domingo, 30 de outubro de 2022

Tiger Army - Early Years (2002)

GÊNERO: Psychobilly
ORIGEM: EUA (Berkeley - Alameda / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Nick 13 - Kearny Jones (Vocal, guitarra)
Joel Day (Baixo acústico)
Adam Carson (Bateria)
.
Este é o segundo EP lançado pelo grupo, após dois álbuns de estúdio, através do selo Hellcat, e foi gravado no estúdio Grizzly. Embora o EP tenha sido lançado em 2002, as gravações, como o nome já sugere, são do início da carreira do grupo, datando dos anos de 1996 e 1997. O EP contém última metade das faixas inéditas, nem que sejam versões, enquanto a primeira metade possui faixas já lançadas anteriormente. O EP é bastante embalado, possuindo certa velocidade em algumas das composições, com ótimos arranjos, bem expressivos e interpretados, com o detalhe, sempre interessante e característico, do psychobilly que é o efeito percussivo da técnica do slap no contrabaixo acústico. O desenho melódico da voz também merece atenção, sendo um dos destaques, na minha opinião, assim como os arranjos e riffs de guitarra. O EP possui duas faixas cover, enquanto a arte da capa ficou por conta de Sergie Loobkoff. Um excelente EP, com a veia do psychobilly em evidência, muita expressão e qualidade, inclusive, de gravação, que contempla os primeiros registros do grupo, ainda em sua formação original. Vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Temptation. O EP inicia com a faixa que considero a melhor. Bastante veloz e embalada, ela possui um ótimo arranjo, bem como uma ótima progressão harmônica, em especial na parte A e na ponte, apesar de simples, com destaque para a interpretação e desenho melódico da voz.
2) Jungle Cat. Outra excelente faixa, bastante embalada, com certa velocidade, um ótimo desenho melódico da voz, com destaque para a parte A e sua progressão harmônica. O solo de guitarra e a interpretação do contrabaixo acústico também merecem atenção.
3) Twenty Flight Rock. Esta é a primeira faixa cover do EP, sendo uma composição de Ned Fairchild, gravad, originalmente, por Eddie Cochran, em 1957. Um rockabilly típico dos anos 50, o qual possui a progressão harmônica padrão do blues, bem como a linha do baixo em walking bass, basicamente, nos arpejos.
4) American Nightmare. Esta é a outra faixa cover do EP, sendo a primeira das faixas inéditas, composta por Glenn Danzig e gravada, originalmente, pelo grupo Misfits, em 1981. Uma excelente versão, talvez um pouco mais veloz que a versão original, com um ótimo arranjo, mantendo a intensão bem fiel à original, apesar de mais psychobilly, muito em função do arranjo do contrabaixo.
5) F.T.W.. Outra ótima composição, bastante embalada, com um excelente trabalho de dinâmica, bem como uma intensão mais "sombria", muito devido à progressão harmônica, mas, também, à expressão, principalmente, da guitarra, possuindo um refrão bem sing-a-long, além de um trecho mais cadenciado.
6) Nocturnal. O EP finaliza com outra faixa que considero das melhores, bastante embalada e com certa velocidade, ela possui um ótimo desenho melódico da voz, o destaque na minha opinião, embora os riffs de guitarra e o refrão, bem sing-a-long, também merecem atenção.
Ouça o EP e conheça os primeiros anos!

Nenhum comentário :

Postar um comentário