segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Underboss Files - Vol. 4 (2007)

GÊNERO: Rap
ORIGEM: EUA (Nova York / Nova York)
BANDAS: Rell / O.C. / Show & A.G. / SWV / Bas Blasta / Lord Finesse
.
Este é o quarto volume da série, lançada, de maneira independente, através do selo Underboss. Esta é uma compilação feita com os trabalhos de Lord Finesse, principalmente, como produtor, mas, também, através de participações, bem como seu próprio material. Sendo este o último volume da série, a maior parte das faixas são de autoria do próprio Lord Finesse. É um bom álbum, que resgata composições de mais de 15 anos de diferença, sendo bem abrangente a relação de tempo / espaço na carreira do artista. As composições não são muito velozes e, a grande parte delas, não possui muitos elementos específicos dos dj's, como scratches, embora exista um bom trabalho na mixagem e produção das composições. Algumas faixas são embaladas, mas não todas, possuindo, algumas delas, um bom trabalho rítmico, em especial no que diz respeito à voz e suas divisões. É uma boa coletânea, que abrange e mostra, de maneira resumida, mas, ao mesmo tempo, bem ampla, a carreira de Finesse como músico e produtor. Coletânea lançada pelo próprio artista, esta não é uma coletânea oficial, sendo considerada um bootleg. Vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) RELL - When Will You See. A coletânea inicia com uma boa composição, não embalada e pouco veloz, mas com um bom desenho melódico da voz e com uma boa intenção harmônica. O destaque, na minha opinião, está nos contracantos, embora o arranjo de piano mereça atenção.
2) O.C. - Jewelz. Considero esta uma das melhores faixas da coletânea, com um bom embalo, uma ótima intenção, que, devido ao sample, na introdução, intenciona à tensão, enquanto que no decorrer da composição, ela se mantém em repouso, com destaque para o arranjo de guitarra, embora os assobios mereçam atenção, possuindo, também, um bom padrão rítmico.
3) SHOW & A.G. - Add On. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, a qual, também, mantém uma intenção de tensão, na introdução. O restante da faixa possui um bom embalo, além de uma boa intenção harmônica.
4) SWV - Right Here. Esta é uma boa composição, que lembra, bastante, composições da década de 70, existindo um ótimo trabalho do dj e suas pick-ups, o grande destaque, na minha opinião, embora o desenho e interpretação melódica da voz mereçam atenção. O que remete ao rap, nesta faixa, é apenas a base, já que a voz foge da ideia.
5) BAS BLASTA - The Rhythm. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, mais uma vez, com um ótimo trabalho do dj, possuindo um bom embalo, bem como um bom padrão rítmico, bem como uma boa intenção na interpretação vocal, além de ótimos samples.
6) LORD FINESSE - Return Of The Funkyman. Aqui iniciam as faixas de autoria do próprio Finesse, sendo esta primeira, uma ótima composição, a qual possui uma ótima intenção harmônica, bem como um bom sample e um bom embalo, embora pouco veloz.
7) LORD FINESSE - Underworld Operations. Outra boa composição, a qual possui um bom embalo, além de um bom arranjo de vibrafone, porém a intenção harmônica não seja muito do meu agrado, apesar de não ser ruim, possuindo uma boa expressão vocal.
8) LORD FINESSE - Down For The Underground. Outra ótima composição, com uma ótima produção e intenção, possuindo bons samples e um bom padrão rítmico, além de uma boa expressão vocal. A faixa é pouco veloz e não embalada.
9) LORD FINESSE - Yes You May. Mais uma boa composição, com um ótimo trabalho de produção, bem como uma boa intenção, a qual mantém um clima de tensão, possuindo um bom embalo e pouca intenção harmônica, possuindo uma boa interpretação vocal e bons samples.
10) LORD FINESSE - Party Over Here. Outra boa composição, a qual mantém, através de intervalos dissonantes, uma tensão no ar, com uma ideia bem minimalista, a qual possui um bom embalo, um bom padrão rítmico e uma boa expressão vocal, embora, ao meu ver, deveria estar mais em evidência, já que soa um pouco "escondida".
11) LORD FINESSE - Back To Back Rhyming. Considero esta a melhor faixa da coletânea, bastante embalada, sendo, talvez, a faixa mais veloz, com um ótimo groove e swing, além de um bom sample, em especial o da guitarra e o das pontes, mantendo uma excelente expressão vocal, o destaque, na minha opinião.
12) LORD FINESSE - Rules We Live By. Uma boa composição, embora pouco veloz e embalada, mantendo uma intenção pouco "alegre", embora também não seja de tensão, mantendo um bom padrão rítmico, com destaque para a linha do baixo, extremamente importante para a intenção da composição.
13) LORD FINESSE - Shorties Kaught In The System. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, a qual possui um bom trabalho do dj, um bom embalo e, sempre, um clima de tensão devido à intervalos dissonantes executados pelo baixo. Uma boa expressão vocal e um bom padrão rítmico ajudam a elevar a qualidade da composição.
14) LORD FINESSE - Hands In The Air Mouth Shut. Mais uma boa composição, com uma ótima intensão, pouco veloz, não muito embalada, mas com uma ideia de tensão devido ao arranjo de violino, mantendo uma boa expressão vocal.
15) LORD FINESSE - Ghetto Life. Uma boa faixa, pouco veloz e não embalada, mas com bons acentos e um bom trabalho com as pausas, além de manter um bom padrão rítmico e uma boa intensão harmônica.
16) LORD FINESSE - You Know What I'm About. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, a qual possui um bom embalo, um excelente padrão rítmico, bem como uma boa interpretação vocal e um clima de tensão, devido ao arranjo de órgão.
17) LORD FINESSE - Actual Facts. Outra boa composição, pouco veloz e embalada, mas com uma boa intenção e um bom trabalho do dj, sendo o destaque, na minha opinião, a expressão vocal, embora os samples mereçam atenção.
18) LORD FINESSE - Hip 2 Da Game. A coletânea finaliza com outra boa composição, mais uma vez, pouco veloz e embalada, mas com uma boa intensão e bons, eventuais, contracantos, sendo o destaque, na minha opinião, a interpretação vocal.
Ouça a coletânea acima do volume 4!

Nenhum comentário :

Postar um comentário