sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

John Patitucci - Heart Of The Bass (1992)

GÊNERO: Clássico
ORIGEM: EUA (Nova York / Nova York)
FORMAÇÃO:
John Patitucci (Baixo, baixo acústico)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 90 bpm. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido à variações de cadência, pausas e arranjos específicos de cada instrumento, em especial do baixo, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura baixa e extensão elevada, existindo saltos de até uma oitava de distância, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia possui frequentes dissonâncias e acordes de passagem oriundos de empréstimo tonal ou modal, bem como acordes com função de dominante. Destaque para as participações de Ralph Morrison, Arnold Belnick, Jacqueline Brand, Clayton Haslop, e Sheldon Sanov tocando violino; Sheridon Stokes tocando flauta; Chick Corea tocando piano e teclado; John Beasley tocando piano; David Campbell, Brian Dembow, e Roland Kato tocando viola; Gary Foster tocando clarinete; Earl Dumler tocando oboé; David Duke, e Brad Warnaar tocando trompa; Ron Jannelli tocando fagote; Paula Hochhalter, Dennis Karmazyn, e David H. Speltz tocando violoncelo; e Alex Acuña tocando percussão.
.
DESTAQUE: Mullagh
Música com compasso quaternário, tonalidade de D (Ré Maior), e forma  A-B-C-A-B-D-A'-B'-A. O ritmo possui certa densidade, principalmente devido à arranjos específicos do baixo, mantendo a figura da semi-colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura baixa e extensão elevada, existindo saltos de até uma oitava de distância, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada com frases utilizando as escalas dos acordes, existindo um acorde de passagem oriundo de função de dominante, sendo em A: I, em B: I-V-IV-V, em C: I-V-I, e em D: V-SubV-I.

Nenhum comentário :

Postar um comentário