terça-feira, 20 de dezembro de 2022

UK Subs - Motivator (1988)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Inglaterra (Londres / Londres)
FORMAÇÃO:
Charlie Harper - David Perez (Vocal, gaita de boca)
Alan Lee (Guitarra)
Flea - Dave Farrelly (Baixo)
Matthew McCoy (Bateria)
.
Este é o décimo quarto EP lançado pelo grupo, após 8 álbuns de estúdio, através do selo Released Emotions. É um ótimo EP, com boas composições, bem interpretadas, embora possuam arranjos simples, sempre com bastante expressão. Boas progressões harmônicas, as quais, eventualmente, fogem de uma ideia tonal, e um bom embalo, apesar de não muito veloz, são as características do EP. A faixa título está presente no álbum lançado no mesmo ano, enquanto as demais faixas são inéditas. O EP possui uma faixa "cover", se é que podemos chamar assim, já que é, na verdade, uma versão de uma composição tradicional, de autor desconhecido. Boas frases de guitarra, embora pouco frequentes, assim como, também pouco frequente, arranjo para gaita de boca, são aspectos a serem considerados, pois ajudam a elevar a qualidade do EP. O grupo dispensa comentários, um clássico, e um dos principais nomes do punk rock britânico, desde os anos 70, apresentando seu ponto criativos, aproximadamente, 10 anos após seu surgimento, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Motivator. O EP inicia com a faixa título, a qual é, também, a faixa que considero a melhor. Bastante embalada, iniciando com um arranjo de bateria bem tribal, sem a utilização de pratos, possuindo uma boa progressão harmônica, com eventuais trocas rápidas de acorde, bem como um refrão bem sing-a-long.
2) Combat Zone. Esta é uma das faixas que considero das melhores do EP, também bastante embalada, com uma boa progressão harmônica, apesar de simples, uma boa expressão vocal e um refrão bem sing-a-long.
3) Fascist Regime. Esta é a faixa que menos me agrada no EP, embora não seja ruim. Esta é a faixa menos veloz do EP, embora seja embalada, possuindo um refrão bem sing-a-long, sendo o destaque o trabalho de dinâmica, e seu crescendo, na ponte após o refrão. Esta é a única faixa do EP (fora a faixa "cover") que não foi composta por um dos integrantes do grupo, e sim pelo produtor.
4) Auld Lang Syne. Esta é a faixa "cover" do EP, já que é uma composição de autor desconhecido, uma canção tradicional, a qual poucos sabem a verdadeira letra, apropriando-se da melodia e colocando seus próprios versos. Esta é uma canção muito comum na virada do ano de algumas culturas, em especial a escocesa, sendo também utilizada por equipes ou torcidas esportivas. O arranjo do grupo é bem punk rock, porém, mantém-se fiel à ideia original.
5) Cycle Sluts From Hell. O EP finaliza com outra ótima composição, bastante embalada, sendo a faixa mais veloz do EP, possuindo uma ótima intenção, com progressão harmônica bem rock 'n' roll, mas com uma intenção que lembra um psychobilly, esta é, quase, uma faixa instrumental, já que existe voz apenas no refrão, a qual canta o título da faixa. A inclusão da gaita de boca é o destaque, na minha opinião.
Ouça o EP e seja um motivador!

Nenhum comentário :

Postar um comentário