quinta-feira, 10 de junho de 2021

Não São Paulo - 2 (1987)

GÊNEROS: Pós Punk / Funk Metal / Punk Rock
ORIGEM: Brasil (São Paulo / São Paulo)
BANDAS: Nau / Gueto / 365 / Vultos
.
Esta é a segunda, e última, coletânea da série, lançada pelo selo Baratos Afins. É uma boa coletânea, importante para a época, ajudando a divulgar algumas importantes bandas da época. A versão original, em LP, possui 8 faixas, a versão em CD conta com 5 faixas bônus, 4 delas descritas na lista de músicas e uma escondida, surgindo após um grande espaço em branco após a faixa 12. As faixas bônus são todas versões ao vivo, uma de cada um dos grupos presentes na coletânea, sendo a faixa escondida, uma quarta faixa do grupo Gueto. As faixas não são muito velozes, mas possuem bons arranjos e intenções, fugindo do convencional. A coletânea conta com uma faixa cover, na verdade, duas faixas cover, porém a mesma composição, uma na versão de estúdio e outra na versão ao vivo.
.
FAIXA A FAIXA:
1) NAU - Madame Oráculo. A coletânea inicia com a banda que menos me agrada, embora não seja ruim. Uma intenção pós punk, mas com pitadas de funk metal. Não muito embalada, com as guitarras com bastante swing e frequentes pausas, possuindo um baixo com eventuais slaps. Destaque para o arranjo e intenção.
2) GUETO - Fotografia. Esta é uma das faixas que considero das melhores. Na verdade considero o Gueto a melhor banda da coletânea. Esta é um funk metal, com um bom embalo, apesar de o arranjo de guitarra dar uma "freiada" neste embalo. Destaque para a parte A e a execução do vocal.
3) 365 - 31 De Março. Esta é outra faixa que considero das melhores. Um punk rock suave, mais leve, com pouca distorção nas guitarras e bastante chorus. O refrão já soa mais punk rock que a parte A, possuindo pitadas de funk e groove. Com um bom embalo, o destaque está no refrão e no arranjo de guitarra.
4) VULTOS - O Analista. Considero esta a melhor faixa da coletânea. Bastante embalada, embora não muito veloz, esta é bem punk rock. Destaque para o desenho melódico da voz e a parte A, embora o solo de guitarra mereça atenção devido ao seu arranjo pouco convencional.
5) GUETO - Luta. Outra boa composição, bem funk metal, com muito groove e swing, vocal grave e um bom arranjo de guitarra, o destaque está no trabalho de dinâmica, possuindo, inclusive, instrumentos de percussão.
6) VULTOS - Farsantes Amantes. Esta faixa, ao contrário da faixa anterior do grupo, soa bem pós punk, com um arranjo de guitarra com bastante swing, sendo o destaque a inclusão de um trompete no arranjo. Não muito veloz e nem muito embalada, mas com uma boa intenção.
7) NAU - Sofro. Mais uma composição bem pós punk, com um arranjo pouco convencional, uma intenção bem diferenciada, porém bem definida. O curioso é que a letra desta composição foi retirada de um poema do poeta português Fernando Pessoa.
8) 365 - Grândola, Vila Morena. Esta é a faixa cover da coletânea. Esta é uma música composta e gravada pelo músico português Zeca Afonso, em 1973. Esta versão é bem diferente da original, soando bem punk rock, talvez a faixa mais punk rock da coletânea.
9) NAU - Madame Oráculo (Ao Vivo). Aqui iniciam as faixas bônus. As características desta faixa estão descritas na faixa 1, a diferença está no vocal que está mais expressivo.
10) VULTOS - Farsantes Amantes (Ao Vivo). As características desta composição estão descritas na faixa 6. Bem semelhante as versões, inclusive com a inclusão do trompete.
11) GUETO - Luta (Ao Vivo). Considero esta uma das melhores faixas da coletânea. As características estão descritas na faixa 5, porém prefiro esta versão, soa mais pesada, principalmente, devido ao arranjo de guitarra.
12) 365 - Grândola, Vila Morena (Demo). Esta é a segunda faixa cover, porém é a mesma composição da faixa 8, as características estão descritas lá. Versão bastante semelhante à faixa 8, porém com uma qualidade pior.
13) GUETO - Esse Homem É Você. Esta é a faixa escondida da coletânea. É uma versão ao vivo de uma das faixas do primeiro álbum do grupo. Uma excelente intenção, bem intimista, com uma linha de baixo bem minimalista, muito groove e bastante liberdade para o arranjo de guitarra.

Nenhum comentário :

Postar um comentário