quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Suicidal Tendencies - 1982 Demos (2002)

GÊNERO: Hardcore Old School
ORIGEM: EUA (Venice - Los Angeles / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Mike Muir - Michael Muir (Vocal)
Mike Ball (Guitarra)
Mike Dunnigan (Guitarra, baixo)
Rick Battson (Guitarra)
Andrew Evans (Baixo)
Louiche Mayorga (Baixo)
Carlos Egert (Bateria)
Sean Dunnigan (Bateria)
Amery Smith (Bateria)
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Este é um álbum não oficial, lançado de maneira independente, o qual é, na verdade, uma compilação das demos gravadas pelo grupo em seus dois primeiros anos de carreira, que, embora seja intitulado com "1982", conta com gravações de 1981, também, contemplando todas as formações do grupo nestes dois primeiros anos. O primeiro integrante a sair foi Carlos, o qual participou, apenas, da primeira gravação, saindo do grupo logo em seguida, para ser substituído pelo irmão de Mike, Sean Dunnigan. Com o segundo integrante a sair do grupo, Mike Ball, o então baixista Mike Dunnigan assume as guitarras, deixando os graves a cargo de Andrew, o qual viria a deixar o grupo pouco tempo depois. As próximas duas baixas foram os irmãos Dunnigan, que deram lugar à Rick e Amery, respectivamente. O guitarrista viria a deixar o grupo logo após a gravação da demo, a última antes do lançamento do primeiro álbum. Muitas faixas estão presentes no primeiro álbum lançado pelo grupo, com versões bem semelhantes às da demo, exceto pelos timbres e expressões devido à mudança dos integrantes, porém, muitas faixas são inéditas, nunca tendo sido lançadas anteriormente, sendo 1/3 das faixas do álbum, instrumentais. A coletânea é no estilo do primeiro álbum do grupo, com composições embaladas e, em sua maioria, velozes, possuindo trocas rápidas de acorde, muita expressão, além de faixas com pouca duração. O curioso está no fato de que a revista Flipside classificou o grupo como uma das piores bandas novas, em 1982, após a gravação de uma das demos presente aqui nesta compilação, julgamento que foi invertido logo após o lançamento do primeiro álbum, um ano mais tarde. Um bom álbum, em especial aos fãs do grupo, o qual é um clássico do hardcore, que dispensa comentários, pois conta com material raro e inédito, revisitando os dois primeiros anos do grupo, porém as gravações não possuem, em alguns casos, boa qualidade, o que prejudica a qualidade do álbum, não sendo este a melhor referência para aqueles que não conhecem o som do grupo! Vale a pena conferir!
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FAIXA A FAIXA:
1) Suicide's An Alternative. A coletânea inicia com uma excelente faixa, bastante veloz e embalada, possuindo trocas rápidas de acorde, muita expressão e energia, além de bons riffs de guitarra, tudo em menos de 1 minuto!
2) I Shot Reagan. Outra ótima composição, mantendo as mesmas características da faixa anterior, com exceção do refrão, o qual possui repouso maior nos acordes, bem como uma intenção bem sing-a-long. Aqui, os riffs aparecem menos, também.
3) Suicidal Failure. Outra excelente faixa, a qual eu considero uma das melhores da coletânea, em especial devido aos timbres e expressões, bem como os riffs de guitarra. Não muito veloz, mas, ainda assim, embalada, ela possui boas frases de bateria, bem como um refrão sing-a-long.
4) Memories Of Tomorrow. Mais uma faixa que mantém as características das duas primeiras faixas da coletânea: velocidade, embalo, trocas rápidas de acorde, energia e expressão, bem como um bom riff e um refrão sing-a-long.
5) I Saw Your Mommy. Um dos grandes clássicos do grupo, a qual é, também, uma das primeiras composições. Com uma intenção bem alegre, apesar da letra descontextualizar esta ideia, não muito veloz, mas com um bom embalo, incluindo um certo groove, a faixa possui um trecho mais embalado e veloz, existindo eventuais frases de guitarra.
6) Fascist Pig. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, bastante veloz e embalada, com um refrão bem sing-a-long, trocas rápidas de acorde, energia e expressão, com uma boa cadência harmônica no refrão, além de bons riffs de guitarra.
7) Possessed. Outra ótima faixa, a qual inicia com uma frase do baixo, veloz e embalada, com trocas rápidas de acorde e um refrão que mantém os acordes soando por mais tempo, além de um refrão sing-a-long, sendo o destaque, na minha opinião, as frases do baixo, embora os eventuais riffs de guitarra também mereçam atenção.
8) I Saw Your Mommy. A mesma composição da faixa 5, porém, esta versão me agrada mais, sendo, inclusive, uma das faixas que considero das melhores da coletânea, em especial devido aos timbres e expressões.
9) You Are Forgiven. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, sendo uma das faixas que não foram gravadas posteriormente. Bastante embalada e veloz, possuindo muita energia e expressão, além de bons riffs de guitarra e um refrão sing-a-long.
10) War Inside Myself. Esta é a primeira faixa instrumental da coletânea, bastante embalada, embora não muito veloz, com boas intenções, porém a ausência de uma melodia dá a sensação de a composição estar "incompleta".
11) Stupid Genocide. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, sendo a predecessora de Suicide's An Alternative, possuindo a mesma progressão harmônica e arranjo, porém, com letra diferente. As características são as mesmas da faixa 1.
12) Kill. Esta é outra faixa que considero das melhores, bastante embalada, embora não das mais velozes, soando mais como um punk rock do que como hardcore, esta é outra faixa que não foi gravada posteriormente, possuindo bons riffs de guitarra, além de um refrão bem sing-a-long.
13) Pseudo Mom. A partir desta faixa, todas as demais são instrumentais. Esta é uma boa composição, com uma boa progressão harmônica, com trocas rápidas de acorde, bastante expressão e energia, porém, mais uma vez, a ausência de melodia acaba prejudicando a qualidade da composição.
14) Two Sides Politics. Mais uma faixa embalada, embora não muito veloz, com trocas rápidas de acorde, frequentes frases de bateria, mas que também acaba não chamando muito a atenção devido à ausência de melodia.
15) You Are Forgiven. Esta é a mesma composição da faixa 9, porém instrumental, mantendo as mesmas características descritas na faixa 9.
16) Burn The Constitution. Outra boa composição que pede a presença de uma melodia! Embalada e com certa velocidade, com trocas rápidas de acorde, o que chama a atenção é a introdução, executada com um belo arranjo para guitarra.
17) Kill. A coletânea finaliza com a mesma composição da faixa 12, porém instrumental, mantendo as mesmas características descritas na faixa 12, exceto pelo refrão sing-a-long!
Ouça a coletânea em 1982 demos!

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