ORIGEM: Canadá (Toronto / Ontario)
FORMAÇÃO:
Geddy Lee (Vocal, sintetizador, baixo)
Alex Lifeson (Guitarra)
Neil Peart (Bateria, percussão)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 100 bpm. O ritmo é extremamente denso, entre os fatores que ajudam a elevá-la, os principais são as acentuações fora do tempo forte, de maneira frequente; antecipações, pausas de pequena e longa duração, arranjos específicos de cada instrumento, principalmente a bateria, destacando a sincronia existente entre os músicos, principalmente, baixo e bateria, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha bastante, geralmente, por graus conjuntos, existindo saltos de até uma quinta de distância, possuindo altura elevada e extensão pouco elevada, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada, em sua maioria, por acordes com a inclusão da terça e dissonâncias, estes executados, às vezes, de maneira arpejada, eventualmente, existindo power chords, além de frequentes riffs de guitarra e linhas de baixo que ajudam a caracterizar a harmonia em questão, existindo eventuais acordesde passagem. Destaque para a participação de Rupert Hine no teclado.
.
DESTAQUE: Show Don't Tell
Música com compasso quaternário, tonalidade de AM (Lá menor) e forma I-A-B-C-A-B-C-D-B'-C'. O ritmo é extremamente denso, principalmente em B e na introdução (I), existindo frequentes antecipações e acentuações fora do tempo forte, além de frequentes pausas de pequena duração,mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha bastante, geralmente, por graus conjuntos, existindo saltos de até uma quinta de distância, possuindo altura elevada e extensão pouco elevada, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é exceutada, em sua maioria, por acordes com a inclusão da terça e dissonâncias, geralmente, de maneira arpejada, existindo eventuais power chords, estes de maneira invertida em B e na introdução (I), além de eventuais riffs de guitarra e frequentes linhas de baixo que ajudam a cracterizar a harmonia em questão, sendo em A: i-III-iv-VII-i-VI-III-VII, em B: i7/11-VII5(6/4)-VI5(6/4)-V5(6/4)-i7/11-iv7/11-IV13-I5(6/4)-II5(6/4)-I5(6/4), em C: IV-III, e em D: i-VI-i-VI-III-VII. A introdução (I) nada mais é do que B executado com arranjo diferente, existindo um riff após o power chord do quinto grau com as notas Dó, Si, Sol, Fá#, Sol, Lá, Dó, Lá. Antes de D existe uma ponte onde é executada a progressão i-VI-III-VII-IV-VI-i-VI-III-VII.
Nenhum comentário :
Postar um comentário