segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Jesus And Mary Chain - Darklands (1987)



GÊNERO: Pós Punk
ORIGEM: Escócia (East Killbride / Lanarkshire)
FORMAÇÃO:
Jim Reid (Vocal, guitarra, baixo, bateria programada)
William Reid (Vocal, guitarra, baixo, bateria programada)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 85 bpm. O ritmo é pouco denso, sendo elevado devido à eventuais variações de cadência, mantendo a figura da semínima como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura baixa e extensão pouco elevada, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada em power chords e acordes com a inclusão da terça ou dissonâncias, existindo eventuais riffs de guitarra que ajudam a  caracterizar a harmonia em questão. Destaque para a execução dos arranjos vocais por Jim Reid.
.
DESTAQUE: Fall
Música com compasso quaternário, tonalidade de Bbm (Si bemol menor), e forma  A-B-C-D-A'-C. O ritmo é pouco denso, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura baixa e extensão pouco elevada, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, sendo em A: I-VI-VII-I-VI-III-I, em B: I-VI-VII-I-VI-III-I-VI-I-IV-III, em C: I-III-IV, e em D: I-VI-I-IV-III.

Um comentário :

  1. Esse aí é clássico! Pra quem gosta de Sadocore, Shoegazing ou Post-Rock esse álbum é um prato cheio. Boa postagem assim como a dos compatriotas Mod do The Jam. Valeu!

    ResponderExcluir