quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Thrasher Skate Rock - Born To Skate (Vol. 5) (1987)

GÊNEROS
: Skate Punk / Punk Rock / Skate Rock / Hardcore Old School / Crossover / Jazz Core
ORIGEM: EUA (São Francisco - São Francisco / Califórnia)
BANDAS: SNFU / Racer X-AZ / Stupids / Eight Days A Week / Condemned Attitude? / No Mercy / Naked Lady Wrestlers / JFA / Excel / Dehumanizers / Beowülf / Lord Salba & His Heavy
.
Esta é a quinta coletânea da série, lançada pela Thrasher. Uma excelente coletânea, talvez a mais pesada de todas da série, contemplando bem o som do skate da segunda metade dos anos 80, a qual começa a abranger sons mais pesados, em especial devido ao crossover, novidade na época. A coletânea possui três faixas instrumentais. Já havia feito uma resenha sobre esta coletânea, em Outubro de 2011, confira aqui. A coletânea conta com algumas bandas clássicas do hardcore (e suas vertentes), mas também continua fiel à bandas que abordam o skate de maneira explícita em suas composições, bem como bandas formadas por skatistas da época. Sou suspeito para falar, mas sempre fui um grande fã desta série de coletâneas, cresci ouvindo o Vol. 2, a qual tinha a fita K7 e a ouvia corriqueiramente. Com certeza uma série que ajudou a consolidar meu padrão musical, desde a infância. Nesta coletânea em específico, existem algumas bandas que sou um grande admirador, desde sempre, como No Mercy, Excel ou Stupids. Uma excelente coletânea, que ajudou a consolidar um estilo em concomitância com um esporte, no caso, o skate. Uma geração de adolescentes passou a manter um padrão, muito, em função da revista Thrasher, a qual, em todas edições, possuía um espaço para a música undergroud, mais especificamente, o skate punk. Vale apena conferir, aliás, deve ser conferido!
.
FAIXA A FAIXA:
1) SNFU - Visiting The Bad Again. A coletânea inicia com uma das faixas que considero das melhores. Bastante embalada, com excelentes frases, acentos deslocados e um ótimo arranjo, o qual possui um bom trabalho de dinâmica. A interpretação vocal, bem como o desenho melódico da voz também merecem atenção.
2) RACER X-AZ - Happy Go Happy. Um punk rock sem guitarra, substituído por um órgão, o qual possui um bom arranjo, uma intenção bem peculiar, com certeza difícil encontrar grupos que soem como este! A composição é embalada e repleta de contracantos, possuindo boas frases, em especial do baixo e órgão.
3) STUPIDS - Born To Built Grind. Outra ótima composição, bem skate punk, não muito veloz, porém bem embalada. Uma composição bem simples, com destaque para as frases de guitarra, a qual possui uma intenção bem "alegre".
4) EIGHT DAYS A WEEK - What's Do Strange About Me?. Outra excelente composição, com um bom embalo, um bom arranjo de guitarra, além de um arranjo interessante da bateria com o bumbo constante, sempre em colcheias, sendo o destaque o desenho melódico da voz.
5) CONDEMNED ATTITUDE? - Homeless Crew. Esta é um hardcore old school com influências de crossover, bastante veloz e embalada, ela lembra bastante com Cryptic Slaughter, possuindo trocas rápidas de acorde, além de um trecho mais cadenciado, com destaque para o arranjo.
6) NO MERCY - Die Or Be Killed. Considero esta a melhor faixa da coletânea. Um crossover bastante veloz e embalado, com palhetadas rápidas, além de acentos bem interessantes. O destaque, na minha opinião, está na expressão e na progressão harmônica, possuindo um bom solo e boas, eventuais, frases.
7) NAKED LADY WRESTLERS - Scraping The Top Of The Barrel. Outra ótima composição, bastante embalada, soando um punk rock com influências de skate punk (ou será um skate punk com influências de punk rock?!), a qual possui um bom arranjo, bem como trocas rápidas de acorde.
8) JFA - I-10. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, e é, também, uma das faixas instrumentais. Bastante veloz e embalada, o destaque está nas frases de guitarra, embora a intenção e expressão mereçam atenção.
9) EXCEL - Insecurity. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea. Veloz e embalada, possuindo ótimos riffs de guitarra e um excelente refrão, possuindo também, um trecho mais cadenciado. Uma música perfeita para pegar o skate e andar pelas ruas!
10) DEHUMANIZERS - Shu Du Vwa. Uma boa composição, a qual possui uma introdução bem jazz, mas, logo em seguida, surge a velocidade e embalo, soando como um hardcore old school característico, com trocas rápidas de acorde.
11) D.I.'S - Pray For Surf. Outra excelente composição, um skate punk com influências de surf, lembra, um pouco, com Agent Orange, possuindo uma ótima intenção, a qual transmite uma sensação mais intimista, com destaque para o arranjo de guitarra.
12) CONDEMNED ATTITUDE?. Mais um hardcore old school, uma ótima composição, bem veloz e embalada, embora sua introdução seja mais cadenciada, com trocas rápidas de acorde e uma boa intenção, existindo uma variação de cadência, além de um bom arranjo.
13) RACER X-AZ - Blarin' In The Chair. Mais uma faixa sem guitarra, com órgão substituindo. Uma boa composição, um jazz core com uma excelente intenção, além de um bom arranjo e boas frases, soando, um pouco, intimista.
14) EIGHT DAYS A WEEK - Different Worlds. Outra ótima composição, com um bom embalo, um bom desenho melódico da voz, timbres leves, sem peso, com um ótimo refrão, bem sing-a-long e com um bom desenho melódico da voz, o destaque, na minha opinião, está no arranjo da guitarra.
15) JFA - Turkeys Carved By UFO's. Esta é outra faixa instrumental da coletânea, bastante intencional, esta é repleta de efeitos, soando mais como um jingle ou uma faixa de fundo, bastante experimental.
16) SNFU - Time To Buy A Futon. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea. Bastante veloz e embalada, possuindo um ótimo arranjo, com bons riffs, além de um bom refrão, bem sing-a-long, sendo o destaque, na minha opinião, a expressão e eintenção.
17) STUPIDS - Wipeout. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea. Bastante veloz e embalada, possuindo trocas rápidas de acorde, muitos acentos e divisões rítmicas de pouca duração na execução vocal, existindo um contracanto, bem interessante, no refrão.
18) BEOWÜLF - Hussy. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, com um excelente riff de guitarra, que lembra Motörhead, além de um ótimo embalo, com um arranjo de bateria com dois bumbos constantes e um baixo pedal, ela soa bem crossover. A expressão vocal também merece atenção.
19) DEHUMANIZERS - Halfpipe. Outra boa composição, com uma introdução bem jungle, um arranjo de bateria bem tribal, apropriando-se pouco dos pratos, priorizando os tambores, sendo a terceira, e última, faixa instrumental da coletânea. A guitarra possui um ótimo arranjo, com destaque para os solos. A progressão harmônica, que busca fugir da ideia tonal, também merece atenção.
20) LORD SALBA & HIS HEAVY - Kings Of Thrash. A coletânea finaliza com uma ótima composição, um skate punk bem embalado, com um ótimo arranjo, em especial da guitarra, além de possuir excelentes riffs de guitarra, bem como uma ótima intenção.
Ouça a coletânea de quem foi nascido para o skate!

Nenhum comentário :

Postar um comentário