sábado, 22 de outubro de 2022

Thicker - Tommy Hell Fingers (1997)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: Canadá (Quebec / Quebec)
FORMAÇÃO:
J. Clown - Jean Mecteau (Vocal, guitarra)
Jo - Jonathan Roy (Baixo)
White - Patrick Leblanc (Bateria)
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Este é o segundo, e último, álbum lançado pelo grupo, através do selo Punx Without Mohawx. É um ótimo álbum, bastante veloz e embalado, com ótimas melodias, além de eventuais bons riffs de guitarra. O típico hardcore melódico dos anos 90, com muita energia e expressão, com uma qualidade de gravação boa, mas em evolução, embora esteja tudo bem interpretado e encaixado. A maioria das composições estão em modo maior, o que passa a intenção de "alegria", executadas com bons arranjos, sendo o destaque os desenhos melódicos da voz. É um álbum que soa, para mim, como uma mistura de Blink-182 (lembrem que o álbum é de 1997) e Propagandhi, além de pitadas de NOFX, como mencionado antes, o típico hardcore da metade dos anos 90. O curioso é que este é o único álbum do grupo a ser lançado por um selo, mesmo que este seja de propriedade do guitarrista J. Clown. O álbum possui uma faixa bônus. Difícil encontrar informações sobre o grupo, o que é uma pena, já que é um álbum com muito potencial para a época, merecendo ser (re)conhecido pelos adoradores do gênero. Vale a pena conferir o trabalho final do grupo, como já mencionado outras vezes, sou suspeito para falar, mas sou fã do trabalho dos canadenses, sempre extremamente bem pensados e interpretados, com uma qualidade composicional muito grande.
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FAIXA A FAIXA:
1) Adversorry. O álbum inicia com uma das faixas que considero das melhores. A composição possui um ótimo arranjo, bastante veloz e embalada, com variações de cadência, além de ótimos eventuais riffs de guitarra e um bom desenho melódico da voz.
2) Vegetable Meat. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, mais uma vez, bastante veloz e embalada, com bons riffs de guitarra, sendo, justamente, este o destaque, além de possuir um bom desenho melódico da voz.
3) Elvis From Hell. Esta é uma faixa que destoa das demais, pois é um ska core, que lembra bastante com Against All Authority. Uma boa linha de baixo é o destaque, na minha opinião, embora as eventuais frases de guitarra e variações de cadência e o (sutil) trabalho de dinâmica mereçam atenção.
4) Ass Me. Esta faixa é uma "pegadinha", já que é uma faixa em branco, com nenhum som gravado.
5) So Stupid. Considero esta a melhor faixa do álbum, bastante veloz e embalada, sendo o destaque o desenho melódico, embora a progressão harmônica também mereça atenção, possuindo frequentes variações de cadência, trocas rápidas de acorde e um bom solo de guitarra, bem como um bom arranjo.
6) Tobacco Cause Death. Uma boa composição, já mais lenta que as faixas anteriores, e com uma intenção mais "pop", ela possui uma boa frase de guitarra, além de uma boa linha de baixo, bem como um refrão bem sing-a-long.
7) Curse. Outra boa composição, também mais lenta e com uma intenção bem alegre, com uma progressão harmônica que não me agrada muito, mas possuindo um bom arranjo, em especial da bateria, bem como um bom desenho melódico da voz.
8) A.B.C. News. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, bastante veloz e embalada, embora existam variações de cadência, o destaque, na minha opinião, está nos riffs de guitarra, embora o trabalho de dinâmica e o desenho melódico da voz mereçam atenção.
9) Your Vallue. Outra boa faixa, com bons riffs de guitarra, mais uma vez, com uma intenção bem alegre, possuindo um bom desenho melódico da voz, sendo o destaque, na minha opinião, os acentos da bateria no contratempo.
10) Blander. Outra ótima composição, bastante veloz e embalada, possuindo bons riffs de guitarra, além de uma linha de baixo bem movimentada, embora não me agrade muito, já que percebe-se uma despreocupação com a harmonia, sendo um improviso sobre a escala do tom. No mais ela possui um bom arranjo, com frequentes variações de cadência.
11) Showblower. Outra boa composição, bastante veloz e embalada, sem muitos detalhes no arranjo, possuindo um bom desenho melódico da voz, sendo o destaque, na minha opinião, os contracantos, embora os riffs de guitarra mereçam atenção.
12) Please Give Me The Ticket Fuck Face!. Outra boa composição, com ótimos riffs de guitarra, além de uma ótima intenção, sendo bastante veloz e embalada, enquanto o destaque, na minha opinião, está no arranjo de bateria, embora o trabalho de dinâmica, mesmo sutil, mereça atenção, assim como o desenho melódico da voz.
13) Golden Chick. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, bastante veloz e embalada, esta é um skate punk / hardcore old school, a qual possui trocas rápidas de acorde, sendo o destaque o refrão, bem sing-a-long e com um ótimo desenho melódico da voz.
14) Bonus Track. Esta é a faixa bônus do álbum, a qual finaliza o mesmo. Esta é uma faixa acústica, executada apenas por violão e voz. Bastante lenta e intimista, tem uma intenção bem triste, em especial na parte A, com destaque para o desenho melódico da voz.
Ouça o álbum e conheça os dedos do inferno de Tommy!

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