Pistols, com uma cadência de 2 acordes, o que diferencia do grupo britânico é o vocal. Não gosto muito desta faixa, considero-a uma das piores do álbum, apesar de não ser ruim.
5) Vald. A faixa mais veloz até então! Considero esta uma das melhores do álbum, já mais pesada, esta possui pitadas de D-Beat. O destaque está na harmonia e expressão, bem como a parte C.
6) Skriker. Talvez a faixa mais D-Beat do álbum e, também, talvez a mais pesada. Bastante fúria, sem frescura, o destaque está no arranjo e na expressão, em especial da voz.
7) Vardagens Hjältar. Esta já é bem punk rock, mais lenta. O destaque está no refrão e na progressão harmônica da parte A. Uma composição bem simples, mas bem bacana, com tudo no lugar. O arranjo também é bem simples.
8) Tappa Inte Hoppet. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, principalmente devido ao arranjo de guitarra e a expressão vocal. Não é uma faixa muito veloz, mas, talvez, esta seja a faixa mais melodiosa do álbum.
9) Hatar Dig Mer. A faixa mais curta e veloz do álbum, com certeza! Gosto bastante desta composição, muita energia, sem frescura, chiadeira do prato de ataque usado como condução e trocas rápidas de acordes.
10) Världspajasen. Considero esta a melhor faixa do álbum, principalmente devido ao riff de guitarra da parte A, à la Motörhead, bem como o refrão. Eventualmente a caixa da bateria é dobrada, o que considero outro destaque. Vale a pena conferir!
11) Män I Svarta Uniformer. Outra boa composição com influências de D-Beat, embora não muito veloz. Muita energia, o destaque está no refrão.
12) Gubben Gra. Outra faixa muito boa, a parte A dá os ares de Circle Jerks (mas não muito), enquanto a parte B já soa mais D-Beat. Nada de mais, mas uma boa composição.
13) Marionettdockor. Outra faixa que considero das melhores do álbum! Bastante veloz, com trocas rápidas de acordes e bastante energia, o que, aliás, é o grande destaque da composição.
14) Glappkäft (Omkrig Med Dig). A introdução soa bastante Ramones, mas não se mantém, mudando a intenção logo quando surge o vocal. Boa composição, apesar de nada de especial.
15) Fuck Your Dog. A única faixa do álbum que não é cantada em sueco! Não muito veloz, esta é bem street punk, lembra bastante bandas como Dog Soldier ou Defiance. O destaque está na intenção.
16) Stridis. A faixa inicia sem guitarra, apenas baixo (em uma nota) e bateria, em seguida entra a voz e, logo após, a guitarra, já na parte B. É uma boa faixa, principalmente, na parte B, que é, o destaque. Poderia a composição toda soar como a parte B!
17) Massa Vald. A faixa inicia com um bom riff de guitarra com ligados, mas logo em seguida a composição se apresenta. Não é ruim, mas considero uma das que menos me agrada, mais lenta e com um desenho melódico da voz e harmonia sem nada de especial.
18) Vad Fan Tror Du?. O álbum finaliza com uma boa faixa, já bem embalada, mas com nada de especial, harmonia bem rock 'n' roll, mas soando como um street punk! Nada de mais, mas bacana!
Ouça o álbum e saiba o que me irrita!

Nenhum comentário :

Postar um comentário