quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Sub Existência - Split [P.P.A] (2001)

GÊNERO: Oi!
ORIGEM: Brasil (São Paulo / São Paulo)
FORMAÇÃO:
Walter Detrito (Vocal, guitarra)
Junior DüMätthü (Baixo)
Perinha (Bateria)
.
Este é o primeiro split lançado pelo grupo, através do selo Jegue, e foi gravado no estúdio Infinite Dreams. É um ótimo split, o qual, embora eu tenha classificado como oi!, possui fortes influências de punk rock, podendo, muito bem, ser considerado um split de punk rock. As composições são embaladas, não muito velozes, mas com bons desenhos melódicos da voz e boas progressões harmônicas, embora sempre tudo muito simples, as composições possuem boas intenções, além de bastante energia, mas com nada excedente, e bons arranjos, também simples, mas que ajudam a dar qualidade às ideias e intenções das composições. O split soa, para mim, como uma mistura de Vírus 27 com Restos De Nada, lembra bastante as bandas brasileiras dos anos 80, embora perceba-se elementos mais atuais nos arranjos e timbres. Este é um split com a banda, também brasileira, P.P.A., porém, aqui, comento apenas as faixas do Sub Existência. As faixas do P.P.A., já havia comentado em 2021, confira aqui. Vale a pena conferir, um ótimo split de uma banda com 15 anos de existência quando do lançamento deste trabalho, mas que possui pouco material lançado no século XX!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Vidas Sucumbidas. O split inicia com uma das faixas que considero das melhores. Bem embalada, com uma excelente, mas simples, progressão harmônica, no modo menor: I-III-VI-I. A composição possui um bom desenho melódico da voz e lembra, bastante, na parte A, com a composição Pronto Pro Suicídio, do grupo Camisa De Vênus.
2) Direito À Razão. Outra boa composição, bem embalada, com eventuais trechos com a caixa da bateria dobrada, além de bons riffs. Lembra bastante com Restos De Nada, em especial devido ao arranjo vocal, existindo uma variação tonal entre as partes.
3) Leis Da Liberdade. Mais uma boa composição, com uma boa progressão harmônica, além de um bom embalo e um bom desenho melódico da voz. O arranjo conta com eventuais contracantos, possuindo uma boa frase da bateria na ponte.
4) Terceiro Mundo. Uma boa composição, apesar de ser uma das faixas que menos me agradam no split. Com uma intenção bem alegre, ela possui um bom embalo, trocas rápidas de acordes, na harmonia do "T", além de eventuais contracantos e um refrão bem sing-a-long.
5) Dekadênciamania. Uma ótima composição, bem embalada, com uma ótima progressão harmônica, apesar de simples, possuindo, no refrão, bons acentos. A parte C apresenta uma variação de cadência, além de uma frase de bateria, a qual "retira" o embalo por aquele momento.
6) Retratos Da Fome. Outra boa composição, bem embalada e com boas frases do baixo, o destaque, na minha opinião, mas a qual não possui nada de especial. O refrão possui frequentes frases da bateria.
7) Fogo Cruzado. Considero esta uma das melhores faixas do split, bem embalada e com uma ótima progressão harmônica, ela possui um bom arranjo, com frequentes acentos marcados pelos instrumentos, além de um refrão bem sing-a-long, sendo, justamente, este o destaque, na minha opinião.
8) Mundo De Ilusão. Mais uma boa composição, com boas frases do baixo, além de um bom embalo e um bom desenho melódico da voz, além de um bom arranjo, embora simples, uma boa progressão harmônica e um refrão bem sing-a-long.
9) Sub Vida. Uma excelente composição, bastante embalada, talvez a faixa mais veloz do split, com uma cadência harmônica bem interessante na parte A, com destaque para as frases do baixo nesta parte. O refrão é bem sing-a-long. O arranjo merece atenção.
10) Explorado E Explorador. O split finaliza com a faixa que considero a melhor, um bom embalo e uma excelente progressão harmônica, assim como um ótimo desenho melódico da voz, em especial na parte A, além de um refrão bem sing-a-long, sendo esta, a primeira música composta pelo grupo. O destaque negativo está no solo, o qual possui o uso de uma escala fora do tom.
Ouça o split comendo um pão picado amassado!

Nenhum comentário :

Postar um comentário