segunda-feira, 6 de julho de 2009

Infectious Grooves - Sarsippius' Ark (Limited Edition) (1993)

GÊNERO: Funk Metal
ORIGEM: EUA (Venice - Los Angeles / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Mike Muir (Vocal)
Dean Pleasants (Guitarra)
Adam Siegel (Guitarra)
Dave Dunn (Teclado)
Robert Trujillo (Baixo)
Josh Freese (Bateria)
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O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 110 bpm. O ritmo é extremamente denso, incluindo constantes variações de cadência, constantes acentuações no tempo fraco e/ou contratempo, figuras ritmicas bem variadas, sendo aprimorado pelos arranjos dos instrumentos, em especial o baixo e a bateria, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, dificilmente ocorrendo saltos longos, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência, possuindo extensão pouco elevada e altura elevada, sendo frequente os trechos com improvisação. A harmonia é executada por power chords e acordes com a inclusão da terça e/ou dissonâncias, estes executados com bastante swing e, geralmente, com a inclusão de efeitos, especialmente o Wah-Wah. Destaque para os arranjos e execuções do contrabaixo executado por Robert Trujillo.
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DESTAQUE: You Pick Me Up (Just To Throw Me Down) "Therapy"
Música com compasso quaternário, tonalidade de Am (Lá menor) e forma I-A-B-A-B-A-C-A'-B'-A''-B-I'-A'''. O ritmo é extremamente denso, existindo constantes acentuações no tempo fraco e/ou contratempo, principalmente devido aos arranjos específicos de cada instrumento, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha por graus conjuntos, possuindo extensão elevada devido à variação da altura de A para B, não existindo saltos longos, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada com bastante swing, acordes com a inclusão da terça, efeitos na guitarra, com exceção de C que é executado em power chords, sendo a introdução (I): i-III-iv, em A: i, em B: VII, e em C: V/vii-IV/vii-V/vii-VI/vii-V/vii-IV/vii-V/vii. Entre C e A' e entre B e I' existe uma ponte, onde nada mais é do que o acorde do primeiro grau executado de maneira pausada e uma frase executada pelo baixo, respectivamente.

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