domingo, 9 de outubro de 2022

Television's Greatest Hits - Black & White Classics (1996)

GÊNEROS: Orquestral / Rock / Country / Folk / Rock Steady / Marcha / Jazz / Surf Music / Coro / Western / Eletrônico
ORIGEM: EUA (Nova York / Nova York)
.
Esta é a quarta coletânea da série, lançada através do selo TVT, que contempla a trilha de diversas séries, programas de televisão e desenhos animados. Aqui, são contemplados os desenhos animados e séries dos anos 50 e 60. É uma ótima coletânea, que resgata bem algumas aberturas bem conhecidas, algumas, em âmbito mundial. Os gêneros e estilos das trilhas são diversos, desde o coro, passando por orquestras, jazz, salsa, até chegar no rock e música eletrônica, dentre outros. As composições são sempre muito bem interpretadas, percebe-se ótima qualidade técnica nos músicos responsáveis pelas gravações dos temas, a grande maioria dos arranjos muito bem trabalhados, existindo um bom trabalho de dinâmica na maioria das faixas, bem como uma variedade grande entre elas, assim como a cadência e embalo, bem variados. Mesmo sem conhecer as séries, programas de TV ou desenhos animados, é possível perceber qual a ideia da produção, apenas ouvindo e percebendo a intenção da composição, as quais estão bem de acordo com a proposta original da série ou afim. A qualidade das gravações é boa, embora exista variação entre as faixas, sendo algumas de melhor qualidade que outras, o que explica-se, também, devido ao período, de aproximadamente 20 anos, entre a mais antiga e a mais nova produção contemplada. Vale a pena conferir, faixas de pequena duração, as quais têm a finalidade de ser, e soar, como a abertura do programa, com muita variação intencional e rítmica, que também traz uma sensação de nostalgia para o ouvinte!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Astro Boy. A coletânea inicia com uma faixa orquestral, uma intenção bem alegre, com voz, lembrando muito a ideia de música circense.
2) Roger Ramjet. Considero esta uma das melhores faixas da coletânea, também com uma intenção orquestral, porém sem a inclusão de percussão ou instrumentos "pesados", mais uma vez, bem alegre, sendo o destaque o desenho melódico da voz.
3) The Mighty Hercules. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, também com arranjo orquestral, o destaque está no desenho melódico e interpretação do arranjo vocal.
4) The Gumby Show. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea. Esta é um rock bem ao estilo anos 60, muita influência de Beatles, e segue a ideia do Monkees. Bem embalada e alegre.
5) The Beany & Cecil Show. Mais uma faixa com intenção orquestral, possuindo um excelente arranjo, o destaque, na minha opinião, e, mais uma vez, bem alegre.
6) Tennessee Tuxedo. Esta é outra faixa que considero das melhores, um country que mantém o baixo em evidência, junto com a voz, sendo o destaque o refrão e seu arranjo vocal e percussivo.
7) Quick Draw McDraw. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, também com ideia orquestral, bem embalada e veloz, ela possui um excelente arranjo, com destaque para os ataques dos instrumentos de sopro nos espaços deixados pela voz.
8) Wally Gator. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, a qual também possui uma ideia orquestral, embora o walking bass do arranjo do baixo dê ares de jazz, o qual considero o grande destaque da composição.
9) King Leonardo & His Short Subjects. Mais uma faixa bem alegre, com ideia folk, mas com intenção orquestral, embora não seja orquestrada, com destaque para o desenho da melodia principal.
10) The Big World Of Little Adam. Esta é uma boa faixa, a qual possui a harmonia do "T", bem como mantém um bom swing, soando como algum ritmo caribenho, algo como um rock steady, mas com pitadas de bolero.
11) Kukla, Fran And Ollie. Mais uma faixa com intenção bem alegre e ideia orquestral, possuindo um excelente arranjo, em especial o vocal, o grande destaque, na minha opinião.
12) The Soupy Sales Show. Esta é outra faixa que considero das melhores, bastante embalada e veloz, instrumental, ela possui excelentes frases melódicas, executadas de maneira veloz, sendo este o destaque, na minha opinião.
13) Captain Midnight. Esta é uma marcha, também instrumental, a qual possui um ótimo arranjo, o destaque, na minha opinião, interpretada de maneira orquestrada.
14) Make Room For Daddy. Esta é uma ótima composição, um jazz, executado por uma big band, com um excelente arranjo, sendo o destaque, os acentos deslocados, em especial aqueles executados em sincronia entre os instrumentos.
15) Father Knows Best. Mais uma faixa instrumental e orquestrada, a qual possui um ótimo arranjo, além de um bom embalo, sendo o destaque o arranjo para violino, o qual se mantém em um fraseado, em semicolcheias, constante.
16) My Little Margie. Mais uma faixa orquestral e instrumental, com uma ideia de dinâmica bem suave, não existindo arranjo para instrumentos "pesados" em evidência, a não ser nos meomentos de tensão.
17) The Adventures Of Ozzie And Harriet. Outra faixa orquestral e instrumental, com uma boa intenção e arranjo, o qual possui uma variação de cadência no final.
18) Hazel. Esta é outra faixa instrumental, executado de maneira orquestral, mas que possui um trecho com intenção de jazz, possuindo um ótimo arranjo e um bom embalo, o destaque, na minha opinião.
19) Our Miss Brooks. Esta é uma faixa a qual possui a melodia principal no assobio, sendo, também, mais uma faixa orquestral, mas sem a inclusão de instrumentos "pesados", existindo uma variação de cadência e intenção.
20) Karen. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea. Um surf music bem ao estilo anos 60, com destaque para os arranjos de guitarra e arranjo vocal, o qual possui frequentes contracantos.
21) The Real McCoys. Mais uma faixa country, a qual não possui uma qualidade de gravação muito boa, embora possua uma excelente intenção, bem como um ótimo arranjo e desenho melódico da voz.
22) Lassie. Esta é uma faixa bem intimista, a qual, mais uma vez, possui a melodia principal, da parte A, no assobio, sendo mais uma faixa orquestral e instrumental, que possui um excelente trabalho de dinâmica e arranjo.
23) Walt Disney's Wonderful World Of Color. Mais uma faixa com intenção bem alegre e orquestral, existindo uma excelente interpretação e arranjo, em especial a vocal e seu arranjo a 4 vozes.
24) Davy Crockett, King Of The Wild Frontier. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, outro country, porém com intenção mais intimista, existindo um excelente arranjo vocal, o grande destaque, na minha opinião, junto com o desenho melódico.
25) The Life And Legend Of Wyatt Earp. Esta é uma faixa com arranjo coral, sendo, justamente, o arranjo e a interpretação os destaques, na minha opinião. Com excelente expressão na interpretação.
26) Gunsmoke. Uma bela composição, um western com uma excelente melodia e uma intenção bem intimista, possuindo um ótimo arranjo, bem criativo.
27) The Lawman. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, mais um western com destaque para o arranjo vocal, o qual se mantém em uma altura bem baixa, priorizando o barítono.
28) 26 Men. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, aliás, está entre as 3 melhores! Um country, no modo menor, com um ótimo desenho melódico da voz, a qual possui mais de uma linha, possuindo um bom embalo e intenção.
29) Colt .45. Mais um country, bem embalado, com pitadas de bluegrass, o qual não possui uma boa qualidade de gravação, embora tenha um ótimo arranjo, com bons ataques dos instrumentos de sopro.
30) Cheyenne. Mais uma boa composição, com um vocal barítono, o qual possui um bom desenho melódico, o destaque, na minha opinião, com uma intenção western bem explícita, existindo um bom arranjo.
31) Bronco. Mais uma faixa com a intenção bem alegre, desta vez um country, com intenções orquestrais, o qual possui um bom arranjo e um bom desenho melódico da voz.
32) The Legend Of Jesse James. Esta é outra das faixas que considero das 3 melhores. Outra vez um country / western no modo menor, a qual possui uma ótima intenção e desenho melódico da voz, o destaque, na minha opinião.
33) Hopalong Cassidy. Outra faixa orquestrada, a qual possui um bom trabalho de dinâmica, além de um bom arranjo e ótima interpretação, sendo a qualidade de gravação o ponto negativo, nam inha opinião.
34) The Everglades. Esta é outra faixa que considero das melhores, mais uma vez um surf music com a cara dos anos 60, embora não tão explícito quanto à faixa 20, mas, ainda assim, um surf music com um bom arranjo e interpretação,com destaque para o arranjo vocal do final.
35) Adventures In Paradise. Outra faixa orquestrada, instrumental, com intenção bem intimista, sendo  a melodia principal executada pelos violinos, além de um ótimo arranjo, além de um bom trabalho de dinâmica.
36) Victory At Sea. Outra faixa orquestrada, instrumental, com uma intenção bem de conquista / vitória, bem arranjada e interpretada, em especial, devido ao trabalho de dinâmica.
37) Dr. Kildare. Mais uma faixa orquestrada, instrumental, com intenção bem intimista, possuindo notas longas na melodia principal, a qual é interpretada pelo violino. O arranjo merece atenção.
38) Medic. Uma faixa orquestrada, instrumental, bem intimista, com ênfase no arranjo de piano, responsável pela melodia principal, enquanto o arranjo para strings exerce esta função mais para o final.
39) Burke's Law. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, orquestrada, instrumental, com uma excelente melodia principal, o destaque, na minha opinião, além de um excelente arranjo.
40) Highway Patrol. Quase um spoken word, embora possua um acompanhamento orquestrado, em uma marcha, enquanto existem as falas.
41) M-Squad. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea. Um jazz, instrumental, com um excelente arranjo, além de um ótimo trabalho de dinâmica, iniciando bem intimista, com ênfase para o arranjo de piano, enquanto no final, os sopros surgem com outra intenção.
42) The Detectives. Mais uma faixa instrumental, orquestrada, a qual varia sua intenção, entre as partes, entre jazz e marcha, possuindo um bom desenho melódico.
43) The Untouchables. Mais uma faixa que considero das melhores da coletânea. Instrumental, orquestrada, ela possui, em sua maior parte, a ideia de tensão e suspense.
44) The Fugitive. Outra faixa que considero das melhores da coletânea, orquestrada e instrumental, existindo um ótimo arranjo, com uma segunda voz que caminha bastante entre as notas, possuindo uma intenção bem clara entre tensão e repouso.
45) Checkmate. Mais uma faixa que considero das melhores da coletânea, a qual mantém uma ideia de tensão do início ao fim, repleto de notas de passagem e tensão, existindo um bom embalo, arranjo, bem como um bom trabalho de dinâmica.
46) Tightrope!. Esta é mais uma faixa instrumental, a qual soa como uma salsa, além de elementos de outros ritmos caribenhos, com destaque para o arranjo percussivo e rítmico, executada com instrumentação de orquestra.
47) Mr. Lucky. Uma faixa bem intimista, que soa como um jazz, mas com fortes elementos do blues, sendo instrumental e possuindo um ótimo arranjo.
48) Bourbon Street Beat. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, soando como um jazz com influências de blues e jungle, com destaque para a intenção e o trabalho de dinâmica, embora o arranjo dos sopros mereça atenção.
49) Pete Kelly's Blues. Mais uma faixa instrumental, bem intimista, soando como um jazz com influências de blues, possuindo um bom arranjo, com destaque para os sopros e para o piano.
50) Asphalt Jungle. Outra faixa bem intimista, mais um jazz, com um ótimo arranjo, conduzido por uma boa linha de baixo, sendo o destaque o arranjo de saxofone.
51) Mr. Broadway. Considero esta a melhor faixa da coletânea, um jazz bastante embalado, que lembra muito a composição Take Five, embora, aqui, a melodia caminhe sobre 11 tempos, justamente a ideia de compasso, bem como as frases melódicas e arranjo, são os destaque da composição, na minha opinião.
52) Johnny Staccato. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea. Um jazz, instrumental, bastante intimista, com uma ótima intensão, existindo um ótimo arranjo, além de um bom trabalho de dinâmica.
53) Naked City. Mais uma faixa instrumental e orquestrada, com uma intenção bem intimista, existindo um ótimo arranjo, bem como uma boa melodia principal.
54) The Twenty-First Century. Esta faixa destoa de todas as outras da coletânea, pois é uma música eletrônica. Porém, é o eletrônico dos anos 50 / 60, ou seja, tudo soa como um midi, possuindo bastante influência da música contemporânea.
55) The French Chef. Uma faixa folk orquestrada, instrumental, com um bom embalo, conduzido pelo baixo, além de um bom arranjo, sendo o destaque a melodia principal.
56) Candid Camera. Mais uma faixa orquestrada, com influências de jazz, a qual possui um ótimo arranjo, em especial devido ao arranjo vocal, com mais vozes.
57) You Bet Your Life. Um jazz bem embalado, executado por uma big band, o qual possui um ótimo arranjo, além de ser uma faixa instrumental, com destaque para o arranjo e variações de cadência.
58) Amos 'n' Andy. Mais uma faixa coral, a qual possui um excelente arranjo e interpretação, com uma intenção bem intimista, sendo o destaque o arranjo entre as vozes.
59) The Abbott And Costello Show. Mais uma faixa orquestrada, instrumental, com a cara das aberturas de programas de auditório, possuindo um bom embalo, bem como um bom arranjo.
60) Laurel And Hardy Laughtoons. Mais uma faixa instrumental, orquestrada, com uma ideia de marcha, existindo um ótimo desenho melódico, bem como um ótimo arranjo.
61) The Lawrence Welk Show. Mais uma faixa instrumental, orquestrada, com intenções de jazz, sendo o destaque o arranjo. Possui, também, um bom tralho de dinâmica.
62) Ted Mack's Original Amateur Hour. Mais uma faixa orquestrada e instrumental, a qual possui um ótimo desenho melódico, o destaque, na minha opinião. O trabalho de dinâmica merece atenção.
63) Miss America Pageant. Mais uma faixa orquestrada, com intenções de jazz, embora não soe como um, existindo um bom arranjo e interpretação, com destaque para o arranjo vocal, a mais vozes.
64) The Red Skelton Show. Mais uma faixa orquestrada e instrumental, bem embalada, a qual possui uma ótima melodia, com notas de pouca duração, com destaque para o trabalho de dinâmica e acentos dos instrumentos de sopro.
65) The Bob Hope Show. A coletânea finaliza com outra faixa que considero das melhores. Bem embalada, esta é um jazz, instrumental, cujo destaque está no arranjo, em especial nos acentos, embora o trabalho de dinâmica mereça atenção.
Ouça a coletânea e curta os clássicos preto e branco!

Nenhum comentário :

Postar um comentário