segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Atrack - Situações Criadas Por Você (2003)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: Brasil (Porto Alegre / Rio Grande Do Sul)
FORMAÇÃO:
Felipe Lazzari (Vocal)
Geison (Guitarra)
Luciano (Guitarra)
Carlos Martins (Baixo)
Moskito - Diego Fonseca (Bateria)
.
Este é o segundo álbum do grupo, lançado pelo selo Orphan após 1 álbum e 3 demos. Fui o responsável por gravar as linhas de baixo para este álbum. Foi uma época em que fizemos muitos shows e, na minha opinião, é o melhor álbum da carreira do grupo, o mais hardcore apesar de ter algumas faixas mais pop. No mais é um álbum que alterna uma música veloz e uma mais lenta e pop. Eu gostava mais de tocar as músicas velozes, o que é perceptível pela construção do arranjo. Gravamos no estúdio 1000. Era bacana tocar com a banda nesta época: muitas risadas e histórias para contar! Vale a pena ouvir o álbum!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Mau Tempo. O álbum inicia com o som de uma caixinha de música e logo após entram os instrumentos. Me lembro que a primeira vez que ouvi a música, a introdução me lembrava muito a música do programa infantil Disney Club que passava no SBT anos antes da gravação do álbum. Era a minha referência! Talvez esta seja a única faixa mais pop do álbum em que acabei trabalhando bem as linhas de baixo. Realmente gostava de tocar esta música nos shows, bem divertida!
2) Carapuça. Uma das melhores do álbum na minha opinião. Lembro do Felipe dizer que esta música foi endereçada à alguém. Ainda lembro-me quem, mas não cabe dizer aqui! É uma música veloz, mas que possui trechos cadenciados, variando bastante a dinâmica da música. Gostava de tocar esta faixa, tanto que creio ter preenchido bem os espaços. Até slap cheguei a usar no início e no final da música. Vale a pena conferir!
3) 18 Anos. Outra faixa mais pop. Não era das minhas preferidas, mas também não achava das piores. Era legal tocar, fiz o arranjo com bastante legato, o que era divertido tocar! Como não era das minhas músicas preferidas, não me puxei muito no arranjo!
4) Vício Democrático. Também conhecida como a música do tã! Lembro-me de chamá-la de tã por causa do início: "aquela que começa com tã..." e acabou pegando o apelido! Considero a melhor música do grupo em toda carreira, era minha música predileta para tocar, percebe-se pelo arranjo que está bem trabalhado. No palco eu ia à loucura tocando esse som, era muita energia! Não deixe de ouvir!
5) Morrendo. Também conhecida como a música do Cláudio! Não me perguntem por quê, até hoje não descobri, aliás, nem sei se existe algum Cláudio! Isso foi coisa do Felipe! Era a música que me lembrava do CPM 22, pois a harmonia é igual à Regina Let's Go!. Não achava das melhores, mas gostei do arranjo que criei, era divertido tocar, nada de especial, mas bem desenhado.
6) Estressado. Com certeza uma das melhores do álbum e do grupo. Creio ser esta a música mais pesada do grupo, realmente excelente! Me lembro de ter me surpreendido quando o Felipe apresentou-a, não tinha nada a ver com as demais músicas do grupo. Como adorava tocar esta música, criei uma linha que adorava executar, e, talvez, a linha de baixo mais difícil de tocar de todas que criei para o álbum, muito em função da velocidade. Nos shows era ainda mais rápido! Culpa do Moskito!
7) Jane Lee. Acho esta a pior música do álbum, mas foi a faixa que foi escolhida para gravar um videoclip, lembro de ter discutido bastante para que escolhêssemos outra música para o clip, mas não teve jeito! Aliás, passei meu aniversário de 23 anos gravando este clip, já que foi gravado no dia do meu aniversário, 29 de Maio. A grua que tinha para gravar foi surpreendente, mesmo sendo uma grua pré-histórica! Fiz uma linha bem simples, porém marcante.
8) Dezembro. Sempre gostei muito de tocar esta música e se tem alguma coisa que não consegui engolir até hoje foi o fato de nunca termos tocado esta música ao vivo. Como ela é longa, o Moskito cansava bastante e era o primeiro a dizer para não colocá-la no set list. A introdução do baixo foi feita de qualquer forma no estúdio, se não me engano em um que tinha em frente ao estádio Beira-Rio, quando o Felipe disse: "faz uma introdução para esta música", então fiz isso que vocês ouvem no álbum! O que saiu na primeira ideia que tive foi a que se manteve!
9) Anfetamina. Não criei nenhuma linha para esta música, pois esta é uma música que já havia sido gravada na demo Histórias Da Vida In Geral, porém com outro nome e outra letra. Quis ser fiel à versão original, por isso não me puxei. É uma música bacana, mas longe de ser das melhores!
10) Atrack. Outra música que me surpreendeu bastante quando apresentada, muito pesada, quase um Nu Metal em algumas partes, não lembra em nada as demais músicas do grupo. Realmente muito boa faixa. Não me puxei muito no arranjo, pois a música por si só já tem uma pegada bem veloz e furiosa, embora acredito ter preenchido bem alguns espaços, além de incluir o uso do slap na introdução. Vale a pena conferir!
11) Longe Da Califórnia. Esta foi a última música a ficar pronta para o álbum, aliás, ela ficou pronta uma semana antes da gravação, e como não pude ir nos últimos ensaios, nunca tinha tocado a música do início ao fim. O trecho a partir do reggae foi feito no estúdio no dia da gravação. Foi a única música que pedi para tocar uma vez junto com a guia antes de gravar, já que não sabia como finalizava! Ouvindo depois de pronto, achei que poderia ter ficado melhor, mas valeu, já que foi de primeira!
12) Andando Na Praia. Outra música da demo Histórias Da Vida In Geral. Não criei um arranjo muito trabalhado por tentar ser fiel à versão original. Uma boa música para finalizar o álbum. Nada de especial, mas bacana!
Ouça Situações Criadas Por Você e curta a banda em seu melhor momento!

Nenhum comentário :

Postar um comentário