quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Danzig - 6:66 Satan's Child (1999)

GÊNERO: Doom Metal
ORIGEM: EUA (Lodi - Bergen / Nova Jersey)
FORMAÇÃO:
Glenn Danzig (Vocal, guitarra, teclado, baixo)
Jeff Chambers (Guitarra)
Josh Lazie (Baixo)
Joey Castillo (Bateria)
.
Este é o sexto álbum do grupo, lançado pelo selo Evilive. Este é um álbum de transição do grupo, ou seja, estão saindo do industrial e entrando no doom metal, embora não seja tão evidente, ainda há traços do industrial, mas também lembra um pouco de stoner rock e new metal. Na verdade, não me agrada muito este álbum, considero um dos piores do grupo, apenas músicas arrastadas e lentas, com raras exceções, considero apenas duas músicas boas, não mais que isso. Também é o primeiro álbum em que a voz de Danzig foi gravada de maneira digital. Outra curiosidade é que este álbum possui duas capas diferentes, a versão mais conhecida (esta disponibilizada na postagem), criada por Simon Bisley, e outra da versão com cópias limitadas, arte criada por Martin Emond. Aliás, a arte da capa é o mais interessante do álbum!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Five Finger Crawl. O álbum inicia com a música de trabalho, a qual possui, inclusive, videoclip de divulgação. Apesar de lenta e arrastada, ainda é uma das melhores do álbum. Ela tem grandes flertes com o new metal na parte B, enquanto a parte A é um doom com groove, se é que podemos dizer assim!
2) Belly Of The Beast. Uma das músicas mais arrastadas do álbum, lembra bastante o grupo Melvins, uma mistura de new metal, doom metal e stoner rock, com refrão sing-a-long. Ela possui um clima bem "sombrio", o que é o ponto positivo da composição.
3) Lilin. Esta ainda mais arrastada que a faixa anterior, mantém quase as mesmas características, porém mais intenso, o que muda é que esta é mais doom e não tem elementos de new metal. Apesar da boa melodia vocal na parte B, não a considero uma boa composição.
4) Unspeakable. Considero esta uma das melhores faixas do álbum! Mais pesada, com um groove interessante e um pouco mais embalada que as demais. O vocal, na parte B, lembra um pouco os antigos projetos do cantor.
5) Cult Without A Name. A faixa inicia bem intimista, com um clima bastante "sombrio", porém, logo após, entram todos os instrumentos e tudo muda, o vocal tem mais empolgação e energia, porém o clima inicial reaparece, criando uma boa ambiguidade na dinâmica.
6) East Indian Devil (Kali's Song). Música com um bom groove e riff, mas nada empolgante, lembra bastante stoner rock, porém o vocal não agrada, assim como o baixo andamento, tornando-a uma composição interessante, mas sem empolgação.
7) Firemass. Esta música talvez seja a que tem mais influência do industrial, em todo álbum. É uma boa composição, considero-a interessante, mas não das melhores. A intenção e dinâmica são os grandes destaques.
8) Cold Eternal. Provavelmente a pior faixa do álbum. Lenta, com o vocal sussurrado, dinâmica leve, com raros momentos em que o vocal se solta um pouco mais, mas não o suficiente para tornar a composição agradável!
9) Satan's Child. Considero esta a melhor faixa do álbum! Com certeza a mais pesada, além de não ser das mais lentas. Tem a execução da harmonia bem marcada, lembrando um pouco de new metal. Porém o grande destaque é, com certeza, o refrão, com vocal bem enérgico!
10) Into The Mouth Of Abandonement. Outra faixa bem fraca, também uma das piores do álbum, com vocal sussurrado, bateria que parece eletrônica, sem distorção e energia, apenas no refrão, que é o destaque do arranjo.
11) Apokalips. Esta é uma faixa bem doom, com riffs que lembram bastante Black Sabbath, porém muito arrastado e lento. O baixo com distorção fica em evidência devido às pausas da guitarra. O refrão é o grande destaque, onde existe uma aceleração do andamento, mas não chega a ser o suficiente para tornar a faixa boa.
12) Thirteen. O álbum finaliza com uma composição feita em homenagem à Johnny Cash. Podemos dizer que é um blues doom! A faixa lembra as composições de Cash, mas com a característica de Danzig, não parecendo uma cópia, mas sim uma homenagem, como deveria ser. Boa faixa para finalizar o álbum!
Ouça o álbum e conheça a criança de Satã!

Nenhum comentário :

Postar um comentário