quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Big Cyc - Nie Wierzcie Elektrykom! (1991)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Polônia (Lódz / Lódz)
FORMAÇÃO:
Krysztof Skiba (Vocal)
Piekny Roman (Guitarra)
Dzej Dzej - Jacek Jedrzejak (Baixo)
Dzery - Jaroslaw Lis (Bateria)
.
Este é o segundo álbum da carreira do grupo, lançado pelo selo Polskie Nagrania. É um punk rock estilo inglês, porém bem lento, e possui algumas pitadas de Oi! e reggae. É um bom álbum, mas nada empolgante, o mais curioso está na arte da capa, a qual faz uma alusão ao então presidente da Polônia, Lech Walesa, representado na capa com uma roupa de super-herói e um patch da Playboy, sendo que ele costumava usar uma imagem da Virgem Maria, enquanto a tradução do título é: "não confie no eletricista", a profissão do presidente. Uma boa sacada, bem criativa! Aliás, é uma característica do grupo suas letras cheias de sátiras! O álbum se passa em forma de programa de rádio em que Skiba, o vocalista, dialoga com Konjo (Pawel Konnak), convidado como participação especial, todas as faixas começam assim. Considero uma música realmente boa, as demais são bacanas, nada de ruins, mas nada de mais também, de qualquer forma vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Marian - Wierny Kibic. A faixa de abertura do álbum começa como a maioria das músicas, um punk rock bem ao estilo das bandas britânicas do final da década de 70. Um bom riff de guitarra na parte A e um refrão sing-a-long! Tecnicamente, nada de mais, bem simples.
2) Chrzescijanscy Kanibale. Esta faixa possui as mesmas características que a anterior, porém mais lenta, sem o riff bacana da guitarra e sem o refrão sing-a-long! Não é das minhas músicas prediletas, há melhores!
3) Oszukani Partyzanci. Se há melhores, nenhuma é mais do que esta! Sem sombra de dúvidas a melhor faixa do álbum, realmente boa, a única música acelerada e embalada de todo álbum, a mais veloz! Com exceção do refrão, esta música me lembra bastante Replicantes! Realmente vale a pena ouvir!
4) Nie Ma Tu Nikogo. Eis aqui a balada do álbum! Aquela típica balada dos filmes de baile de debutantes dos filmes da Sessão da Tarde! Um compasso composto (6/8) bem lento, com alguma distorção no refrão, que é bem sing-a-long.
5) Polacy. Esta é a música de trabalho do álbum, pois possui videoclip de divulgação. Tem as mesmas características das duas primeiras faixas do álbum, mais no embalo da primeira, mas com uma harmonia executada de maneira pausada na parte A. Boa faixa.
6) Bialy Mis. Considero esta a segunda melhor faixa do álbum, embora ela seja uma "arriada" em bandas de hard rock como AC/DC, tanto que no final eles tocam Smoke On The Water, do Deep Purple, hardcore! A música começa em um compasso composto, mas depois ela se transforma em um hard rock bem padrão, muito bom. Marek Piekarczyk é o responsável pelo vocal, fazendo uma participação especial. Vale a pena conferir!
7) Kanar?. De volta ao mesmo punk rock de antes! Simples, lento e ao estilo inglês! O destaque da faixa está no refrão, embora também não tenha nada de especial. Boa música, mas não das melhores!
8) Ruskie Ida!. Outro punk rock, lento, ao estilo britânico, porém esta tem um arranjo de guitarra bem interessante na introdução, o problema é que se mantem lenta, mudando a intenção no momento do refrão, que é bem Sing-a-long!
9) Nie Wierzcie Elektrykom!. A faixa título do álbum é uma das melhores, na minha opinião. Ela mantém a mesma característica da maioria das demais faixas, porém possui uma harmonia e melodia mais interessantes! O refrão, também bem sing-a-long, mantém o mesmo clima, existindo uma ponte bem interessante, apesar de simples. Vale a pena conferir!
10) Karel Rege. Esta é a faixa que finaliza o álbum, e é um reggae! Existe instrumentos de sopro, simulados no teclado, no arranjo, em que tem a parte A bem interessante, em modo menor, mas a modulada na parte B acaba estragando a composição, que seria bem melhor sem ela! De qualquer forma, é uma boa música para finalizar o álbum, das 10 faixas, com certeza a mais adequada!
Escute o álbum da grande teta e veja se vale a pena confiar no eletricista ou não!

Nenhum comentário :

Postar um comentário