segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Iron Maiden - Live After Death (1985)

GÊNERO: Heavy Metal
ORIGEM: Inglaterra (Leyton - Greater London / Londres)
FORMAÇÃO:
Bruce Dickinson (Vocal)
Dave Murray (Guitarra)
Adrian Smith (Guitarra)
Steve Harris (Baixo)
Nicko McBrain (Bateria)
.
O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 110 bpm. O ritmo possui certa densidade, principalmente, devido à variações de cadência, acentuações fora do tempo forte ou contratempo, síncopas e arranjos específicos de cada instrumento, mantendo as figuras da colcheia e semi-colcheia como as mais frequentes. A melodia caminha bastante, existindo saltos de até uima oitava de distância, possuindo altura e extensão elevados, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada, quase toda, em power chords, existindo eventuais intervalos de terça e acordes com a inclusão da terça ou dissonâncias, estes executados, eventualmente, de maneira arpejada, além de frequentes riffs de guitarra que ajudam a caracterizar a harmonia em questão. Destaque para os arranjos de guitarra.
.
DESTAQUE: Phantom Of The Opera
Música com compasso quaternário, tonalidade de Em (Mi menor) e forma I-A-B-C-D-E-F-G-A'-B. O ritmo é bastante denso, principalmente, devido à variações de cadência, acentuações fora do tempo forte, quiálteras e arranjos específicos de cada instrumento, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha bastante, existindo saltos de até uma quinta de distância, possuindo altura e extensão elevados, mantendo a tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada, quase toda, em power chords, existindo frequentes riffs de guitarra que ajudam a caracetrizar a harmonia em questão, sendo em A: I-III-VII-I-III-VII-II-III-II-III-I-V-VI-VII, em B: III-I-VII-III-I-VII-I-V-VI-VII-I-VII-I-V-VI-VII, em C: I-VII-I-VII-VI-I-VII, em D: VI-I-IV/VI-III-I, em E: I-VII-VI-VII, em F: I-III-IV-VI-V-III-II, e em G: I-VII-I-VII-III-IV-VI-VII. A introdução (I) nada mais é do que uma frase executada pelas guitrarras e pelo contrabaixo baseado na escala de Sol Maior (terceiro grau, relativa), o qual é a mesma frase existente no terceiro grau de B.

Nenhum comentário :

Postar um comentário