quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Tryo - Patrimonio (1999)

GÊNERO: Rock Progressivo
ORIGEM: Chile (Viña Del Mar / Valparaíso)
FORMAÇÃO:
Ismael Cortez (Vocal, guitarra, violão)
Francisco Cortez (Vocal, baixo, violoncelo)
Felix Carbone (Bateria, percussão)
.
Este é o terceiro álbum lançado pelo grupo, através do selo Cantera, e foi gravado nos estúdio Sonus e na Sala Musicámara. É um excelente álbum, extremamente conceitual, e quase que todo ele, instrumental. Ótimas composições, com excelentes interpretações, extremamente bem arranjadas, existindo um ótimo trabalho de dinâmica. Embora eu tenha classificado como rock progressivo, o álbum possui influências da música contemporânea, existindo frequentes momentos bem espectrais, a ponto de enxergar uma paisagem através do som. As quatro primeiras faixas são uma sequência, sendo, na verdade, uma faixa, nomeada de Valparaíso Patrimonio. Com certeza a qualidade técnica e o conhecimento musical dos músicos ajudam a deixar as composições extremamente bem criativas, compostas e arranjadas, o que é, na minha opinião, o grande destaque do álbum. As faixas, eventualmente, são embaladas, eventualmente não, existindo frequentes variações de compasso, eventualmente, na mesma faixa. O curioso é que parte do álbum foi composto para um documentário em apoio ao manifesto de nomear Valparaíso um patrimônio da humanidade, sendo estas as quatro primeiras faixas. Um ótimo álbum, essencial para aqueles que gostam de entender e estudar a música, muitas ideias, intenções e, principalmente, interpretações, bem interessantes. Vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Valparaíso Psicodélico. O álbum inicia com a faixa que fez parte do documentário Valparaíso Patrimonio. São faixas bem conceituais, sendo esta primeira, inciando com uma intenção bem de introdução, para depois entrar os demais instrumentos com um bom embalo e recheado de efeitos.
2) Juegos. Esta é uma faixa acústica, executada por marimba, violão e violoncelo. Com uma excelente intenção, um ótimo arranjo e uma excelente interpretação, o destaque, na minha opinião, não sendo uma faixa muito embalada.
3) Puerto. Outra faixa acústica, executada com percussão, violoncelo e violão. Uma ótima composição, muito bem arranjada e interpretada, existindo ótimas intenções, ambientalizando o ouvinte, muito através da expressão e trabalho de dinâmica.
4) Marina. Esta é a última faixa que faz parte do documentário, finalizando a sequência de Valparaíso Patrimonio. Mais uma faixa acústica, executada por violão, violoncelo e percussão. Bem intimista e intencional, esta possui, mais uma vez, um ótimo arranjo e excelente interpretação, sendo o destaque, na minha opinião, a melodia principal, em especial no refrão.
5) Camino. Mais uma faixa bem intencional e espectral, com um excelente trabalho de dinâmica e ideia de tensão. Uma excelente interpretação de uma composição extremamente conceitual, a qual cria diferentes climas e sensações ao ouvinte.
6) Contrastes. Considero esta uma das melhores faixas do álbum. Esta sim, bem rock progressivo, sendo uma excelente composição, extremamente bem arranjada, existindo frequentes acordes dissonantes e notas de passagem, com destaque para o arranjo e interpretação do baixo.
7) Recuadros. Considero esta a melhor faixa do álbum, mais uma vez uma composição bem conceitual e intencional, a qual possui um excelente arranjo e interpretação, repleta de frases, sendo, justamente, estas frases, o destaque, na minha opinião, embora os acordes dissonantes e notas de passagem mereçam a tenção.
8) Estudio. Como o nome já sugere, esta faixa segue a ideia de um estudo, a qual foi criado um arranjo e harmonização, extremamente bem arranjado e interpretado, diga-se de passagem, como de praxe do álbum. Frequentes variações de compasso e constantes frases são as características da faixa.
9) Danza Del Furor. Mais uma faixa acústica, com bastante influência da música contemporânea, a qual está evidente nas constantes dissonâncias, não mantendo uma tonalidade definida, sendo um dueto de cordas e percussão. Mais uma faixa bastante conceitual e bastante interessante!
10) Justicia. Esta é uma das faixas que considero das melhores do álbum. Não muito veloz, mas bem embalada e com um excelente riff, o destaque, inclusive, na minha opinião, ela possui eventuais notas dissonantes que merecem atenção, também soando bem rock progressivo.
11) Grieta. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, sendo a única faixa que possui vocal. Com frequentes variações de compassos, frases, riffs e notas dissonantes, esta é outra composição com a cara do rock progressivo.
12) Epilogo. O álbum finaliza com uma boa composição, bem pesada, não muito veloz, mas com bastante drive no timbre da guitarra, possuindo ótimos riffs, o destaque, na minha opinião, além de um ótimo arranjo e interpretação.
Ouça o álbum e descubra o patrimônio!

Nenhum comentário :

Postar um comentário