quarta-feira, 30 de junho de 2010

Corpo Difusor - Corpo Difusor (2004)

GÊNERO: Street Punk
ORIGEM: Brasil (Montenegro / Rio Grande Do Sul)
FORMAÇÃO:
Gordo (Vocal)
Major (Guitarra)
Pigozo (Baixo)
Bonini (Bateria)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 115 bpm. O ritmo é pouco denso apesar das frequentes síncopas, sendo elevado, principalmente, devido à eventuais pausas e arranjos específicos de cada instrumento, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha pouco, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo a tônica e quinta do acorde como referência. A harmonia é executada toda em power chords, existindo eventuais linhas de baixo e riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para a execução dos arranjos de bateria por Bonini.
.
DESTAQUE: Mas Bah, Tchê!
Música com compasso quaternário, tonalidade de G (Sol Maior) e forma A-B-C-D-A'-A-B-C-D-A'-A''-B'. O ritmo é pouco denso apesar das frequentes síncopas, sendo elevado, principalmente, devido à pausas e arranjos específicos de cada instrumento, em especial da bateria e baixo, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha pouco, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo a tônica e quinta do acorde como referência. A harmonia é executada toda em power chords, sendo em A: I-V-II, em B: I-VII-I-VII-I-II-I-VII-III-VI, em C: II-I-V-III-VI, e em D: II-VI/ii-VI/ii. D está no segundo grau, em Lá menor.

domingo, 27 de junho de 2010

Confusion - Confusion (1997)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: Brasil (Curitiba / Paraná)
FORMAÇÃO:
Fabian (Vocal)
Rafael Acras (Guitarra)
Márcio Pilatti (Guitarra)
Rodrigo Acras (Baixo)
Kleber (Bateria)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 110 bpm. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido às variações de cadência, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda empower chords, existindo eventuais intervalos de terça e acordes com a inclusão da terça, além de frequentes riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para a execução dos arranjos vocais por Fabian.
.
DESTAQUE: That Kid Is Me
Música com compasso quaternário, tonalidade de Bm (Si menor) e forma I-A-B-A'-A''-A'. O ritmo é pouco denso apesar das constantes síncopas, sendo elevado, principalmente, devido à variação de cadência em B e A'', além das pausas de pequena duração em A', mantendo a figura da colceia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonlaidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, sendo em A: I-VI-VII-I-VI-VII-I-VI-V, e em B: I-VI-I-VI-V. A introdução (I) nada mais é do que A executado de maneira solo pelo baixo.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Cólera - Ao Vivo (1985)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Brasil (São Paulo / São Paulo)
FORMAÇÃO:
Redson - Edson Pozzi (Vocal, guitarra)
Val - Valdemir Pinheiro (Baixo)
Pierre - Carlos Pozzi (Bateria)
.
O Ep possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 115 bpm. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à arranjos específicos de cada instrumento, em especial da guitarra, além de eventuais acentuações, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, existindo frequentes riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para a execução dos arranjos de guitarra por Redson.
.
DESTAQUE: Funcionários
Música com compasso quaternário, tonalidade de Am (Lá menor) e forma I-A-B-A'-C-A-B-A'-C-A''-A-B-A'-C-A'. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido às antecipações e pausas de pequena duração em B, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, sendo em A: I-V-IV-II-III-II, em B: III-IV, e em C: VI-VII-I-VI-V-I. A introdução (I) nada mais é do que C executado com arranjos diferente.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Coffinshakers - We Are The Undead (1999)

GÊNERO: Psychobilly
ORIGEM: Suécia (Karlstad / Värmland)
FORMAÇÃO:
Rob Coffinshaker (Vocal, guitarra)
Dr. Fang (Guitarra)
Joe Undertaker (Baixo)
Andy Bones (Bateria)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário, eventualmente binário composto, e andamento médio de 100 bpm. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à arranjos específicos de cada instrumento, em especial da bateria, além de eventuais pausas, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura baixa e extensão pouco elevada, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada com power chords e acordes com a inclusão da terça, existindo acordes de passagem com função de dominante. Destaque para a execução dos arranjos vocais por Rob Coffinshaker.
.
DESTAQUE: You Don't Know
Música com compasso quaternário, tonalidade de Am (Lá menor) e forma I-A-B-A-B'-B. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à arranjos específicos, em especial, da bateria, além de eventuais pausas, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente,por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada dentro do campo harmônico da tonalidade original, existindo um acorde de passagem oriundo da função de dominante no quinto grau, além de frequente riff de guitarra que ajuda a caracetrizar a harmonia em questão, sendo em A: i-iv-i-V-i-iv-i-iv, e em B: iv-i-iv-i-iv. A introdução (I) nada mais é do que o frequente riff de guitarra, existente em A e B, executado de maneira solo pela guitarra. O riff é com as notas Lá, Dó, Ré e Mi.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Chaotic Dischord - Fuck Religion, Fuck Politics, Fuck The Lot Of You! (1983)

GÊNERO: D-Beat
ORIGEM: Inglaterra (Bristol - Bristol / South West)
FORMAÇÃO:
Ransid - Bambi (Vocal)
Pox - Dave Bateman (Guitarra)
Ampex - Igor (Baixo)
Evo Stix - Shane Baldwin (Bateria)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 110 bpm. O ritmo é pouco denso, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha pouco, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo a tônica e quinta da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords. Destaque para a execução dos arranjos vocais por Ransid.
.
DESTAQUE: Fuck Religion, Fuck Politics, Fuck The Lot Of You!
Música com compasso quaternário, tonalidade de Fm (Fá menor) e forma I-A-B-A-B-A-B'-A-B-A-B'-A-B-A'-B'. O ritmo é pouco denso, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha pouco, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo a quinta da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, sendo em A: IV-III-I-III, e em B: I. A introdução (I) nada mais é do que A executado com arranjo diferente.

sábado, 19 de junho de 2010

Buzzoven - To A Frown (1993)

GÊNERO: Sludge Metal
ORIGEM: EUA (Wilmington - New Hanover / Carolina Do Norte)
FORMAÇÃO:
Kirk Fisher (Vocal, guitarra)
Igor (Baixo)
Ashley Williamson (Bateria)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 90 bpm. Os instrumentos de corda estão afinados meio tom abaixo do padrão. O ritmo é pouco denso, sendo elevado em eventuais trechos devido à acentuações fora do tempo forte, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha pouco, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão elevados, mantendo a tônica e quinta da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, existindo eventuais riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para a execução dos arranjos de guitarra por Kirk Fisher.
.
DESTAQUE: Shove
Música com compasso quaternário, sem tonalidade definida e forma I-A-B-A-B. O ritmo é pouco denso, sendo elevado devido às acentuações no contratempo em A, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha pouco, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo a tônica e quinta da harmonia em questão como referência. A harmonia é executada toda em power chords, sendo em A: D#5-A5, e em B: D#5-F#5-E5-F#5. A introdução (I) nada mais é do que A executado de maneira solo pelo baixo.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Buzzcocks - Trade Test Transmissions (1993)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Inglaterra (Bolton - Greater Manchester / North West)
FORMAÇÃO:
Pete Shelley (Vocal, guitarra)
Steve Diggle (Vocal, guitarra)
Tony Barber (Baixo)
Philip Barker (Bateria)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 105 bpm. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à arranjos específicos de cada instrumento, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada, quase toda, em power chords, existindo eventuais trechos onde acordes com a inclusão da terça são executados, às vezes, de maneira arpejada, além de frequentes riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para a execução dos arranjos vocais por Pete Shelley.
.
DESTAQUE: Alive Tonight
Música com compasso quaternário, tonalidade de Am (Lá menor) e forma I-A-B-C-A-B-C-A'-B-C-A''. O ritmo é pouco denso, sendo elevado devido à arranjos específicos de cada instrumento, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, existindo frequentes riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão, sendo em A: I-III-IV, em B: II-I, e em C: I-VII-I-III-IV-I-III-IV. A introdução (I) nada mais é do que A executado com arranjo diferente. Após a segunda vez de C existe uma ponte, onde a progressão A5-G5-C5-D5 é executada.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Butthole Surfers - Electriclarryland (1996)

GÊNERO: Indie
ORIGEM: EUA (San Antonio - Bexar / Texas)
FORMAÇÃO:
Gibby Haynes (Vocal)
Paul Leary (Guitarra)
King Coffey (Bateria)
.
O álbum possui músicas comcompasso quaternário e andamento médio de 100 bpm. O ritmo é pouco denso, sendo elevado em eventuais trechos,principalmente, devido à antecipações ou arranjos específicos de cada instrumento, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha pouco, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A melodia é executada, em sua maioria, dentro do campo harmônico da tonalidade original, existindo frequentes execuções arpejadas, além da inclusão de dissonâncias, bem como frequentes power chords. Destaque para as participações de Andrew Weiss e Bill Carter tocando baixo, John Hagen tocando violoncelo, Fooch tocando guitarra, Mark Eddinger tocando teclado, e Danno Saratak executando as baterias programadas.
.
DESTAQUE: Cough Syrup
Música com compasso quaternário, tonalidade de Em (Mi menor) e forma I-A-B-A-B-A'-C. O ritmo é pouco denso, mantendo a figura dacolcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade como referência. A harmonia é executada toda dentro do campo harmônico da tonalidade original, sendo em A: i-III, em B: III-VII-i-VII-VI-i, e em C: VI-VII-i-III-VII-i. A introdução (I) nada mais é do que A executado de maneira solo pela guitarra.

domingo, 13 de junho de 2010

Bones Brigade - Endless Bummer (2005)

GÊNERO: Crossover
ORIGEM: EUA (Boston - Suffolk / Massachusetts)
FORMAÇÃO:
Bri Smoke (Vocal)
DTW (Guitarra)
Hessian (Guitarra)
Skullz (Baixo)
Mullet (Bateria)
.
O álbum possui múysicas com compasso quaternário e andamento médio de 120 bpm. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à arranjos específicos de cada instrumento, em especial da guitarra, mantendo a figura da semi-colcheia como a mais frequente. A melodia caminha pouco, geralmente, por grau conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo a tônica e quinta da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, existindo frequentes riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para a execução dos arranjos de guitarra.
.
DESTAQUE: Grey Zone
Música com compasso quaternário, tonalidade de G#m (Sol sustenido menor) e forma A-B-C-B-A-A'-B'-C'. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido às antecipações em B, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha pouco, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo a tônica e quinta da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, existindo acordes de passagem em C oriundo de cromatismo, sendo em A: I-III-VII-I-III-IV, em B: I-VI-III-VII-IV, e em C: I-III-IV-I-III-IV-I-III-IV-Cr-IV-III.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Blowfly - For President (1988)

GÊNERO: Miami Bass
ORIGEM: EUA (Cochran - Bleckley / Geórgia)
FORMAÇÃO:
Blowfly - Clarence Reid (Vocal, sampler)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 95 bpm. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido às pausas de pequena duração e acentuações fora do tempo forte, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha pouco, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo a tônica e quinta da tonalidade como referência. A harmonia é executada dentro do campo harmônico da tonalidade original, existindo eventuai frases do teclado que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para os arranjos das músicas.
.
DESTAQUE: Blowfly's ABC's
Música com compasso quaternário, tonalidade de Em (Mi menor) e forma A-B-A-B-A-B'. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido às acentuações fora do tempo forte e levadas sincopadas da condução, além de eventuais arranjos percussivos, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha pouco, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo a tônica e quinta da tonalidade como referência. A harmonia é executada dentro do campo harmônico da tonalidade original, existindo frequente riff de teclado em B que ajuda a caracterizar a harmonia em questão, sendo em B: i-VII. A não possui arranjo harmônico.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Blink-182 - Take Off Your Pants & Jacket (2001)

GÊNERO: Pop Punk
ORIGEM: EUA (Poway - San Diego / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Tom DeLonge (Vocal, guitarra)
Mark Hoppus (Vocal, baixo)
Travis Barker (Bateria)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 110 bpm. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido às variações de cadência e arranjos específicos de cada instrumento, em especial da bateria, além de acentuações fora do tempo forte ou pausas de pequena duração, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada, quase toda, em power chords, existindo frequentes intervalos de terça e execução arpejada, eventualmente com dissonâncias, além de frequentes riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para a participação de Roger Joseph Manning Jr tocando teclado.
.
DESTAQUE: The Rock Show
Música com compasso quaternário, tonalidade de A (Lá Maior) e forma A-A'-A-A'-B-A-A'-B-C-B-A''. O ritmo é pouco denso, sendo elevado em eventuais trechos devido à pausas de pequena duração, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensãopouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, estes, eventualmente, executados de maneira arpejada, além de existir frequente riff de guitarra em A que ajuda a caracterizar a harmonia em questão, sendo em A: I-IV-V, em B: I-VI-IV-I-VI-IV-V-IV-V-IV-I, e em C: VI-IV-I-V-VI-IV-I-V-IV. Após primeira vez de A existe uma ponte, onde nada mais é do que a execução do power chord do quinto grau.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Black Sabbath - Forbidden (1995)

GÊNERO: Hard Rock
ORIGEM: Inglaterra (Birmingham - West Midlands / West Midlands)
FORMAÇÃO:
Tony Martin (Vocal)
Tony Iommi (Guitarra)
Geoff Nicholls (Teclado)
Neil Murray (Baixo)
Cozy Powell (Bateria)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e uma faixa com compasso em 7. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido à arranjos específicos de cada instrumento, em especial da guitarra, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por grausconjuntos, existindo saltos de até uma oitava de distância, possuindo altura e extensão elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é, quase toda, executada em power chords, existindo trechos onde acordes com a inclusão da terça e dissonâncias são executados, às vezes, de maneira arpejada, existindo eventuais inversões e frequentes riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para a participação de Ice-T no vocal.
.
DESTAQUE: Get A Grip
Música com compasso quaternário, tonalidade de F#m (Fá sustenido menor) e forma A-B-A'-B-C-A''-B-C-D. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido às variações de cadência e acentuações fora do tempo forte, além dos arranjos específicos de cada instrumento, em especial da guitarra, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão elevados, mantendo as notas da tríade do acorde como referência. A harmonia é executada toda em power chords, existindo cromatismo em C, além de frequentes riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a hamonia em questão, sendo em A: VII-IV, em B: I-III-II-III-V-IV-III-IV, em C: III-II-IV-Cr-III-II-IV, e em D: II-I-IV-II-I-IV-II. Em A existe um constante riff com as notas Mi, Lá e Fá#. Em D existe um riff no último acorde do segundo grau.

sábado, 5 de junho de 2010

Bigwig - Un-Merry Melodies (1997)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: EUA (Nutley - Essex / Nova Jersey)
FORMAÇÃO:
Tom Petta (Vocal, guitarra)
Josh Farrell (Guitarra)
John Castaldo (Baixo)
Dan Rominski (Bateria)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 120 bpm. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido à arranjos específicos de cada instrumento, bem como pausas de pequena duração, acentuações fora do tempo forte ou contratempo, além das frequentes síncopas, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, existindo saltos de até uma quinta de distância, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada, quase toda, por power chords, existindo eventuais trechos onde acordes com a inclusão da terça são executados, além de inversões, dissonâncias e frequentes riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para os arranjos de guitarra.
.
DESTAQUE: Best Of Me
Música com compasso quaternário, tonalidade de Bm (Si menor) e forma I-A-B-C-A'-B-C-D. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido aos arranjos de guitarra e bateria, além de pausas de pequena duração e acentuações fora do tempo forte, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, existindo saltos de até uma quinta de distância, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada, quase toda, por power chords, existindo eventuais inversões, intervalos de terça, dissonâncias e acordes com a inclusão da terça em B, sendo em A: I-III-VI-III, em B: i-v-VI-VII-i-VI-III5-V5, em C: I-VII-VI-VI2-VII-V-VI-VII-V-I-VI-III-III2-V-VI-III-I, e em D: V-I-VI-III2-V-I-VI-III2-VI4/3-VI-VII-I. A introdução é um riff com as notas Si, Lá, Sol, Fá#, Mi, Ré, Dó#, Si e Lá.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Big Boys - Wreck Collection (1988)

GÊNERO: Jazz Core
ORIGEM: EUA (Austin - Travis / Texas)
FORMAÇÃO:
Randy Biscuit Turner (Vocal)
Tim Kerr (Guitarra)
Chris Gates (Baixo)
Steve Collier (Bateria)
Greg Murray (Bateria)
Fred Shultz (Bateria)
Rey Washam (Bateria)
.
Álbum lançado em 1988, porém com gravações do período de 1980 a 1984. O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 105 bpm. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido à arranjos específicos de cada instrumento, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha pouco, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade ou acorde como referência. A harmonia é executada por power chords e acordes com a inclusão da terça, além de frequentes dissonâncias. Destaque para os arranjos de guitarra por Tim Kerr.
.
DESTAQUE: Lesson
Música com compasso quaternário, tonalidade de Fm (Fá menor) e forma I-A-B-A-B'-A'. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à antecipações, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha pouco, possuindo altura e extensão pouco elevados, existindo saltos de até uma quarta de distância, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, sendo em A: I-IV-VII-III-VII, e em B: III-VII-III-VII-I-III. A introdução (I) nada mais é do que A executado de maneira solo pelo baixo.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Beastie Boys - Licensed To Ill (1986)

GÊNERO: Rap
ORIGEM: EUA (Nova York / Nova York)
FORMAÇÃO:
Ad-Rock - Adam Horovitz (Vocal)
MCA - Adam Yauch (Vocal)
Mike D - Michael Diamond (Vocal)
DJ Double R - Rick Rubin (Pick up)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 90 bpm. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido aos samplers, além de acentuações fora do tempo forte e arranjos vocais, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A meloda caminha, geralmente, por graus conjuntos,possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada por graus conjuntos e acordes com a inclusão da terça, sendo inexistente em eventuais faixas. Destaque para a participação de Kerry King tocando guitarra.
.
DESTAQUE: No Sleep Till Brooklyn
A guitarra está afinada meio tom abaixo da afinação padrão. Música com compasso quaternário, tonalidade de Ebm (Mi bemol menor) e forma A-B-A'-B-A'-C-B'-A'-C'-A''. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido aos arranjos vocais e acentuações fora do tempo forte em C, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha pouco, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura e extensão pouco elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada toda em power chords, sendo em A: I-III-IV-V-III, em B: I-V-III, e em C: I-III-IV-V-III-I.