quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Taking Back Sunday - Where You Want To Be (2004)

GÊNERO: Emo Core
ORIGEM: EUA (Long Island / Nova York)
FORMAÇÃO:
Adam Lazzara (Vocal)
Eward Reyes (Guitarra)
Frederick Mascherino (Guitarra)
Matthew Rubano (Baixo)
Mark O'Connell (Bateria)
.
Este é o segundo álbum de estúdio lançado pelo grupo, através do selo Victory, e foi gravado nos estúdios Mission Sound e Water Music. É um bom álbum, importante para a ascensão do gênero, e, também, um avanço considerável, no que diz respeito à produção, em relação ao álbum anterior. O álbum possui a cara do emo core dos anos 2000, porém, é possível perceber influências do pop punk. As composições são bem trabalhadas, com excelentes arranjos individuais, em especial das guitarras e bateria, embaladas em eventuais momentos, existindo frequentes variações de intenção e cadência. O arranjo vocal possui uma extensão bastante elevada, existindo eventuais trechos "gritados", mas, sempre, com a intenção do lamento, do "choro", característico do gênero. Longe de ser dos meus álbuns favoritos para escutar, o grande destaque, na minha opinião, está nos arranjos, muito bem pensados e executados. Esta é o primeiro álbum com a presença de Fred e Matt, os quais vieram a substituir Nolan e Cooper, que deixaram o grupo após a turnê do álbum anterior. O álbum foi extremamente bem recebido, sendo o álbum mais vendido do selo Victory, na história! O álbum ficou na posição 71 no Reino Unido, 3 na Billboard 200, e 1 na lista de álbuns independentes da, também, Billboard. Se não bastasse, o álbum atingiu a posição 159 na lista dos melhores do ano da Billboard 200, além de receber disco de ouro, nos EUA, atingindo a marca de mais de 700.000 álbuns vendidos. O álbum conta com a participação do quarteto de cordas Girl Next Door, interpretando o arranjo de strings, feito por Roy Zu-Arets, o qual participou como regente do quarteto, bem como tocando piano. A arte da capa ficou por conta de Brad Filip. O álbum possui três faixas com videoclipe de divulgação. Um bom álbum, importante para os adoradores do gênero, marcando uma nova fase na carreira do grupo, o qual, também, fez questão de "evoluir musicalmente", conforme palavras dos próprios integrantes. Com composições bem trabalhadas e interpretadas, este é um álbum que vale a pena conferir, também, por aqueles que procuram ideias criativas para arranjos, sejam individuais, por instrumento, como em conjunto.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Set Phasers To Stun. O álbum inicia com uma das faixas que considero das melhores, e é, também, uma das faixas que possuem videoclipe de divulgação. É quase um vídeo de dança, já que possui uma coreografia. Os integrantes do grupo não aparecem no clipe. A composição possui certo embalo, com a execução harmônica da parte A,em staccato, enquanto o refrão já é mais "solto", possuindo influências do pop punk. Os riffs de guitarra merecem atenção.
2) Bonus Mosh Pt. II. Uma boa composição, menos embalada, com um arranjo rítmico executado com acentos deslocados, enquanto o refrão é recheado por um bumbo pedal. É uma composição em compasso ternário, o que a deixa interessante, existindo um bom trabalho de dinâmica entre as partes. Destaque para o arranjo, em especial das guitarras.
3) A Decade Under The Influence. Esta é outra faixa que possui videoclipe de divulgação. Um vídeo com uma produção bem simples, mostrando o grupo tocando em um pavilhão abandonado. Um emo com influências do indie, existindo um bom trabalho de dinâmica entre as partes, além de ser uma faixa mais embalada, possuindo frequentes contracantos no refrão, além de um bom arranjo.
4) This Photograph Is Proof (I Know You Know). Esta é outra faixa que possui videoclipe de divulgação, o mais bem produzido dos clipes do álbum, com diferentes cenas dos integrantes do grupo em diferentes situações, sendo o destaque a produção e edição. É uma composição bem emo, lenta, não embalada, a qual possui um bom trabalho de dinâmica entre as partes, sendo o grande destaque, sem sombra de dúvidas, o arranjo de bateria na parte A.
5) The Union. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, com um bom embalo, apesar dos acentos deslocados do tempo forte, existindo um arranjo de guitarra bem minimalista, na parte A, além de eventuais variações de cadência e um refrão bem sing-a-long.
6) New American Classic. Esta é a balada do álbum, uma composição acústica, a qual apresenta outros instrumentos no final, bem como a participação do quarteto de cordas. Um arranjo que preenche bem os espaços deixados pelo violão e pela voz. O arranjo de violão, na parte A, também merece atenção.
7) I Am Fred Astaire. Considero esta a melhor faixa do álbum, bastante embalada, ela lembra bastante alguma banda de surf music australiana dos anos 80, em especial pela parte A e seu arranjo de bateria constante. A parte B já mantém as características do emo, sendo o destaque a parte A, enquanto que os riffs de guitarra merecem atenção.
8) One Eighty By Summer. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, possuindo um bom embalo na parte A, com um bom arranjo de guitarra, ela possui uma variação de cadência entre as partes, a qual termina menos embalada e mais lenta. O trabalho de dinâmica também merece atenção.
9) Number Five With A Bullet. Mais uma faixa que possui características do pop punk, mas, também, pitadas de indie, sendo embalada e uma intenção bem "alegre". O arranjo também merece atenção, bem como o trabalho de dinâmica entre as partes.
10) Little Devotional. Uma composição marcada pelo arranjo de bateria, com bumbo bastante presente, uma intenção bem típica do emo, pouco embalo, mas com bons riffs de guitarra, bem como um bom arranjo vocal, existindo frequentes segundas voz. O trabalho de dinâmica também merece atenção.
11) ...Slowdance On The Inside. O álbum finaliza com a faixa que menos me agrada, embora o arranjo de bateria na parte A me agrade bastante. A intenção é bem intimista, com pouco embalo, um bom arranjo de guitarra, existindo um bom trabalho de dinâmica entre as partes, mas com um andamento muito lento, na minha opinião.
Ouça o álbum e descubra onde você quer estar!

Nenhum comentário :

Postar um comentário