quinta-feira, 6 de setembro de 2018

CMX - Kolmikärki (1990)

GÊNERO: Hardcore Old School
ORIGEM: Finlândia (Tornio / Lapland)
FORMAÇÃO:
A.W. Yrjänä (Vocal, baixo)
Kimmo Suomalainen (Guitarra)
Pekka Kanniainen (Bateria)
.
Este é o primeiro álbum do grupo, e foi lançado pelo selo Bad Vugum. Eu o classifiquei como hardcore old school, pois é o estilo que mais aparece no álbum, porém isto pode ser discutido, já que existe uma mescla bem grande de gêneros, entre eles, hard rock, rock progressivo, música tribal, música indiana, e valsa! É um bom álbum, tem arranjos bem inusitados e inesperados em alguns trechos, de qualquer forma, as músicas são bem arranjadas e as composições bem elaboradas. O desenho melódico da voz, na minha opinião, é o grande destaque, assim como eventuais trechos que exigem sincronia entre os integrantes. O andamento das músicas é bem variado, existindo trechos mais velozes e outros menos. Vale a pena conferir este que é o pontapé inicial para uma carreira bem sucedida em seu país!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Johdatus Salatieteisiin. O álbum inicia com uma faixa que tem bem a característica de introdução, bem tribal, com tambores e instrumentos de percussão. É como se estivéssemos sendo levados para o meio da selva!
2) Sika Ja Perkele. A faixa inicia com um dedilhado na guitarra, mas logo em seguida, com a entrada dos demais instrumentos, a música já se torna um hardcore, lembra, um pouco MDC, mas com o arranjo mais trabalhado, existindo um trecho mais funk! Boa faixa.
3) Nahkaparturi. Considero esta uma das melhores do álbum. Não é muito veloz na parte A, mas tem um ótimo riff de guitarra, bem hard rock, enquanto a parte B é um hardcore, bem veloz. Existe uma ponte, entre as partes A e B, que é muito inspirado em Rush!
4) Kaikki Nämä Kädet. Esta é uma faixa bem trivial, nada de bom, mas também nada de ruim. Talvez o desenho melódico da voz seja o principal destaque. Ela tem trechos velozes, um hardcore, mas tem seus momentos mais lentos, bem rock.
5) Götterdämmerung. Esta faixa já é bem veloz. A considero uma boa faixa, principalmente no refrão, mas com nada de especial para considerá-la das melhores. O grande destaque está no arranjo, que consta com trechos bem trabalhados exigindo sincronia entre os músicos.
6) Kuolemattomuuden. A faixa do riff à la Dead Kennedys! O riff é o grande destaque da faixa, que no mais é um hardcore meio skate punk, com uma frase do baixo bem interessante. Enfim, difícil falar, muitas variações no arranjo, que por sinal, é o grande destaque, junto com o riff.
7) Pyydä Mahdotonta. Excelente faixa, esta é uma valsa executada apenas com o violão e um órgão, existindo bastante dissonância nos acordes. Mas o grande destaque está, com certeza, na melodia vocal, muito bem composta.
8) Pyörivät Sähkökonet. Considero esta faixa uma das melhores do álbum. Ela conta com a participação de Tepa Lukkarinen tocando guitarra. Com certeza a faixa mais hard rock de todo álbum, lembrando muito bandas como W.A.S.P. ou até AC/DC, mas sem grandes produções, ou seja, nenhuma faixa é "engordada" com overdubs ou algo do tipo!
9) Taivas Helvetti. Faixa bem embalada e veloz, com muitos efeitos no arranjo da guitarra. Aliás, bem original esta composição, com exceção do refrão, o qual é bem sing-a-long! Bom arranjo, existindo trechos que exigem sincronia.
10) Voittamaton. Considero esta a melhor faixa do álbum, embalada e com um ótimo desenho melódico, executado de maneira bem escrachada. Talvez a faixa mais cru de todo álbum, direto e reto!
11) Suuri Äiti. Se a faixa anterior eu considero a melhor do álbum, esta é a pior! Lenta, executada com dedilhado na guitarra, uma melodia que, não é ruim, mas, não agrada muito. Quando o dedilhado para, a música se mantém sem energia.
12) Kolmas Johannes. O início desta faixa me lembra bastante a música Maior Abandonado, do Cazuza, devido à frase da guitarra! Depois ela se torna um hardcore, bem veloz, com eventuais trechos com frases dos instrumentos.
13) Hiljaisuuden Pelko. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, principalmente devido ao arranjo, que é muito bem trabalhado e varia bastante, com frases e intenções. Na maior parte do tempo ela é um hardcore veloz, mas possui bastante variação.
14) Liekkisusi & Sulkakäärme. Se o álbum inicia nos levando para dentro da selva, ele finaliza nos levando até algum deserto na Índia! Música sem letra, baseando-se na ideia da música não temperada, explorando e abusando muito dos comas, ou microtons, na sua execução. Faixa bem característica para final de álbum.
Ouça o álbum de estreia do grupo e conheça o tridente!

Nenhum comentário :

Postar um comentário